Questões sobre Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego

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Assinale a opção que corresponde ao modo de transporte utilizado para grandes volumes e que apresenta valor unitário baixo e pouca flexibilidade de entrega.

  • A. dutoviário
  • B. aeroviário
  • C. rodoviário
  • D. ferroviário
  • E. hidroviário

Sabendo que a seleção do tipo de serviço de transporte é realizada com base na análise de diversos fatores, assinale a opção correta.

  • A. As diferenças entre os transportadores no que diz respeito à capacidade de movimentar cargas com maior ou menor índice de perdas e danos estão relacionadas principalmente ao porte da empresa transportadora.
  • B. Os modais hidroviário e dutoviário são os mais caros, considerando-se o preço médio da tonelada por km.
  • C. O desempenho do transporte está relacionado ao tempo médio e à variabilidade do tempo de entrega.
  • D. O avião é o meio de transporte mais confiável, levando-se em consideração a variabilidade em relação ao tempo médio em trânsito do serviço de transporte.
  • E. O tempo de trânsito sofre menor influência da operação de coleta e entrega das cargas à medida que as distâncias de transporte diminuem.

A placa de trânsito apresentada corresponde a um tipo de

  • A. sinalização temporária.
  • B. sinalização vertical de regulamentação.
  • C. sinalização vertical de advertência.
  • D. sinalização vertical de indicação.
  • E. dispositivo auxiliar de sinalização.

A sinalização horizontal de vias na cor amarela é usada para

  • A. regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral.
  • B. demarcar ciclovias ou ciclofaixas.
  • C. simbolizar as áreas especiais de estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • D. separar movimentos veiculares de mesmo sentido.
  • E. regulamentar faixas de travessias de pedestres.

Sobre engenharia de tráfego, é incorreto afirmar.

  • A. Volume de tráfego é a medida relacionada à demanda por deslocamento, é o número de veículos que passam por uma via na unidade de tempo.
  • B. A Sinalização Vertical de Regulamentação tem por finalidade informar aos usuários sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração. Sua forma é circular e suas cores são: fundo branco, orla e tarja vermelhas e os símbolos e letras na cor preta.
  • C. A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar um comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego. As inscrições no pavimento são exemplo dessa sinalização.
  • D. Vias expressas (ou de trânsito rápido) são caracterizadas por acessos especiais com trânsito livre, sem intersecções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
  • E. Em semáforos de LED, pode ocorrer o “efeito fantasma”, quando a incidência do sol no refletor dá a ilusão de que o foco está aceso.

A intermodalidade e a multimodalidade, operações de transporte realizadas a partir de mais de um modal de transporte, diferenciam-se quanto

  • A. ao tipo de operações de transbordo.
  • B. ao tipo de terminal multimodal.
  • C. à divisão da responsabilidade entre os transportadores.
  • D. à extensão do transporte por modal.
  • E. ao número de modais utilizados.

Para a escolha de um modal de transporte ou da oferta de serviço de transporte, consideram-se algumas variáveis fundamentais, entre as quais se incluem

  • A. o custo do veículo e a rastreabilidade.
  • B. a tarifa dos fretes e a confiabilidade.
  • C. a tarifa dos fretes e o tipo do pavimento.
  • D. a confiabilidade e o tipo do pavimento.
  • E. o tempo em trânsito e o custo do veículo.

No que se refere à organização e à administração pública do setor rodoviário, assinale a opção correta.

  • A. A formulação da política rodoviária, na esfera estadual, é da competência dos departamentos de estrada de rodagem.
  • B. A administração da infraestrutura do sistema federal de viação é da competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
  • C. Os traçados das rodovias radiais desenvolvem-se segundo a direção geral leste-oeste.
  • D. A regulação e a supervisão das atividades de prestação de serviços de transporte e de exploração da infraestrutura rodoviária e da ferroviária competem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
  • E. A formulação da política do setor rodoviário, em nível federal, é da competência do Ministério dos Transportes.

Acerca dos elementos componentes do sistema ferroviário, assinale a opção correta.

  • A. Bitola é a distância medida entre os eixos dos boletos das duas filas do trilho.
  • B. Em um sistema de fixação rígida é mantida constante a pressão de contato ao trilho, o que garante a sua fixação e o retensionamento da via, absorve as vibrações e os impactos inerentes à ação do tráfego ferroviário, além de impedir o deslocamento longitudinal dos trilhos.
  • C. A superelevação máxima é aquela na qual a resultante do peso e da força centrípeta é perpendicular ao plano dos trilhos. Para evitar o risco de desequilíbrio de vagões em caso de parada de uma composição, esse valor deve ser maior para bitola métrica e menor para bitola larga.
  • D. Estruturalmente, o trilho é dimensionado como uma viga bi-apoiada, levando-se em conta o seu momento de inércia, definido pelas dimensões padronizadas, pelo material de que é constituído e pelas cargas que suportará, transmitindo os esforços aos demais elementos da via.
  • E. Os dormentes de concreto armado, monobloco, não protendido, comumente apresentam fissuras próximas à sua seção central devido à ação dos momentos fletores causados pelas cargas concentradas provenientes dos trilhos.

Cada uma das componentes de um sistema de transporte é constituída por um conjunto de elementos que se inter-relacionam para o atingimento de um mesmo objetivo, a satisfação do usuário. Assinale a opção correspondente às componentes de um sistema de transportes.

  • A. elementos físicos, recursos humanos, normas operacionais
  • B. programação de horários, alocação da tripulação, padrões de conexão, relação custo/nível de serviço
  • C. infraestrutura, veículos, equipamentos, sistemas de controle
  • D. controle de tráfego, dispositivos de sinalização, semáforos
  • E. vias, terminais, veículos
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