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Para a execução de um aterro em um segmento de uma rodovia, os solos deverão ser preferencialmente utilizados atendendo a qualidade e a destinação prévia indicada no projeto. De acordo com as afirmações abaixo, assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I A camada final do aterro deverá ter espessura máxima de 0,70m, e os materiais indicados têm que possuir capacidade suporte ISC menor que 2% e expansão maior que 5%.
II Os materiais classificados como de 3ª categoria podem ser usados na execução dos aterros, pois não há necessidade de compactação das camadas lançadas.
III Na execução do corpo dos aterros não será permitido o uso de solos de baixa capacidade de suporte ISC, menor que 2% e expansão maior do que 4%.
IV Os solos para a execução dos aterros deverão ser isentos de matéria orgânica, micaceas e diatomáceas. Turfas e argilas orgânicas não devem ser empregadas.
V Em aterros com altura superior a 3,0m, para a execução das primeiras camadas, pode-se utilizar qualquer tipo de solos.
III e V
II e III
III e IV
I e IV
IV e V
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue os próximos itens.
A resistência do trem, que atua na área frontal da locomotiva, é o conjunto de forças que se opõem ao movimento dos veículos ferroviários quando eles se deslocam sobre a via férrea.
Na execução da camada de base estabilizada granulometricamente sem mistura, há necessidade de seguir algumas recomendações técnicas. De acordo com o que segue, escolha as alternativas que você considera corretas.
I Quando o material for submetido aos ensaios, a fração que passa na peneira nº 40, deverá apresentar limite de liquidez inferior ou igual a 25% e índice de plasticidade inferior ou igual a 6%. Em caso contrario, o equivalente de areia deverá ser maior que 30%.
II Os materiais utilizados na camada de base podem ser os classificados de 1ª, 2ª e 3ª categoria, desde que sua compactação seja de 100% do proctor normal.
III Se o material possuir alto teor de plasticidade, sua correção deverá ser executada adicionando 10% de solos argilosos.
IV O Índice de Suporte de Califórnia (CBR), deverá ser superior a 60% e a expansão máxima será de 0,5%.
V O Índice de Suporte de Califórnia (CBR) poderá ser inferior a 60% desde que o índice de plasticidade seja igual ou menor que 20%.
IV e III
I e III
II e V
I e IV
III e IV
Em relação às atividades realizadas anteriormente ao início das obras, é correto afirmar:
A realização de um relatório de vistoria da vizinhança objetiva unicamente prover a empresa construtora de documentações comprobatórias da situação das edificações existentes, evitando responsabilizar-se por reclamações infundadas.
O levantamento topográfico é obrigatório somente em terrenos com declividade a fim de demarcar as cotas dos elementos de fundação.
O canteiro de obras deve ser iniciado no momento de início das atividades de construção e deverá ser constituído de sala para engenheiros e mestres, almoxarifado e áreas para estoque.
Na fase de ante projetos, é necessário a realização de levantamento topográfico a fim de desenvolver os projetos de acordo com a real situação do terreno.
Para o início da construção, é necessário que estejam disponíveis na obra apenas os projetos de terraplenagem, drenagem e de instalações externas (água, energia e esgoto) e o alvará de construção.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No estudo de pavimentação, como é denominada a camada compreendida entre a superfície da plataforma de terraplenagem e a superfície paralela, situada no limite inferior da zona de influência das pressões aplicadas à superfície do pavimento?
Base
Binder
Revestimento
Subleito
Capa
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Nos projetos de pavimentação rodoviária, o lençol dágua subterrâneo deve estar rebaixado, em relação ao greide da terraplenagem acabada, pelo menos:
1,0 m.
1,5 m.
2,0 m.
2,5 m.
3,0 m.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de infraestrutura viária, terminais modais e multimodais e sistemas e métodos viários, julgue os itens seguintes.
As baias dos tipos linear e dente de serra, empregadas em terminais de ônibus, são menos seguras na operação do que as baias dos tipos ilha e em ângulo, com avanço da plataforma.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de infraestrutura viária, terminais modais e multimodais e sistemas e métodos viários, julgue os itens seguintes.
Na relação descritiva do sistema hidroviário nacional, estão incluídas as hidrovias dos rios Teles Pires e Juruena.
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A respeito da operação de transporte público, julgue os seguintes itens.
Um dos indicadores mais utilizados para medir a eficiência do transporte público é o índice de passageiros por quilômetro (IPK). Quanto mais alto for o IPK, maior será o custo unitário por passageiro.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da operação de transporte público, julgue os seguintes itens.
O fator de hora de pico (FHP) é calculado pela expressão: FHP = VHP/VPP, em que VHP é o volume de passageiros na hora de pico; e VPP é o volume de passageiros nos quinze minutos de maior movimento dentro da hora de pico multiplicado por quatro.
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