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Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Na etapa de alocação de viagens, na modelagem clássica de atribuição de viagens, busca-se definir
as rotas utilizadas entre os pares de zonas de tráfego, para cada modo, e obter os carregamentos.
a divisão modal, na qual as viagens são realizadas entre cada par de zonas.
as quantidades de viagens produzidas e atraídas em cada zona de tráfego.
as relações entre as características das viagens e de uso do solo.
os fluxos interzonais e a relação causal associada às viagens.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Peças sujeitas à flexão devem ter a madeira posicionada de forma que o eixo X ou Y fiquem paralelos ao eixo das cargas de tração.
Em peças estruturais sujeitas exclusivamente à compressão, como pilares, a peça de madeira deve, preferencialmente, ter seu eixo Z paralelo ao eixo das cargas.
Os furos necessários à passagem de parafusos de fixação devem estar, preferencialmente, paralelos ao eixo Z, evitando, assim, o corte desnecessário das fibras da madeira.
Para se criar peças de madeira reforçada, deve-se cortar chapas paralelas ao plano XY, que, então, serão coladas entre si, tomando o cuidado de girar os eixos X e Y a cada camada, a fim de "cruzar" as resistências.
Peças de madeira sujeitas à imersão completa dentro da água estão sujeitas ao dobro do coeficiente de segurança, a fim de garantir que a decomposição pela umidade tenha dificuldade em atingir o cerne da madeira.
A durabilidade de um revestimento em argamassa em uma estrutura de concreto é resultante das propriedades da argamassa no estado endurecido e reflete o desempenho da estrutura ao longo do tempo. Dentre os fatores que prejudicam a durabilidade do revestimento, NÃO se pode citar a
espessura do revestimento.
fissuração da estrutura.
resistência do concreto.
proliferação de microrganismos.
falta de manutenção.
Na elaboração de desenhos utilizando o programa AutoCAD, o comando que copia objetos em sequência, formando composições de linhas e colunas no sentido retangular ou polar, é
MIRROR.
ARRAY.
FIT.
OFFSET.
TRIM.
No projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, área de aproximação é o espaço
sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproximar-se e utilizar o mobiliário ou o elemento com autonomia e segurança.
com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro.
necessário para que uma pessoa utilizando cadeira de rodas possa se posicionar próximo ao mobiliário para o qual necessita transferir-se.
coberto ou descoberto, situado fora dos limites de uma edificação, destinado à circulação de pedestres.
interno ou externo que acomoda grupo de pessoas reunidas para atividade de lazer, cultural, política, social, educacional, religiosa ou para consumo de alimentos e bebidas.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Quando se realiza um estudo de planejamento de transportes em uma grande área urbana, tradicionalmente, na modelagem clássica, os técnicos utilizam etapas sequenciais. Após a fase inicial de inventários dos sistemas de transporte coletivo, sistemas viários e uso do solo, pesquisa domiciliar de O/D (origem/destino), estão, ainda, nesta ordem:
expansão da amostra, geração, alocação, distribuição das viagens e divisão modal.
geração, expansão da amostra, divisão modal, alocação e distribuição das viagens.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, alocação e divisão modal.
geração, expansão da amostra, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Com relação às cargas atuantes na alvenaria estrutural, é correto afirmar:
O número de camadas de vigas existentes dentro das alvenarias estruturais é de, no mínimo, duas e, no máximo, quatro em função direta das ações relacionadas às forças cortantes.
As lajes, em um projeto de alvenaria estrutural; devem ser completamente alto-portantes, capazes de absorver todas as cargas de flexão criadas nas ações de trabalho e/ou cargas acidentais.
As janelas, portas e vãos em geral, que precisem ser criados, devem ser os menores possíveis, pois devem permitir a passagem das barras de aço transversais que compõem um projeto de alvenaria estrutural.
A quantidade de pilares de um projeto de alvenaria estrutural aumenta do centro para fora, tendo a maior quantidade dessas peças na parede externa da edificação, garantindo a resistência às forças de flexão.
Um projeto de alvenaria estrutural é idealizado para que se evitem, ao máximo, mudanças de layout interno, evitando que paredes resistentes às cargas da estrutura sejam retiradas de suas posições iniciais.
O tratamento de fissuras é distinto no caso de fissuras ativas ou passivas. Para o caso de fissuras ativas deverá ser instalado um material que conviva com a patologia, porém, impedindo a sua progressão. Já para as fissuras passivas, o tratamento deve garantir que a fissura seja fechada. A injeção das fissuras é normalmente feita com a utilização de resinas, sendo que a seleção deve contemplar três aspectos: a viscosidade, o módulo de elasticidade e o coeficiente de polimerização do material. É característica da resina poliuretânica a
durabilidade média.
adição de solventes.
baixa aderência ao concreto sob fluxo dágua.
baixa viscosidade.
aplicação apenas em fissuras ativas.
Na elaboração de desenhos utilizando o programa AutoCAD, o comando que constrói linhas que parecem ser feitas a mão, possuindo o formato com que percorremos o cursor de tela na área de trabalho, é
SKETCH.
POLYLINE.
MULTLINE.
RAY.
SPLINE.
Considere as seguintes afirmações sobre as condições de segurança dos elevadores de passageiros utilizados durante a fase de construção de edificações.
I. Nos edifícios em construção com 12 ou mais pavimentos, ou altura equivalente é obrigatória a instalação de, pelo menos, um elevador de passageiros, devendo o seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.
II. Elevador de passageiros deve ser instalado, a partir da execução da 7a laje dos edifícios em construção com 8 ou mais pavimentos, ou altura equivalente, cujo canteiro possua, pelo menos, 30 trabalhadores.
III. É permitido o transporte de cargas no elevador de passageiros.
IV. O elevador de passageiros deve dispor sistema de frenagem automática, a ser acionado em caso de ruptura do cabo de tração ou de interrupção de corrente elétrica.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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