Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Nos projetos de rodovias, existem dois conceitos geométricos importantes, sendo eles superelevação e superlargura. Analise as afirmativas relacionadas aos dois conceitos.

I. Quando descrevem trajetórias curvas, os veículos ocupam fisicamente espaços laterais maiores do que as suas próprias larguras.

II. Em rodovias, superelevação é uma modificação do plano de rolamento.

III. Na superelevação, como a componente do peso do veículo, normal ao plano de rolamento, diminui, há redução na força de atrito.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Está correta a afirmativa I, apenas
  • B. Estão corretas as afirmativas I e III, apenas
  • C. Está correta a afirmativa III, apenas
  • D. Estão corretas as afirmativas I e II, apenas
  • E. Estão corretas as afirmativas I, II e III

A respeito dos conceitos relacionados com o projeto geométrico de rodovias, é incorreto o que se afirma em:

  • A. VP, CA e BT7 são tipos de veículo de projeto.
  • B. Coeficientes de atrito transversal tendem a diminuir com o aumento da velocidade diretriz.
  • C. Chama-se superelevação a declividade transversal de que a pista é dotada nas curvas.
  • D. A altura admissível para os veículos condiciona o gabarito vertical sob redes aéreas e viadutos, túneis, sinalização vertical e semáforos.
  • E. A distância de visibilidade de parada independe do tempo de percepção e da reação do motorista.

Sobre o projeto de drenagem em rodovias, é incorreto o que se afirma em:

  • A. A esconsidade de um bueiro é definida pelo ângulo formado entre seu eixo longitudinal e a normal ao eixo longitudinal da rodovia.
  • B. A drenagem interna de estruturas de arrimo tem por objetivo aumentar as pressões hidrostáticas e hidrodinâmicas do lençol d'água porventura existentes.
  • C. Para o dimensionamento hidráulico dos bueiros admite-se que eles possam funcionar como canais, vertedouros ou como orifícios.
  • D. As bocas-de-lobo devem ser localizadas imediatamente a montante das curvas dos meio-fios nos cruzamentos, em pontos baixos do perfil e em pontos intermediários, segundo as necessidades de captação de água.
  • E. Os drenos profundos têm por objetivo principal interceptar o fluxo da água subterrânea, através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.

No projeto de terraplenagem de uma plataforma horizontal, prevê-se a sobra de 8 400 m3 de solo para utilização em outra obra.

Considerando a sobra de solo prevista, a cota final para a plataforma horizontal, em metros, é de

  • A. 20,00.
  • B. 23,50.
  • C. 22,00.
  • D. 18,50.
  • E. 24,50.

Define-se terraplenagem como a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno.

Com relação a um serviço de terraplenagem, é incorreto afirmar:

  • A. Para iniciá-lo, é necessário realizar de antemão apenas o projeto geométrico, que define as linhas e as cotas da terraplenagem.
  • B. Ele pode englobar aterros e escavações, havendo, conforme a situação, a necessidade de empréstimos ou bota-foras.
  • C. Ele exige projetos geométrico, geotécnico e de drenagem.
  • D. Deve-se assegurar que a terra excedente será descartada conforme legislação ambiental, o mesmo valendo para aquela proveniente de empréstimos para completar aterramentos.

Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.

Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por

  • A. insuficiência das áreas de sapata, o que provocou os recalques.
  • B. insuficiência de armadura vertical, visto que a região fissurada está submetida a tensões de tração provocadas pela reação de apoio das vigas longitudinais.
  • C. efeitos de segunda ordem provocados pela flexibilidade da estrutura, que não apresenta contraventamentos suficientes.
  • D. fenômeno conhecido como empuxo no vazio.
  • E. falha na execução do escoramento aliada à inadequação dos aparelhos de apoio para esse tipo de estrutura.

Em uma obra da construção civil, para vencer um desnível de 6 m, será construída uma rampa. O projetista apresentou ao fiscal do contrato o projeto de rampa mostrado na figura precedente. Sabendo que a inclinação transversal será de 2%, o fiscal fez as seguintes observações ao projetista.

I A rampa atende a inclinação admissível em cada segmento, dados os desníveis máximos observados.

II As dimensões dos patamares no início e no término do segmento são adequadas.

III Como há paredes laterais, não será necessária a instalação de corrimão de duas alturas.

IV A inclinação transversal da rampa está compatível com o estabelecido na norma.

Nessa situação, estão certas apenas as observações constantes dos itens

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Considere a figura precedente, em que é ilustrada uma camada portante com capacidade de suporte muito baixa e grande espessura. Considere, ainda, que o corpo do aterro, representado na figura, tenha sofrido um deslocamento vertical que expulsou lateralmente o material de má qualidade.

Assinale a opção que corresponde ao motivo pelo qual ocorreu o problema descrito.

  • A. consolidação
  • B. recalque por adensamento
  • C. recalque diferencial
  • D. ruptura por afundamento
  • E. ruptura por escorregamento

No contexto atual da distribuição física de cargas no Brasil, o modal de transporte com maior participação, em relação ao volume de cargas transportadas, é o

  • A. hidroviário.
  • B. dutoviário.
  • C. aeroviário.
  • D. rodoviário.
  • E. ferroviário.

Com relação a parcelas de volume de tráfego que utilizam o sistema de transporte rodoviário, assinale a opção correta.

  • A. O tráfego transferido é aquele que surge ao se melhorar as condições de tráfego.
  • B. As expressões tráfego induzido e tráfego desviado designam as mesmas condições, sendo empregadas como sinônimas.
  • C. As pesquisas OD (origem × destino) são realizadas para se obter informações acerca do volume e da composição do tráfego.
  • D. O tráfego desviado é calculado com base em fatores de crescimento aplicados ao tráfego atual, relacionados principalmente ao crescimento demográfico e à renda da população.
  • E. O tráfego atual é definido como o número de veículos que circula em uma via, em ambos os sentidos, por unidade de tempo.
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