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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Nos projetos de rodovias, existem dois conceitos geométricos importantes, sendo eles superelevação e superlargura. Analise as afirmativas relacionadas aos dois conceitos.
I. Quando descrevem trajetórias curvas, os veículos ocupam fisicamente espaços laterais maiores do que as suas próprias larguras.
II. Em rodovias, superelevação é uma modificação do plano de rolamento.
III. Na superelevação, como a componente do peso do veículo, normal ao plano de rolamento, diminui, há redução na força de atrito.
Assinale a alternativa correta.
A respeito dos conceitos relacionados com o projeto geométrico de rodovias, é incorreto o que se afirma em:
Sobre o projeto de drenagem em rodovias, é incorreto o que se afirma em:
No projeto de terraplenagem de uma plataforma horizontal, prevê-se a sobra de 8 400 m3 de solo para utilização em outra obra.
Considerando a sobra de solo prevista, a cota final para a plataforma horizontal, em metros, é de
Define-se terraplenagem como a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno.
Com relação a um serviço de terraplenagem, é incorreto afirmar:
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.
Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Em uma obra da construção civil, para vencer um desnível de 6 m, será construída uma rampa. O projetista apresentou ao fiscal do contrato o projeto de rampa mostrado na figura precedente. Sabendo que a inclinação transversal será de 2%, o fiscal fez as seguintes observações ao projetista.
I A rampa atende a inclinação admissível em cada segmento, dados os desníveis máximos observados.
II As dimensões dos patamares no início e no término do segmento são adequadas.
III Como há paredes laterais, não será necessária a instalação de corrimão de duas alturas.
IV A inclinação transversal da rampa está compatível com o estabelecido na norma.
Nessa situação, estão certas apenas as observações constantes dos itens
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considere a figura precedente, em que é ilustrada uma camada portante com capacidade de suporte muito baixa e grande espessura. Considere, ainda, que o corpo do aterro, representado na figura, tenha sofrido um deslocamento vertical que expulsou lateralmente o material de má qualidade.
Assinale a opção que corresponde ao motivo pelo qual ocorreu o problema descrito.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No contexto atual da distribuição física de cargas no Brasil, o modal de transporte com maior participação, em relação ao volume de cargas transportadas, é o
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Com relação a parcelas de volume de tráfego que utilizam o sistema de transporte rodoviário, assinale a opção correta.
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