Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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O tratamento superficial simples por meio de emulsão asfáltica e agregado é utilizado para o tratamento de pavimentos e para a urbanização no entorno de edificações. Em relação aos procedimentos para o emprego dessa técnica de pavimentação, julgue os itens a seguir.

O terreno em que o material será aplicado deve passar por um processo de preparo, no qual toda a matéria orgânica é removida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pavimentos bem projetados e executados garantem que veículos e pessoas trafeguem com segurança e conforto. A respeito desse assunto, julgue o item abaixo.

Pavimentos betuminosos são construídos exclusivamente com betume.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca dos ensaios de materiais de construção.

A consistência do asfalto diluído é medida por meio da determinação da viscosidade Saybolt Furol.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de estudos geotécnicos.

Com respeito aos estudos de subleitos de rodovias — na fase preliminar de estudos geotécnicos — efetuados ao longo do eixo do traçado selecionado e com base no projeto geométrico (básico), as sondagens no corpo estradal devem ser executadas de tal maneira que se tenha, pelo menos, uma sondagem representativa em cada corte, atingindo a profundidade de 1,0 m abaixo do greide do projeto geométrico. As amostras coletadas em cada furo, nos diversos horizontes de material, devem ser objeto de ensaios de caracterização (limites físicos e granulometria), de compactação e de ISC.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto geométrico de rodovias, o greide consiste na representação do eixo da rodovia segundo o plano vertical, conhecido como projeto altimétrico. Considerando um trecho reto do greide de 200m de comprimento, em que a cota inicial e final são respectivamente 90m e 100m, a declividade deste trecho é:

  • A. 0,5%.
  • B. 5,0% .
  • C. 0,2%.
  • D. 2,0%.

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.

Segundo o método de projeto de pavimentos flexíveis, caso o número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto seja inferior a 106, recomenda-se a aplicação de um revestimento betuminoso com, pelo menos, 5 cm de espessura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.

Fundamentalmente, o método de projetos de pavimentos flexíveis baseia-se na utilização do resultado do ensaio de Índice Suporte Califórnia (ISC) das amostras de solos do subleito e das camadas granulares do futuro pavimento e na utilização do número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.

Segundo o DNIT, o projeto executivo de drenagem deve contemplar detalhes das seções transversais-tipo e soluções particulares de inclinação de taludes, alargamento de cortes e esplanadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.

Os ensaios de envelhecimento do cimento asfáltico de petróleo permitem avaliar o envelhecimento de curto e de longo prazo do material. No primeiro caso, simula-se o envelhecimento que ocorre na usina e determina-se a quantidade de sólidos voláteis perdida pelo asfalto durante o processo de produção da mistura. No segundo caso, simulam-se as propriedades físicas e químicas dos ligantes após cinco a dez anos de vida em serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de especificações de serviços.

O serviço de regularização do subleito é a operação destinada a conformar o leito estradal transversal e longitudinalmente, compreendendo cortes ou aterros de até 20 cm de espessura e de acordo com os perfis transversais e longitudinais indicados no projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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