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O levantamento de defeitos nas placas dos pavimentos de concreto é o primeiro passo para determinar quais atividades de manutenção corretiva deverão ser executadas. Entretanto, para maior efetividade de tais medidas, é necessário conhecer também as origens e causas dos defeitos encontrados. Um dos defeitos mais comuns nos pavimentos de concreto é o escalonamento, que consiste no desnivelamento entre placas contíguas. Este defeito está normalmente associado
ao afundamento plástico.
à retração de secagem.
à retração plástica.
à fadiga do concreto.
à entrada e acúmulo de água.
As deformações identificadas na avaliação de desempenho estrutural de pavimentos flexíveis ocasionadas pela repetição das cargas, que gera as trincas por fadiga, são denominadas deformações
plásticas.
permanentes.
rígidas.
superficiais.
resilientes.
Para a manutenção dos pavimentos de concreto, defeitos superficiais, como desgaste e fissuras curtas, podem ser corrigidos com um procedimento simples: a selagem. Quando a superfície do pavimento de concreto perde a texturização, são necessários serviços para a criação de novas ranhuras em sua superfície, cujo serviço é denominado de
resselagem.
griding.
retrofit.
grooving.
rubblization.
Ao excesso de ligante betuminoso na superfície do pavimento, causado pela migração do ligante através do revestimento, dá-se o nome de
exsudação.
segregação betuminosa.
calda asfáltica.
chorume betuminoso.
percolação.
A sinalização horizontal, em conjunto com os sistemas de sinalização vertical e sinalização semafórica, tem a função de orientar os motoristas quanto à localização no sistema viário, além de regulamentar questões de ultrapassagem, velocidade e estacionamento (dentre outras) e advertir quanto a potenciais pontos ou trechos que necessitem de maior atenção. Além do padrão de traçado das linhas, as cores também têm significados distintos. A cor branca, mais comum, tem a finalidade básica de
regulamentar ciclovias.
separar movimentos veiculares de sentidos contrários.
regulamentar ultrapassagem.
separar movimentos veiculares de mesmo sentido.
indicar lombadas.
Analise: I
II
. Material agregado graúdo (pedra ou seixo rolado) é utilizado na constituição de um pavimento flexível.III
. Pavimentos rígidos apresentam uma estrutura mais espessa que os pavimentos flexíveis.IV
. Quando molhada, a superfície dos pavimentos flexíveis apresenta maior aderência do que a superfície dos pavimentosrígidos.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, e IV são, respectivamente:F; V; V; V.
F; V; F; V.
V; V; F; F.
F; V; V; F.
V; F; F; V.
No contexto das práticas dos serviços de manutenção em pavimentos rígidos, a modalidade Recuperação tem por objetivo
reparar placas de pavimento tão logo os defeitos apareçam.
reparar pequenas áreas de uma placa de pavimento.
demolir uma ou mais placas do pavimento.
restituir a capacidade funcional e/ou estrutural do pavimento.
reparar zonas de uma placa do pavimento, cujo serviço deve ser realizado no prazo de 30 dias após o surgimento do defeito.
Considerando-se os pavimentos rodoviários e aeroportuários, é INCORRETO afirmar que
a camada de base, nos pavimentos que têm o revestimento composto por misturas betuminosas, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.
a distinção entre pavimentos rígidos e flexíveis não deve estar relacionada, simplesmente, ao tipo de material utilizado na camada de revestimento, mas à natureza de todo o sistema de multicamadas que compõe o pavimento.
a sub-base, nos pavimentos que têm a camada superficial composta por placas de concreto de cimento Portland, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.
é uma de suas funções oferecer resistência aos esforços verticais representados pelas cargas dos veículos e aeronaves, transmitindo-os ao subleito em níveis aceitáveis.
estes devem resistir aos esforços tangenciais derivados da ação dos pneus em sua superfície, bem como possuir uma superfície que garanta segurança e conforto aos usuários.
Para o dimensionamento de um pavimento flexível de uma estrada com tráfego de 400 veículos diários, com subleito de solo argiloso do tipo A-6, índice de grupo igual a 8 e 5 cm de espessura do revestimento de concreto asfáltico, utilizou-se o diagrama de dimensionamento da figura. Substituindo a sub-base por uma base adicional de material granular, a espessura do pavimento é, em centímetros,
40, sendo base adicional = 15; base granular = 20 e revestimento = 5.
40, sendo base adicional = 10; base granular = 25 e revestimento = 5.
42,5, sendo base adicional = 10; base granular = 27,5 e revestimento = 5.
45, sendo base adicional = 15; base granular = 25 e revestimento = 5.
50, sendo base adicional = 20; base granular = 25 e revestimento = 5.
Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função
do comprimento da placa de concreto.
da largura da placa de concreto.
da espessura da placa de concreto.
do tempo de cura do concreto.
do endurecimento inicial do concreto.
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