Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.

I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.

II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.

III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.

IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.

V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e IV.

As dragagens de implantação de portos, efetuadas para a implantação de determinado gabarito geométrico (profundidade, largura e taludes), diferem das dragagens de manutenção, efetuadas, sistematicamente, para manter o gabarito.

A obra de proteção denominada derrocamento deve ser realizada, utilizando-se rochas submersas removidas do fundo dos rios, nas suas margens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.

  • A.

    Uma base de solo cimento com coeficiente de equivalência estrutural (k) igual a 1,5, indica que 10 cm dessa base tem comportamento estrutural similar a 15 cm de base composta por material granular (base padrão – k=1).

  • B.

    O dimensionamento do subleito rodoviário deve ter índice de suporte maior que 40 e CBR mínimo de 60, totalizando 100% de capacidade de suporte.

  • C.

    O número N é determinado somente como base no volume médio diário e os fatores de carga e eixo, sendo desnecessária a consideração de condições climáticas locais da obra rodoviária.

  • D.

    Hm e H20 compreendem, respectivamente, a espessura do pavimento acima da camada de base e a espessura total do pavimento, considerando um coeficiente de equivalência estrutural igual a 3.

  • E.

    O método do DNIT dispensa o uso de ábacos para o dimensionamento das camadas de pavimento, uma vez que usa combinações de inequações e coeficientes de equivalência estrutural para definir a espessura das camadas.

As dragagens de implantação de portos, efetuadas para a implantação de determinado gabarito geométrico (profundidade, largura e taludes), diferem das dragagens de manutenção, efetuadas, sistematicamente, para manter o gabarito.

O uso da draga autotransportadora mecânica é vantajoso em canais de pouco movimento ou em portos onde a geometria portuária impede o uso de dragas estacionárias.

  • E. Errado
  • C. Certo

A seguir, são apresentadas afirmações a respeito da construção de pavimentos rodoviários. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I A camada de bloqueio é executada antes da camada de base, visando proteger essa camada contra a penetração de material fino oriundo da camada inferior, sendo indicada quando o subleito ou a sub-base é composto por solo arenoso com menos de 10 % de material retido na peneira nº 200 (0,074 mm).

II Em geral, a usinagem de materiais para a composição da base de solo estabilizado granulometricamente conduz à construção de uma camada mais homogênea, estável e resistente, quando comparada à execução da mistura de solo, agregados e aglutinantes diretamente sobre o leito rodoviário.

III O controle tecnológico usa ensaios de campo e laboratoriais (executados sobre amostras dos materiais e das camadas de pavimento) para avaliar o nível de conformidade entre as especificações técnicas previstas no projeto de pavimentação e as características físicas e de resistência dos materiais empregados e do pavimento executado.

IV A base de solo cimento compreende a mistura adequada de solo, cimento e água para composição de uma camada de pavimento, sendo que o solo deve ter menos de 20% de argila (no caso do uso de solos arenosos); o teor de cimento é expresso em volume ou peso, e a água não deve conter teores nocivos de sais a ácidos.

V A construção de bases de solo cal compreende a estabilização do solo pela adição de cal viva, a qual proporciona o efeito básico de aumento da plasticidade do solo.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    II, III e IV.

A manutenção e a recuperação da infraestrutura de transportes compreendem o conjunto de operações rotineiras, periódicas e de emergência realizadas com o objetivo de preservar as características técnicas e físico-operacionais do sistema de transportes, considerando-se os padrões de serviço estabelecidos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As dragagens de implantação de portos, efetuadas para a implantação de determinado gabarito geométrico (profundidade, largura e taludes), diferem das dragagens de manutenção, efetuadas, sistematicamente, para manter o gabarito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pavimentos flexíveis podem empregar diversos tipos de revestimentos asfálticos. A seguir são apresentadas afirmações a respeito de várias categorias de revestimentos a base de material asfáltico. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I O CBUQ é um revestimento flexível resultante da mistura, a quente e em usina, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, espalhado e comprimido à quente.

II O pavimento composto a partir de pré-misturado a frio é resultado da usinagem de agregados minerais, asfaltos diluídos (Ex.: CR-250 e CM-800) ou emulsões asfálticas (Ex.: RR ou RM), espalhado e comprimido a frio.

III Revestimentos à base de areia asfáltica podem ser usinados a frio ou à quente, sendo usado como elemento aglutinante o asfalto diluído ou emulsões asfálticas, no caso de mistura a frio, e CAP no caso da areia asfáltica usinada a quente.

IV Empregado para rejuvenescer o pavimento, o revestimento de lama asfáltica é composto por agregado miúdo e areia ou filier, tendo como aglutinante a emulsão asfáltica, não sendo necessária a adição de água.

V O revestimento à base de TST consiste na execução de três camadas de pinturas de asfalto e três camadas de agregado mineral, podendo ser executado por penetração direta ou invertida do material aglutinante.

  • A.

    Somente a II.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e V.

  • E.

    III e IV.

O asfalto é largamente empregado na pavimentação rodoviária tendo em vista sua alta capacidade de promover a forte união dos agregados, promovendo impermeabilidade, durabilidade e resistência ao pavimento. Com base no exposto, assinale a alternativa correta a respeito de ligantes asfálticos.

  • A.

    CAP, ADP e EAP são exemplos de siglas empregadas para identificar categorias de ligantes asfálticos à base de petróleo.

  • B.

    O CAP 85-100 apresenta maior consistência que o CAP 30-45, sendo um ligante largamente empregado nas composições de pavimentos que empregam tratamentos superficiais.

  • C.

    Obtidos a partir da mistura adequada de asfalto e nafta, os asfaltos diluídos de petróleo, denominados RR e RL, são ligantes que apresentam ruptura rápida e lenta, respectivamente.

  • D.

    CR (cura rápida) e CM (cura média) são exemplos de emulsões asfálticas obtidas pela diluição do asfalto com solvente (gasolina ou nafta), o que permite aumentar a viscosidade do ligante, permitindo se uso à temperatura ambiente.

  • E.

    Enquanto o CAP é um tipo de ligante asfáltica usado para rejuvenescer pavimentos envelhecidos, a emulsão asfáltica LA consiste em uma categoria de um ligante empregada na construção de pavimento de concreto asfáltico.

Os pavimentos rígidos são estruturas compostas por revestimento rígido de placas de Concreto de Cimento Portland (CCP) superpostas às demais camadas de pavimentação. Diante desse contexto, são apresentadas as seguinte afirmações a respeito de pavimentos rígidos. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I O método PCA de dimensionamento de pavimentos rígidos considera a resistência a tração na flexão para o cálculo da espessura da placa de concreto.

II A seção transversal típica de um pavimento rígido é composta por: placa de concreto, sub-base e subleito.

III Nos pavimentos rígidos, as placas de concreto exercem conjuntamente as funções de revestimento e base, podendo ou não serem armadas com barras metálicas.

IV A construção de placas de concreto em pavimentos rígidos adota juntas longitudinais e transversais, unidas por barras metálicas de ligação e de transferência, de modo que o conjunto minimiza a fissuração do concreto e o controle da dilatação térmica das referidas placas.

V Produtos químicos como a resina não podem ser empregados para o processo de cura das placas de concreto em pavimentos rígidos, pois podem provocar a oxidação do concreto.

  • A.

    I e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V

  • E.

    III e IV.

Com o tempo e o uso, todo pavimento tende a se estragar, a se gastar, ou seja, apresentar defeitos. De acordo com o que segue, identifique os defeitos mais frequentes no revestimento e no subleito.

I Ruptura de borda; erosão lateral; deslizamento de encosta.

II Trincas; afundamentos; deformação plástica.

III Desgaste; desagregação; exsudação e trincas.

IV Deformação; buracos; desagregação e exudação.

V Queda de barreira; deformação plástica; trincas e exudação.

  • A.

    IV e II

  • B.

    III e IV

  • C.

    I e V

  • D.

    V e II

  • E.

    I e III

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