Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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  • A.

    Corte de um talude de um morro.

  • B.

    Esquema de seção transversal de um pavimento.

  • C.

    Caracterização detalhada dos materiais que compõem as camadas de um pavimento.

  • D.

    Corte de um sistema de camadas drenantes abaixo do pavimento.

  • A.

    5,0m e 17.

  • B.

    5,5m e 33.

  • C.

    5,5m e 16.

  • D.

    5,5m e 17.

  • E.

    5,5m e 4.

Para o cimento asfáltico de petróleo (CAP), são realizados ensaios na determinação de suas propriedades. Ensaios esses que são: penetração, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o índice de suscetibilidade térmica. De acordo com as definições abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto.

  • A.

    Penetração – avalia a consistência do asfalto, que é a resistência a fluir dependente da temperatura.

  • B.

    Ponto de fulgor – determina a temperatura máxima que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incêndio.

  • C.

    Ponto de amolecimento – determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido.

  • D.

    Viscosidade – determina o teor de betume no asfalto – grau de pureza.

  • E.

    Ductilidade – é a propriedade de alongar sem romper – poder cimentante.

A superestrutura de uma rodovia é constituída de camadas com espessuras finitas destinadas a resistir às cargas oriundas do tráfego de veículos e transmitir estes esforços ao subleito. Assim, considerando uma seção transversal típica de um pavimento flexível, é incorreto afirmar que

  • A.

    o revestimento é a camada impermeável que recebe diretamente a ação do tráfego e cuja função principal é resistir aos esforços horizontais.

  • B.

    a sub-base é uma camada complementar à base, sendo executada com material de melhor qualidade do que o da base.

  • C.

    o reforço do subleito é uma camada de utilização eventual com a finalidade de melhorar as condições de suporte do subleito.

  • D.

    a base é a camada mais nobre do pavimento, cuja função é resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los às camadas inferiores do pavimento.

  • E.

    a qualidade dos parâmetros geotécnicos das camadas mais superfi ciais deve ser sempre superior ao das camadas mais inferiores do pavimento.

É de vital importância impedir a infi ltração de água e a penetração de sólidos através das juntas de um pavimento de concreto. A maneira mais adequada de fazê-lo é a vedação da ranhura artifi cial, de forma a tornar a seção estanque, devendo o material de vedação ser, além do mais, capaz de repelir as partículas sólidas que o tráfego, porventura, força contra ele. Os selantes, indicados para juntas, têm de ser escolhidos de modo a proporcionar um equilíbrio razoável entre o comportamento que se deseja e seu custo inicial. Entre as opções abaixo, que tipo de selante não é recomendado para ser usado em juntas de pavimentos modernos de concreto.

  • A.

    Resinas epóxicas, polissulfetos orgânicos, uretanos, silicones, polimercaptanos.

  • B.

    Os termoplásticos – alcatrões, asfaltos e compostos de asfalto e borracha.

  • C.

    Os mástiques – emulsões, óleos não secativos, asfalto de baixa penetração.

  • D.

    Os polissulfetos e os uretanos.

  • E.

    O poliuretano, o polietileno e as cortiças.

O prognóstico e adoção de medidas mitigadoras aos impactos ambientais signifi cativos decorrentes de empreendimentos rodoviários devem ser feitos exclusivamente para cada fase da vida do empreendimento. Atualmente existem vários métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, em que cada um apresenta diferente grau de subjetividade na sua aplicação. São métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, exceto:

  • A.

    Método do prognóstico simplificado.

  • B.

    Método das matrizes de interação.

  • C.

    Método Ad Hoc.

  • D.

    Método da superfície de cartas.

  • E.

    Método das listagens de controle.

As camadas identificadas pelos algarismos romanos I, II, III e IV são denominadas, nesta ordem, de:

  • A.

    base, sub-base, revestimento e leito;

  • B.

    leito, revestimento, base e sub-base;

  • C.

    revestimento, base, sub-base e leito;

  • D.

    ase, sub-base, leito e revestimento;

  • E.

    sub-base, base, revestimento e leito.

  • A.

    R$ 180 mil;

  • B.

    R$ 250 mil;

  • C.

    R$ 360 mil;

  • D.

    R$ 470 mil;

  • E.

    R$ 600 mil.

  • A.

    93 + 5,00m;

  • B.

    107+15,00m;

  • C.

    114+12,00m;

  • D.

    170 + 18,00m;

  • E.

    240 + 10,00m.

Em um serviço de terraplenagem, serão escavados 900m3 de um material com peso específico de 2,0g/cm3. Se o material não será reaproveitado para aterros na própria obra, a carga total que deverá ser transportada para um bota-fora será de:

  • A.

    18t;

  • B.

    45t;

  • C.

    180t;

  • D.

    450t;

  • E.

    1800t.

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