Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Em um projeto de uma rodovia, o comprimento da tangente exterior a uma curva de concordância circular simples com raio igual a 250m e ângulo central igual a 30º é, em metros, aproximadamente igual a:

  • A.

    67.

  • B.

    144.

  • C.

    250.

  • D.

    275.

  • E.

    325.

Em um projeto de uma rodovia, o grau de uma curva de concordância circular simples correspondente a uma corda que delimita, no eixo da rodovia, um arco cujo comprimento é aproximadamente igual a 0,07854 R é igual a:

  • A.

    3,0º.

  • B.

    4,5º.

  • C.

    6,0º.

  • D.

    7,5º.

  • E.

    9,0º.

Considerando a pavimentação de rodovias e suas patologias, analise a figura abaixo.

A trinca longitudinal e transversal é decorrência de

  • A.

    fadiga do revestimento asfáltico ou da base estabilizada em função da repetição das cargas de tráfego. Uma mistura betuminosa fora das especificações aliada a uma estrutura deficiente pode contribuir para esse dano.

  • B.

    patologia causada pela execução de pavimentos sem a devida ligação entre as juntas, na construção ou demolição de áreas adjacentes, propagação das trincas das camadas inferiores ou contração e dilatação do revestimento devido ao gradiente térmico.

  • C.

    perda de adesão entre o asfalto e o agregado. Esse defeito ocorre por fatores como o uso de agregado contaminado (sujo), execução em condições climáticas desfavoráveis ou, ainda, devido à permanência de umidade na superfície.

  • D.

    má ligação entre o revestimento e a camada subjacente. Misturas pouco estáveis e uma compactação deficiente podem facilitar o escorregamento horizontal da massa pelo tráfego intenso.

  • E.

    problemas construtivos, emprego de materiais de má qualidade, ação do meio ambiente, solicitação intensa do tráfego ou intervenção de concessionárias de serviços públicos.

No projeto de uma rodovia, um aspecto de vital importância diz respeito às condições de visibilidade, de modo que os motoristas possam transitar e efetuar manobras de ultrapassagem em condições aceitáveis de segurança e conforto. Julgue os itens seguintes, que tratam desse tema.

No projeto geométrico de uma estrada, a distância de visibilidade de parada deve considerar fatores como a velocidade do veículo e a inclinação longitudinal da pista de rodagem, entre outros fatores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto de uma rodovia, um aspecto de vital importância diz respeito às condições de visibilidade, de modo que os motoristas possam transitar e efetuar manobras de ultrapassagem em condições aceitáveis de segurança e conforto. Julgue os itens seguintes, que tratam desse tema.

A distância dupla de visibilidade de parada é utilizada no projeto de curvas verticais convexas de concordância.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto de uma rodovia, um aspecto de vital importância diz respeito às condições de visibilidade, de modo que os motoristas possam transitar e efetuar manobras de ultrapassagem em condições aceitáveis de segurança e conforto. Julgue os itens seguintes, que tratam desse tema.

As rodovias federais devem proporcionar visibilidade de ultrapassagem em todo seu percurso, enquanto as rodovias estaduais devem possuir trechos com visibilidade de ultrapassagem a cada 1,5 km.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dado o perfil de uma rua com caimento igual a I=3%, calcule a cota T da tampa de uma boca de lobo a ser executada junto ao meio-fio:

  • A. -10,5 cm
  • B. -15,5 cm
  • C. -15,0 cm
  • D. -10,0 cm
  • E. -20,0 cm

Em relação à inspeção de pontes rodoviárias, considere as afirmativas abaixo.

I. Teste com eletrodo de sulfato de cobre é utilizado para fornecer informações sobre falhas no concreto e posição das barras na armadura, que não podem ser obtidas por meio de testes com ultra-som com laser.

II. Teste de rebound avalia os efeitos da fadiga nas barras da armadura dos elementos de concreto, e pode ser usado em concreto armado convencional ou protendido.

III. Nas articulações Freyssinet e Mesnager, a inspeção deve concentrar-se na verificação de eventuais trincas ou fissuras existentes, em cima e em baixo da seção reduzida, e nas quebras de cantos do concreto.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em estradas e rodovias, o dispositivo denominado dreno horizontal profundo ou dreno sub-horizontal

  • A.

    destina-se à drenagem de grandes áreas, pavimentadas ou não, normalmente usado em série, em sentido oblíquo em relação ao eixo longitudinal da rodovia ou estrada.

  • B.

    é utilizado para a aceleração do processo de adensamento de aterros construídos sobre depósitos de solos compressíveis, espessos e de baixa condição de permeabilidade.

  • C.

    tem por objetivo principal interceptar o fluxo de água subterrânea, por meio do rebaixamento de lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.

  • D.

    tem por objetivo drenar as águas situadas a pequena profundidade do corpo estradal, em que o volume não possa ser drenado pelo dreno "espinha de peixe".

  • E.

    aplica-se à prevenção e à correção de escorregamentos de taludes, nos quais a causa determinante da instabilidade é a elevação do lençol freático ou do nível piezométrico de lençóis confinados.

Um material para ser utilizado na camada da sub-base do pavimento flexível deverá apresentar as seguintes características:

 

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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