Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As escadas enclausuradas à prova de fumaça das saídas de emergência em edifícios devem ter ingresso por antecâmaras ventiladas, as quais devem ter a abertura de entrada de ar do duto respectivo, situada junto ao piso, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima, em metros quadrados, de

  • A.

    1,20

  • B.

    1,12

  • C.

    0,84

  • D.

    0,60

  • E.

    0,45

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para possibilitar a análise dos movimentos internos à área de pesquisa, em um estudo de planejamento de transportes numa área urbana, faz-se a subdivisão dessa área em

  • A.

    linha de contorno ou cordão externo (cordon-line).

  • B.

    centroides e isócronas.

  • C.

    árvores de caminhos de menor tempo.

  • D.

    zonas de tráfego.

  • E.

    linhas de aferição ou de controle (screen-line).

A combinação dos íons alcalinos ou da hidroxila do cimento com alguns tipos de agregados que possuam certos constituintes silicosos reativos desencadeiam reações expansivas. Essas reações podem durar um grande intervalo de tempo, anos até, e comprometer a durabilidade e a estabilidade da estrutura. Este fenômeno é denominado

  • A.

    reação álcali-agregado.

  • B.

    retração por ionização.

  • C.

    reação sílica-agregado.

  • D.

    retração silicosa.

  • E.

    retração química.

Na periferia da edificação em construção é obrigatória a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais a partir do início dos serviços necessários à concretagem da primeira laje. A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé deve possuir travessões superior e intermediário, instalados com alturas, em metros, respectivamente, de

  • A.

    1,50 e 0,90.

  • B.

    1,40 e 0,80.

  • C.

    1,30 e 0,70.

  • D.

    1,20 e 0,70.

  • E.

    1,10 e 0,60.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Ao se realizar um estudo de planejamento de transportes, em uma grande área urbana, dispondo-se de muitos dados de pesquisas, no qual o cliente do transporte de passageiros tenha muitas alternativas, o técnico deve escolher uma técnica de divisão modal das viagens que permita simular, calibrar e representar melhor a escolha do modo de transporte pelo usuário. Para isso, ele deve utilizar o

  • A.

    Método do Modelo Gravitacional.

  • B.

    Modelo do Fator Uniforme.

  • C.

    Modelo Anterior à Distribuição das Viagens.

  • D.

    Método de Fratar.

  • E.

    Modelo Posterior à Distribuição das Viagens.

Na aplicação das técnicas de execução de lajes de concreto do tipo ALVEOLARES, CONVENCIONAIS, PROTENDIDAS, STEEL DECK e NERVURADAS, é correto afirmar:

  • A.

    Uma laje alveolar é uma laje moldada in loco que, através da incorporação de vazios ou de elementos de massa reduzida e de volumes padronizados, retira carga excessiva de peso próprio da laje, aumentando sua resistência final.

  • B.

    Dentre as muitas vantagens para a construção, as lajes nervuradas destacam-se pela alta qualidade do acabamento da laje, dispensa o escoramento, aumenta a rapidez da construção, é fácil de instalar e executar.

  • C.

    A laje convencional é uma laje do tipo mista, pois depende, para sua construção, de elementos de escoramento, que são considerados como uma segunda estrutura, mesmo que auxiliar e provisória.

  • D.

    As lajes protendidas são soluções importantes para permitir que vãos maiores sejam construídos sem auxílio de pontos intermediários de apoio, visto que, após a protensão, as cargas de momento fletor são contrapostas às cargas da protensão.

  • E.

    O steel deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. O aço serve como forma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.

Sobre as causas da segregação do concreto, considere:

I. A movimentação das formas permite a fuga da nata de cimento por juntas mal vedadas ou fendas.

II. O lançamento do concreto de altura inferior a 1 m causa a separação dos agregados da pasta de cimento.

III. Adensamentos excessivos do concreto causam a migração da pasta de cimento para a superfície, deixando vazios entre os agregados.

IV. Baixa densidade das armaduras em alguns pontos causa o peneiramento do concreto, separando a pasta do agregado.

Está correto o que consta em

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para garantir condições de trabalho que proporcionem o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem possuir

  • A.

    altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.

  • B.

    características de muita conformação na base do assento.

  • C.

    borda frontal com cantos vivos.

  • D.

    encosto com forma reta e plana para proteção da região lombar.

  • E.

    revestimento rígido com leve ondulação côncava central, sem braços laterais, para adequado ajuste dos quadris.

Na elaboração de projetos com o uso de softwares de AutoCAD, os comandos que viabilizam a realização de cópias ordenadas de entidades no sentido retangular ou polar e que possibilitam alterar a posição, isto é, as coordenadas de localização de elementos do projeto são, respectivamente,

  • A.

    pan e regen.

  • B.

    move e copy.

  • C.

    copy e mirror.

  • D.

    array e move.

  • E.

    offset e rotate.

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