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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O controle de qualidade na execução das obras e o controle de cargas durante a operação de rodovias possibilitam que os empreendimentos rodoviários atinjam a vida útil prevista nos projetos. Considerando o interesse dos órgãos públicos em garantir a qualidade e a durabilidade das rodovias, julgue os itens que se seguem.
Para executar o revestimento em concreto betuminoso usinado a quente, deve-se empregar como ligante o cimento asfáltico de petróleo que é adequado para a região e obter-se grau de compactação acima de 101%.
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O controle de qualidade na execução das obras e o controle de cargas durante a operação de rodovias possibilitam que os empreendimentos rodoviários atinjam a vida útil prevista nos projetos. Considerando o interesse dos órgãos públicos em garantir a qualidade e a durabilidade das rodovias, julgue os itens que se seguem.
Durante a execução das obras de construção de uma rodovia, todos os parâmetros de execução e de materiais devem estar de acordo com as normas da ABNT. No período operacional, em trechos freqüentemente utilizados por veículos com excesso de carga, deve-se buscar a formação de trilhas de rodagem com o objetivo de impedir a fadiga do revestimento.
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Ao se projetar uma rodovia, verificou-se que, em determinado trecho em corte, o material encontrado era rocha estratificada e o lençol freático estava a menos de 1,50 m do subleito.
A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
O trecho em questão deve ser drenado e o material constituinte da camada drenante deve ser bem graduado, apresentando coeficiente de uniformidade maior que 6 para material graúdo e maior que 4 para material miúdo, e coeficiente de curvatura compreendido entre 1 e 3 para ambos.
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Ao se projetar uma rodovia, verificou-se que, em determinado trecho em corte, o material encontrado era rocha estratificada e o lençol freático estava a menos de 1,50 m do subleito.
A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Como o subleito é constituído de rocha estratificada, que é considerada material auto-drenante, e o lençol freático está a profundidade menor que 1,50 m, os trabalhos de drenagem podem ser significativamente simplificados.
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Ao se projetar uma rodovia, verificou-se que, em determinado trecho em corte, o material encontrado era rocha estratificada e o lençol freático estava a menos de 1,50 m do subleito.
A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Para separar do solo a ser drenado a camada de material constituinte do filtro, pode-se usar manta de geotextil impregnada com material betuminoso.
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O diagrama de Bruckner, ilustrado na figura acima, apresenta uma série de propriedades que o tornam um instrumento extremamente versátil no planejamento da terraplenagem. Acerca desse tipo de diagrama, julgue os itens subseqüentes.
A diferença entre as ordenadas de dois pontos do diagrama representa o volume acumulado entre eles.
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O diagrama de Bruckner, ilustrado na figura acima, apresenta uma série de propriedades que o tornam um instrumento extremamente versátil no planejamento da terraplenagem. Acerca desse tipo de diagrama, julgue os itens subseqüentes.
Os pontos máximos e mínimos do diagrama correspondem aos pontos de passagem de corte para aterro e de aterro para corte, respectivamente.
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Um trecho rodovia que liga Brasília a Unaí, pouco tempo após a sua execução, apresentou deslizamento em partes do lado esquerdo do talude de corte, como indicam as áreas recuperadas mostradas na figura I. Depois de concluída a rodovia, o mesmo talude foi revestido com cobertura vegetal, como mostra a figura II.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.
A estabilidade do talude de corte depende do material do subleito da rodovia e da eficiência de drenagem da mesma. Essas podem ter sido as causas do colapso de parte do lado esquerdo do talude de corte mostrado na figura I.
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Um trecho rodovia que liga Brasília a Unaí, pouco tempo após a sua execução, apresentou deslizamento em partes do lado esquerdo do talude de corte, como indicam as áreas recuperadas mostradas na figura I. Depois de concluída a rodovia, o mesmo talude foi revestido com cobertura vegetal, como mostra a figura II.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.
A água coletada em cada canaleta de drenagem instalada nos degraus dos taludes deve ser conduzida por equipamento adequado de drenagem, de forma que a energia acumulada desde a captação até o desaguamento seja dissipada.
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Um trecho rodovia que liga Brasília a Unaí, pouco tempo após a sua execução, apresentou deslizamento em partes do lado esquerdo do talude de corte, como indicam as áreas recuperadas mostradas na figura I. Depois de concluída a rodovia, o mesmo talude foi revestido com cobertura vegetal, como mostra a figura II.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.
O uso de vegetação como revestimento, tanto em taludes de corte quanto em taludes em degraus, tem função paisagística, evita que o solo exposto seja ressecado e perca a sua estabilidade e reduz a velocidade das águas pluviais que descem no talude. Além disso, a vegetação não compromete o sistema de drenagem, o que dispensa a manutenção específica dos elementos deste sistema.
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