Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Lista completa de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:

  • A.

    raio de curvatura e deslocamento superficial.

  • B.

    deformação máxima e raio de curvatura.

  • C.

    deflexão máxima e raio de curvatura.

  • D.

    deslocamento e diâmetro de curvatura.

  • E.

    deflexão máxima e deflexão mínima.

Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:

  • A.

    maior resistência à deformação permanente; maior durabilidade e melhor resistência à derrapagem.

  • B.

    maior resistência à deformação permanente; menor custo e melhor resistência à derrapagem.

  • C.

    menor consumo de ligante; maior resistência à deformação permanente e melhor resistência à derrapagem.

  • D.

    menor consumo de ligante; maior durabilidade e eliminação da necessidade de ligantes modificados.

  • E.

    redução da lâmina d´água superficial, maior durabilidade e menor consumo de ligante.

Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:

  • A.

    barras de transferência somente nas juntas transversais.

  • B.

    barras de transferência nas juntas transversais e de ligação nas longitudinais.

  • C.

    barras de ligação nas juntas transversais e de transferência nas longitudinais.

  • D.

    barras de ligação nas juntas transversais e longitudinais.

  • E.

    barras de transferência nas juntas transversais e longitudinais.

Segue abaixo

  • A.

    36 + 10,00 m

  • B.

    36 + 15,00 m

  • C.

    37 + 15,00 m

  • D.

    37 + 10,00 m

  • E.

    37 + 5,00 m

Um projeto executivo de pavimento foi concebido na escala 1:250. Sabendo que a extensão total da intervenção é de 2,73 km e considerando que a folha A1 possui área útil de 780 mm de comprimento por 534 mm de largura, para a representação total do projeto, serão necessários, no mínimo, folhas tamanho A1 na quantidade igual a

  • A.

    15.

  • B.

    140.

  • C.

    14.

  • D.

    135.

  • E.

    13.

Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:

  • A.

    trincas couro de jacaré e panelas.

  • B.

    trincas em bloco e exsudação.

  • C.

    exsudação e escorregamento.

  • D.

    afundamento plástico e escorregamentos.

  • E.

    panelas e bombeamento de finos.

A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de

  • A.

    concreto seco e alta resistência à compressão.

  • B.

    vibração e desempenamento do concreto fresco.

  • C.

    grooving ou vassouramento no concreto fresco.

  • D.

    agregados polidos e concreto seco.

  • E.

    concreto fluido e abatimento elevado.

Comparando pavimentos de concreto de cimento Portland

com e sem acostamentos de concreto, analise as

assertivas, segundo o método da PCA/1984:

I. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

II. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

III. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

IV. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

É correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para o dimensionamento de pavimentos aeroportuários, é necessário conhecer as características das aeronaves solicitantes, para posterior determinação da aeronave de projeto. Dentre estas características, NÃO pode se relacionar:

  • A.

    distância e pressão dos pneus.

  • B.

    tipo da aeronave.

  • C.

    peso máximo estrutural de decolagem.

  • D.

    tipo de trem de pouso.

  • E.

    peso máximo estrutural de aterrissagem.

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à

  • A.

    capacidade insuficiente do sistema de drenagem subsuperficial.

  • B.

    reflexão de trincas de base cimentada em estrutura semi-rígida.

  • C.

    aplicação da massa asfáltica a temperaturas baixas.

  • D.

    compactação insuficiente das camadas subjacentes ao revestimento.

  • E.

    faixa granulométrica do revestimento com excesso de fíler.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...