Questões sobre Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego

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Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.

A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.

  • A. A utilização de faixas exclusivas de ônibus incentivará expressiva migração de usuários para o transporte coletivo, o que eliminará os congestionamentos nos horários de pico, garantirá expressiva melhora no nível de serviço e redução no tempo de viagem.
  • B. A utilização de semáforos temporizados, por reduzir a zona de dilema dos motoristas, é suficiente para melhorar a fluidez na via.
  • C. A repintura da via para permitir quatro faixas de três metros não é uma solução cara e poderia melhorar o nível de serviço, orientando o tráfego, eliminando incertezas, principalmente nas conversões, garantindo que o tráfego flua mais suavemente.
  • D. A solução mais viável é aumentar a quantidade de faixas, uma vez que implica intervenções relativamente rápidas, de baixo custo e de repercussão imediata na melhoria do nível de serviço.
  • E. Restringir a circulação de caminhões não é adequado porque, na prática, não repercutirá em melhoria no nível de serviço, tampouco em economia do tempo de viagem, tirando do transporte rodoviário de carga uma de suas principais características que é a versatilidade.

Acerca de terminais de transporte, assinale a opção correta.

  • A. Terminais aeroportuários do tipo satélite são aqueles onde as áreas de processamento e de acomodação são comuns, com saídas diretamente para o pátio.
  • B. Nos terminais aeroportuários do tipo remoto, há a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros.
  • C. Em um terminal ferroviário, o número de linhas necessárias em cada um dos feixes de recepção e de expedição de vagões é diretamente proporcional às horas de disponibilidade diária das linhas em exame e inversamente proporcional às horas de ocupação da linha por trens que tenham origem, destino ou passagem com permanência prevista para o dia de maior demanda.
  • D. Nos terminais portuários, as defensas elásticas atuam transformando a energia potencial das embarcações em energia cinética de deformação elástica, por meio do emprego de elementos metálicos, que, além do bom comportamento mecânico, resistem à ação da água do mar.
  • E. Nos terminais aeroportuários do tipo linear, as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.

Assinale a opção correta acerca da sinalização de trânsito.

  • A. Na sinalização de trânsito, as indicações do semáforo têm prevalência sobre outras normas de circulação e outros sinais.
  • B. Os sinais posicionados lateralmente à via devem possuir uma pequena deflexão horizontal em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam, de forma a evitar reflexos provocados pela incidência de faróis de veículos ou de raios solares sobre a placa.
  • C. Os sinais de regulamentação têm a forma quadrada, são posicionados diagonalmente na vertical e possuem fundo na cor amarela.
  • D. Os sinais de indicação são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e têm o fundo na cor branca.
  • E. Os sinais de atrativo turístico são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e possuem o fundo nas seguintes cores: verde, para localidades, e azul, para mensagens de nome de rodovias.

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os custos do transporte público por ônibus, no Brasil, são cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, e o valor da tarifa, calculado em base quilométrica, deriva do rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os veículos de transporte coletivo com tração elétrica, considerados mais eficientes dos pontos de vista ambiental e energético, têm seu uso inviabilizado devido aos elevados custos de implantação e expansão das redes, à elevação e ao caráter horo-sazonal das tarifas de energia elétrica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Embora o sistema BRT (bus rapid transit) e o sistema metroferroviário apresentem a mesma capacidade de transporte, expressa em passageiros/hora/sentido, os custos de implantação do BRT são menores, o que faz com que a análise de viabilidade técnico-econômica para escolha de modos de transporte privilegie o BRT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os impactos em transportes podem ser classificados segundo as dimensões sociais, econômicas e ambientais. Todas as alternativas a seguir são consideradas impactos econômicos em transporte, EXCETO

  • A. Atividades residenciais, que envolvem mudanças na localização, na quantidade e na qualidade das habitações de uma região ou comunidade em função, principalmente de alterações causadas nas faixas de domínio e níveis de controle e de segregação.
  • B. Coesão comunitária, que envolve as interações de uma pessoa ou um grupo de indivíduos com a vizinhança e o modo como essas relações são percebidas.
  • C. Planejamento regional, que se refere à interferência em processos mais globais de planejamento, tendo em vista conflitos com outros planos em andamento ou em estudos.
  • D. Recursos e energia relacionados aos consumos energéticos e de material empregados no setor, nas etapas de projeto, construção e operação do sistema em si.

Considerando 1.000 veículos em um período de 15 minutos, a taxa de fluxo equivalente horário será de 4.000 UCPs. A composição do tráfego pode ter diferentes veículos. Utilizando o conceito de Unidade Carro de Passeio (UCP), o volume pode ser expresso em veículos por hora (vph), tráfego misto, ou em unidades equivalentes (UCP) ao carro passeio, conforme tabela apresentada.

Assinale a alternativa que apresenta a equivalência, caso todos os veículos sejam ônibus ou bicicleta.

  • A. 1.000 ônibus e 1.000 bicicletas.
  • B. 1.778 ônibus e 1.778 bicicletas.
  • C. 1.778 ônibus e 20.000 bicicletas.
  • D. 20.000 ônibus e 1.778 bicicletas.
  • E. 20.000 ônibus e 20.000 bicicletas.

Os sistemas de tráfego são baseados em três pilares que completam adequadamente a imagem a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que substituem correta e respectivamente as interrogações.

  • A. Fiscalização e punição.
  • B. Educação e pesquisas.
  • C. Educação e fiscalização.
  • D. Punição e policiamento.
  • E. Educação e aprendizado.

Na definição da hierarquia de uma via predomina o reconhecimento do seu papel funcional (tipo de uso principal da via pelo tráfego). As características físicas da via devem ser adaptadas ao cumprimento de sua função (limitado pelas condições locais ao longo da via). A adequação das características físicas identifica categorias de via em cada nível funcional (expressas/semiexpressas, arteriais I e II etc.). Quais são os fatores que permitem estabelecer a hierarquia viária?

  • A. Controles de via, de parada e de tráfego.
  • B. Controles de via, de sinalização e de passagem.
  • C. Controles de destino, de parada e de passagem.
  • D. Controles de conduta, de parada e de passagem.
  • E. Frequência de interseções, controles de velocidade e de veículos pesados.
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