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Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.
A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca de terminais de transporte, assinale a opção correta.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Assinale a opção correta acerca da sinalização de trânsito.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os custos do transporte público por ônibus, no Brasil, são cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, e o valor da tarifa, calculado em base quilométrica, deriva do rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os veículos de transporte coletivo com tração elétrica, considerados mais eficientes dos pontos de vista ambiental e energético, têm seu uso inviabilizado devido aos elevados custos de implantação e expansão das redes, à elevação e ao caráter horo-sazonal das tarifas de energia elétrica.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Embora o sistema BRT (bus rapid transit) e o sistema metroferroviário apresentem a mesma capacidade de transporte, expressa em passageiros/hora/sentido, os custos de implantação do BRT são menores, o que faz com que a análise de viabilidade técnico-econômica para escolha de modos de transporte privilegie o BRT.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Os impactos em transportes podem ser classificados segundo as dimensões sociais, econômicas e ambientais. Todas as alternativas a seguir são consideradas impactos econômicos em transporte, EXCETO
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Considerando 1.000 veículos em um período de 15 minutos, a taxa de fluxo equivalente horário será de 4.000 UCPs. A composição do tráfego pode ter diferentes veículos. Utilizando o conceito de Unidade Carro de Passeio (UCP), o volume pode ser expresso em veículos por hora (vph), tráfego misto, ou em unidades equivalentes (UCP) ao carro passeio, conforme tabela apresentada.
Assinale a alternativa que apresenta a equivalência, caso todos os veículos sejam ônibus ou bicicleta.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Os sistemas de tráfego são baseados em três pilares que completam adequadamente a imagem a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que substituem correta e respectivamente as interrogações.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Na definição da hierarquia de uma via predomina o reconhecimento do seu papel funcional (tipo de uso principal da via pelo tráfego). As características físicas da via devem ser adaptadas ao cumprimento de sua função (limitado pelas condições locais ao longo da via). A adequação das características físicas identifica categorias de via em cada nível funcional (expressas/semiexpressas, arteriais I e II etc.). Quais são os fatores que permitem estabelecer a hierarquia viária?
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