Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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O levantamento de defeitos nas placas dos pavimentos de concreto é o primeiro passo para determinar quais atividades de manutenção corretiva deverão ser executadas. Entretanto, para maior efetividade de tais medidas, é necessário conhecer também as origens e causas dos defeitos encontrados. Um dos defeitos mais comuns nos pavimentos de concreto é o escalonamento, que consiste no desnivelamento entre placas contíguas. Este defeito está normalmente associado

  • A.

    ao afundamento plástico.

  • B.

    à retração de secagem.

  • C.

    à retração plástica.

  • D.

    à fadiga do concreto.

  • E.

    à entrada e acúmulo de água.

As deformações identificadas na avaliação de desempenho estrutural de pavimentos flexíveis ocasionadas pela repetição das cargas, que gera as trincas por fadiga, são denominadas deformações

  • A.

    plásticas.

  • B.

    permanentes.

  • C.

    rígidas.

  • D.

    superficiais.

  • E.

    resilientes.

Para a manutenção dos pavimentos de concreto, defeitos superficiais, como desgaste e fissuras curtas, podem ser corrigidos com um procedimento simples: a selagem. Quando a superfície do pavimento de concreto perde a texturização, são necessários serviços para a criação de novas ranhuras em sua superfície, cujo serviço é denominado de

  • A.

    resselagem.

  • B.

    griding.

  • C.

    retrofit.

  • D.

    grooving.

  • E.

    rubblization.

Ao excesso de ligante betuminoso na superfície do pavimento, causado pela migração do ligante através do revestimento, dá-se o nome de

  • A.

    exsudação.

  • B.

    segregação betuminosa.

  • C.

    calda asfáltica.

  • D.

    chorume betuminoso.

  • E.

    percolação.

A sinalização horizontal, em conjunto com os sistemas de sinalização vertical e sinalização semafórica, tem a função de orientar os motoristas quanto à localização no sistema viário, além de regulamentar questões de ultrapassagem, velocidade e estacionamento (dentre outras) e advertir quanto a potenciais pontos ou trechos que necessitem de maior atenção. Além do padrão de traçado das linhas, as cores também têm significados distintos. A cor branca, mais comum, tem a finalidade básica de

  • A.

    regulamentar ciclovias.

  • B.

    separar movimentos veiculares de sentidos contrários.

  • C.

    regulamentar ultrapassagem.

  • D.

    separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

  • E.

    indicar lombadas.

Analise:

I. Nos pavimentos flexíveis a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Material agregado graúdo (pedra ou seixo rolado) é utilizado na constituição de um pavimento flexível.

III. Pavimentos rígidos apresentam uma estrutura mais espessa que os pavimentos flexíveis.

IV. Quando molhada, a superfície dos pavimentos flexíveis apresenta maior aderência do que a superfície dos pavimentos

rígidos.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, e IV são, respectivamente:

  • A.

    F; V; V; V.

  • B.

    F; V; F; V.

  • C.

    V; V; F; F.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.

No contexto das práticas dos serviços de manutenção em pavimentos rígidos, a modalidade Recuperação tem por objetivo

  • A.

    reparar placas de pavimento tão logo os defeitos apareçam.

  • B.

    reparar pequenas áreas de uma placa de pavimento.

  • C.

    demolir uma ou mais placas do pavimento.

  • D.

    restituir a capacidade funcional e/ou estrutural do pavimento.

  • E.

    reparar zonas de uma placa do pavimento, cujo serviço deve ser realizado no prazo de 30 dias após o surgimento do defeito.

Considerando-se os pavimentos rodoviários e aeroportuários, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a camada de base, nos pavimentos que têm o revestimento composto por misturas betuminosas, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.

  • B.

    a distinção entre pavimentos rígidos e flexíveis não deve estar relacionada, simplesmente, ao tipo de material utilizado na camada de revestimento, mas à natureza de todo o sistema de multicamadas que compõe o pavimento.

  • C.

    a sub-base, nos pavimentos que têm a camada superficial composta por placas de concreto de cimento Portland, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.

  • D.

    é uma de suas funções oferecer resistência aos esforços verticais representados pelas cargas dos veículos e aeronaves, transmitindo-os ao subleito em níveis aceitáveis.

  • E.

    estes devem resistir aos esforços tangenciais derivados da ação dos pneus em sua superfície, bem como possuir uma superfície que garanta segurança e conforto aos usuários.

Para o dimensionamento de um pavimento flexível de uma estrada com tráfego de 400 veículos diários, com subleito de solo argiloso do tipo A-6, índice de grupo igual a 8 e 5 cm de espessura do revestimento de concreto asfáltico, utilizou-se o diagrama de dimensionamento da figura. Substituindo a sub-base por uma base adicional de material granular, a espessura do pavimento é, em centímetros,

  • A.

    40, sendo base adicional = 15; base granular = 20 e revestimento = 5.

  • B.

    40, sendo base adicional = 10; base granular = 25 e revestimento = 5.

  • C.

    42,5, sendo base adicional = 10; base granular = 27,5 e revestimento = 5.

  • D.

    45, sendo base adicional = 15; base granular = 25 e revestimento = 5.

  • E.

    50, sendo base adicional = 20; base granular = 25 e revestimento = 5.

Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função

  • A.

    do comprimento da placa de concreto.

  • B.

    da largura da placa de concreto.

  • C.

    da espessura da placa de concreto.

  • D.

    do tempo de cura do concreto.

  • E.

    do endurecimento inicial do concreto.

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