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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
O valor do índice de suporte do subleito utilizado para o dimensionamento da obra em questão corresponde à média aritmética entre os valores do índice de suporte devido ao índice de grupo e do índice de suporte califórnia.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
Para compor o número de equivalência de operações do eixo padrão, utiliza-se o volume diário médio de tráfego nos dois sentidos, no ano médio do período de projeto.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
O fator de carga utilizado no referido método é o valor do número que correlaciona o efeito da passagem dos veículos com eixos de cargas variadas com o efeito provocado pela passagem do eixo padrão.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
Dois ou mais eixos, que constituem um conjunto integral de suspensão, são considerados eixos em tandem, se forem atendidas as seguintes condições: qualquer um deles pode, ou não, ser motriz; a distância entre os dois planos verticais paralelos que contêm o centro das rodas deve ser inferior a 2,40 m; em qualquer par de eixos ou conjunto de três eixos em tandem, com quatro pneumáticos em cada eixo e respectivos limites legais de carga de 17 t e 25,5 t, a diferença de peso bruto total entre os eixos mais próximos não pode exceder 1.700 kg.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
Na pavimentação, a distância média de transporte de cada tipo de material escavado e utilizado nas camadas do pavimento em determinado trecho é obtida pela razão entre o somatório dos volumes individuais multiplicados pelas respectivas distâncias médias individuais e o somatório dos volumes individuais.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O comportamento do pavimento sob a ação do tráfego pode ser acompanhado por meio de vistorias e medidas de deflexões, que permitem avaliar a vida útil restante do pavimento.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um sistema de gerência de pavimentos tem como componentes, que devem interagir mutuamente, o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como fatores internos, incluem-se os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas adotadas para a rodovia.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O peso bruto total combinado de veículos de carga, para combinações de veículos articulados com duas unidades do tipo caminhão e reboque e comprimento igual ou inferior a 17,50 m, pode atingir 57 t, como estabelece a legislação, sem provocar concentração excessiva de cargas sobre o pavimento.
Considere as figuras.
As figuras I e II acima indicam, respectivamente, as camadas de um pavimento flexível e rígido. Os números 1, 2 e 4, no pavimento flexível e as letras X e Z no pavimento rígido, são chamadas tecnicamente de
reforço, base, sub-base, placa e reforço.
leito, subleito, sub-base, pavimento e base.
subleito, leito, base, revestimento e subleito.
leito, subleito, base, base e leito.
subleito, reforço do subleito, base, placa e subleito.
O ensaio de Marshall é realizado em uma mistura betuminosa para determinar, além da sua estabilidade,
sua fluência.
sua viscosidade.
o início de pega.
o início de fulgor.
sua resistência ao desgaste.
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