Lista completa de Questões sobre Engenharia Legal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à legislação relativa a tributos aplicáveis à obra, projetos e serviços de engenharia, é correto afirmar:
O IPTU e o IPVA fazem parte das despesas diretas de qualquer obra.
O INSS e o FGTS são cobrados explicitamente na planilha orçamentária da obra.
O IRPJ, o INSS e a CSLL são impostos que não dependem do lucro da empresa construtora.
O IPI e o ICMS estão entre os impostos incluídos nas notas fiscais de fornecedores de materiais.
O ISS é um imposto municipal e por isso não deve ser considerado no orçamento de grandes obras de engenharia.
A legislação sobre Segurança e Higiene do Trabalho estabelece procedimentos que devem ser cumpridos pelos trabalhadores no desempenho de suas atividades. Aquele que, dentre outros procedimentos, NÃO está enquadrado como obrigação do trabalhador, refere-se
à utilização de máquinas corretamente.
ao zelo pela própria segurança e saúde.
ao cumprimento das prescrições de segurança.
à eliminação dos efeitos nocivos do trabalho monótono.
à cooperação para a melhoria do sistema de segurança.
De acordo com a legislação pertinente, uma hipótese, dentre outras, que torna inexigível a licitação é aquela que diz respeito à
contratação de obras para ampliação da infraestrutura aeroportuária de aeródromos federais.
contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais de notória especialização.
aquisição de obras-de-arte, de autenticidade comprovada, desde que compatíveis às finalidades do órgão público.
compra de imóvel destinado ao serviço público, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
licitação anterior, quando não acudirem interessados, e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas as condições preestabelecidas.
É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto. O texto acima refere-se a um processo licitatório, cuja modalidade é a de
leilão.
convite.
concurso.
concorrência.
tomada de preço.
As obras e serviços para a Administração Pública, quando contratadas com terceiros, ressalvadas as hipóteses previstas em lei, serão necessariamente precedidas de um processo denominado
auditoria.
licitação.
empenho.
liquidação.
concurso público.
De acordo com a legislação pertinente, um Projeto Básico deve conter um conjunto de elementos necessários e suficientes para caracterizar a obra ou serviço. O referido documento NÃO deve, necessariamente, conter
os prazos de execução.
os métodos de execução.
o custo da obra ou serviço.
os tipos de serviços a serem executados.
a análise do impacto ambiental do empreendimento.
De acordo com a legislação pertinente, é correto afirmar:
Processo licitatório destina-se exclusivamente a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, conforme o instrumento convocatório.
É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens sem similaridade ou de marcas e características exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável.
A certidão negativa de falência expedida pelo distribuidor judicial da sede da empresa constitui um dos documentos relativos à habilitação jurídica.
Os atos do procedimento licitatório correm em sigilo entre os habilitados e a Administração, sendo públicos apenas a abertura das propostas e a divulgação do seu resultado.
Somente obras, compras, alienações, permissões e locações da Administração Pública devem ser precedidas de licitação quando contratados com terceiros, sendo dispensável para os serviços de publicidade.
Analise: É aquela em que se ajusta a execução da obra ou serviço por preço certo e total, ou seja, a empresa contratada receberá o valor certo e total para execução de toda a obra. Será responsável pelos quantitativos e o valor total só será alterado se houver modificações de projetos ou das condições pré-estabelecidas para execução da obra, sendo as medições feitas por etapas dos serviços concluídos. O pagamento, no entanto, poderá ser efetuado parceladamente, nas datas prefixadas, na conclusão da obra ou de cada etapa, conforme ajustado entre as partes. Trata-se do tipo de empreitada por
tarefa.
preço global.
melhor preço.
preço unitário.
preço global e unitário.
A Lei no 8.666/1993 estabelece a possibilidade de terceirização da execução de obras no serviço público, sendo que, para tal, deve-se utilizar serviço técnico de profissionais especializados. Nesse contexto, tais serviços podem ser:
pareceres, perícias criminais e avaliações em geral.
consultoria para treinamento e aperfeiçoamento de equipes de obras de terra.
estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.
assessorias ou consultorias administrativas e auditorias financeiras.
fiscalização de ensaios técnicos, supervisão ou gerenciamento em geral.
A Lei no 8.666/1993 conceitua contrato como sendo um instrumento no qual haja, de forma expressa, um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas entre órgãos ou entidades da administração
pública, somente.
pública e classes sindicais, somente.
direta e classes empresariais, somente.
direta e entidades particulares, somente.
pública e entidades particulares, pessoas físicas e/ou jurídicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...