Questões sobre Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego

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O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Em áreas dotadas de infraestrutura urbana e consideradas ociosas, o poder público pode utilizar o direito de preempção para a execução de programas e projetos habitacionais de interesse social.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir. A propositura de uma política tributária específica e de incentivos para a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana em determinada cidade é de competência estadual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima ilustra a representação, em forma de parábola, entre fluxo ― K ― e concentração ― q ― de uma via, em que kJ é a concentração máxima, correspondente à situação de completo congestionamento; qmáx é o máximo fluxo que pode ser atendido por uma via ou trecho de via; e ko é a concentração ótima, correspondente ao ponto em que se alcança qmáx. A partir dessas informações, julgue o próximo item.

A marcação em cinza dos pontos da parte da parábola indica que a via, naquele momento, não está congestionada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenho de uma via é fundamental para a boa circulação. Observe a figura com várias setas, indicando elementos que devem ser desenhados em um projeto de cruzamento.

Assinale os elementos faltantes da tabela.

  • A. 1. Faixa de retenção; 2. Legenda; 3. Área de interesse.
  • B. 1. Legenda; 2. Faixa de passageiros; 3. Área de conflito.
  • C. 1. Faixa de passageiros; 2. Área de interesse; 3. Legenda.
  • D. 1. Legenda; 2. Faixa de retenção; 3. Marcação da área de conflito.
  • E. 1.Faixa de passageiros; 2. Área de conflito; 3. Marcação de área de conflito.

Segundo Assto (1990), a proporção de serviços oferecidos por categorias de vias pode ser representada pelo gráfico a seguir.

Assinale a alternativa que substitui, correta e sequencialmente, as interrogações da imagem.

  • A. Acessibilidade e velocidade.
  • B. Mobilidade e acessibilidade.
  • C. Velocidade e movimentação.
  • D. Mobilidade e movimentação.
  • E. Movimentação e acessibilidade.

O HCM (Highway Capacity Manual) classifica as vias para efeito de análise da capacidade e volumes de serviço (níveis de serviço), considerando vias de múltiplas faixas e vias de duas faixas, uma em cada sentido quanto à ultrapassagem.

De acordo com a imagem, assinale a alternativa que corresponde adequadamente aos números 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente.

  • A. Perimetral, radial, tangencial, anular e diametral.
  • B. Tangencial, perimetral, radial, anular e diametral.
  • C. Tangencial, radial, anular, perimetral e diametral.
  • D. Tangencial, anular, perimetral, radial e diametral.
  • E. Diametral, tangencial, perimetral, radial e anular.

¡°Trata©se de procedimento simples que relaciona o uso do transporte p¨²blico com alguma medida relativa aos deslocamentos das pessoas, tal como o quociente entre os tempos de viagens por transporte p¨²blico e por autom¨®vel.¡± A afirmativa anterior se refere a

  • A. via.
  • B. sinalização.
  • C. curvas de desvio.
  • D. modo de transporte
  • E. análise de regressão.

  • A.

    O elemento D distribui sobre a plataforma os esforços da movimentação sobre a via, produzindo menor taxa de trabalho na plataforma.

  • B.

    As barras dos trilhos estão dispostas perpendicularmente sobre dormentes de madeira ou concreto, assentes em lastro. Os trilhos são mantidos a uma distância específica e constante, denominada mediana.

  • C.

    O custo de implantação de uma ferrovia (para trens de carga com locomotivas a diesel) de seção tranversal similar à mostrada na figura acima é, em média, de quatro a cinco vezes menor que o custo de implantação de uma rodovia de pista simples.

  • D.

    A linha por onde o trem circula, denominada via permanente, é composta de diversos elementos, entre eles, os trilhos, dormentes, lastro, sublastro e subleito.

  • E.

    O elemento C aumenta a capacidade de suporte da plataforma e a resistência do leito à erosão e à penetração da água.

Os estudos geotécnicos são essenciais para a elaboração de projeto de implantação de rodovia. Estudos do subleito e a caracterização de materiais que comporão a estrutura do pavimento devem constar desses estudos. Nesse sentido, diversos ensaios são necessários para o atendimento adequado às normas técnicas vigentes. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Os ensaios utilizados para caracterização dos agregados empregados na camada de revestimento asfáltico do tipo CBUQ incluem o ensaio de adesividade, por meio do qual se avalia a resistência do agregado ao intemperismo.

  • B.

    Os ensaios geotécnicos necessários para os estudos de subleito incluem granulometria, limites de Atterberg, compactação e índice de suporte Califórnia (com expansão). Nesses ensaios, são executadas sondagens no eixo e nos bordos da plataforma da rodovia e a distância máxima, entre dois furos de sondagem varia de 1.000 m a 2.000 m, tanto em corte como em aterro.

  • C.

    Nos ensaios de compactação e índice de suporte Califórnia (ISC) realizados em solo que comporá a camada de sub-base estabilizada granulometricamente, deve-se utilizar a energia do Proctor Normal. Desse modo, os resultados dos ensaios de ISC devem apresentar valores abaixo de 20%.

  • D.

    Em atendimento às especificações de serviço, os materiais do subleito podem apresentar expansão menor ou igual a 2% e a expansão dos materiais de base não podem ultrapassar 0,5%.

  • E.

    O material da camada de base pode apresentar granulometria uniforme, desde que o percentual de finos não ultrapasse 30%.

No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.

  • A.

    Durante o transporte multimodal são realizadas, ao longo de todo o trajeto da carga, inspeções fiscais em postos de inspeção, com o intuito de evitar extravio.

  • B.

    O governo brasileiro tem investido de forma significativa na infraestrutura de transporte, visando a multimodalidade e o desenvolvimento da economia.

  • C.

    O principal objetivo da multimodalidade dos transportes de mercadoria é a manutenção de um fluxo controlado, porém descontínuo, para que, nos terminais de troca, possa haver agilidade na transferência de mercadoria de um modal para outro.

  • D.

    Na multimodalidade, é possível a combinação de diferentes transportes devido à utilização de mais de um modal. Dessa forma, emite-se apenas um documento de transporte referente ao trajeto total da carga, do ponto de origem até o ponto de destino.

  • E.

    Na multimodalidade, transportam-se predominantemente produtos de alto valor agregado.

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