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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.
Em projetos de terraplenagem para estradas, é importante o cálculo do volume de terra a ser movimentado. Considerando-se a cota do greide, o volume de terra entre as seções transversais pode ser estimado, entre outros métodos, pela média das áreas de duas seções transversais consecutivas multiplicadas pela distância entre essas seções.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 108 a 112, relativos à geodésia.
O geoide é limitado por uma superfície equipotencial do campo gravitacional da Terra que coincide com o nível médio, não perturbado dos mares, sendo estável e de simples modelagem matemática.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 108 a 112, relativos à geodésia.
Um datum altimétrico, como o marégrafo de Imbituba SC, serve como referência para a determinação das alturas geométricas em dada região.
Entende-se por projeto geométrico de uma estrada ao processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto. Com relação ao projeto de estradas, marque o INCORRETO.
A diretriz geral é a reta que liga os pontos extremos da estrada, representando a solução de menor distância para realizar a ligação entre os pontos extremos.
A poligonal levantada topograficamente na fase de exploração recebe a denominação de eixo de exploração ou poligonal de exploração.
A diretriz parcial é cada uma das retas que liga dois pontos obrigatórios intermediários. Do estudo de todas as diretrizes parciais resulta a escolha das diretrizes que fornecerão o traçado final da estrada.
A planta baixa é a representação da projeção da estrada sobre uma superfície cilíndrica vertical que contém o eixo da estrada em planta.
Uma rampa (aclive ou declive) é a inclinação longitudinal de um trecho reto do greide, no projeto em perfil.
Quais são os elementos que compõem a drenagem superficial de uma rodovia?
Sarjetas, valetas de proteção, bueiros de greide, entradas e descidas d'água e declividade transversal da pista.
Descidas d'água, valetas de proteção, colchão drenante, bueiros de greide e bueiros de grota.
Bueiros de greide e de grota, entradas d'água, sarjetas e declividade transversal da pista.
Sarjetas, descidas d'água, bueiros de grota, valeta de proteção e colchão drenante.
O volume desse sólido de material laterítico, avaliado pela conforme as normas da engenharia rodoviária, é, aproximadamente, de
2.400m³
2.180m³
2.050m³
2.450m³
2.300m³
Se a distância média de transporte(DMT), entre a jazida de material e o segmento rodoviário onde vai ser aplicado o material escavado, é de 12km, o momento de transporte para levar todo o volume avaliado até à pista é, aproximadamente, de
28.800t.km
47.080t.km.
44.300t.km
49.600t.km
26.160t.km.
Se todo o volume escavado e transportado para a pista for utilizado para revestir uma estrada vicinal, executada conforme as normas da engenharia rodoviária, de largura igual a 6,20m e espessura acabada do revestimento de 20,00cm, o volume escavado é suficiente para revestir, em números próximos, quantos quilômetros da estrada?
1,76km
1,98km
1,85km
1,53km
1,96km
Os chamados tratamentos superficiais para pavimentação consistem em aplicação de ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, com posterior compactação que promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes. Nesse sentido, aponte a alternativa INCORRETA em relação às principais funções do tratamento superficial.
Proporcionar uma camada de rolamento de pequena espessura, porém, de alta resistência ao desgaste.
Aumentar substancialmente a resistência estrutural do pavimento e corrigir irregularidades (longitudinais ou transversais) da pista caso seja aplicado em superfície com esses defeitos.
Impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento.
Proporcionar um revestimento antiderrapante.
Proporcionar um revestimento de alta flexibilidade que possa acompanhar deformações relativamente grandes da infraestrutura.
Analise as assertivas a seguir sobre a utilização de curvas horizontais com transição no projeto geométrico de rodovias.
I. Sua utilização permite uma variação contínua da superelevação.
II. O trecho em transição possui um raio que varia de infinito até o valor do raio da curva circular.
III. Geram um traçado que possibilita que a trajetória do veículo aproxime-se do traçado da pista.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
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