Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o recapeamento de uma rodovia, o tanque de óleo diesel de um dos caminhões rompe-se e espalha o líquido por uma área de 20 m2 na pista oposta ao serviço. Imediatamente, a equipe de manutenção joga serragem fina e grossa sobre o derramamento e sinaliza o local para o desvio do tráfego. Tal procedimento, muito comum em rodovias, deve-se ao fato de que
o líquido derramado passa a ser altamente explosivo quando entra em contato com o asfalto, com a adição de enxofre que existe no betume que o compõe, e que pode explodir com qualquer faísca elétrica ou mecânica.
o óleo diesel é altamente corrosivo dos pneus dos veículos, mesmo em contato superficial, facilitando o estouro repentino por conta da alta pressão interna causada pela fricção com o asfalto.
o óleo diesel é solvente do asfalto, tornando-o fraco para suportar o tráfego além de permitir a desagregação de partículas de pedra, que podem ser lançadas sobre os veículos em movimento.
os gases desprendidos do óleo diesel são ricos em enxofre e podem causar asfixia imediata quando inalados pelos motoristas, lançado pelos sistemas de ventilação dos veículos, causando acidentes iminentes.
o óleo diesel é um intenso contaminante do lençol freático e, como possui grande facilidade de se deslocar através do concreto asfáltico, pode chegar rapidamente às camadas aquíferas do solo subjacente ao pavimento.
Considere as afirmações abaixo sobre os materiais betuminosos.
I. São materiais hidrófugos, portanto, utilizados em processos de impermeabilização.
II. Possuem grande sensibilidade à temperatura; amolecem e diminuem a viscosidade com o aumento da temperatura e endurecem com a diminuição da mesma.
III. São materiais quimicamente inertes, portanto, indicados para a utilização sob a forma de revestimento e tintas de proteção.
IV. Ao contrário dos aglomerantes hidráulicos, são praticamente insensíveis às variações higrométricas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
São exemplos de defeitos comuns das pistas pavimentadas:
fendilhamento, exudação, tixotropia e formação de buracos ou panelas.
fendilhamento, imprimadura, exudação e tixotropia.
fendilhamento, imprimadura, formação de buracos ou panelas e oxidação.
oxidação, tixotropia, exudação e borrachudo.
fendilhamento da superfície, exudação, sulcamento e formação de buracos ou panelas.
Tendo em vista a implantação de instalações provisórias, onde a segurança e a higiene devem ser consideradas, são características das instalações sanitárias no canteiro de obras, EXCETO:
ter pé-direito mínimo de 2,50 m.
ter pisos impermeáveis e anti-derrapantes.
situarem-se afastadas do local destinado às refeições.
situarem-se em local de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 100 m do posto de trabalho.
O processo físico-químico, composto por oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção do pH e fluoretação, é aplicado para tratamento de
água captada da superfície.
esgoto de origem industrial.
água de captação subterrânea.
águas servidas em unidade de tratamento anaeróbico.
Considerando-se as condições de pressão máxima e mínima previstas na norma NBR 5626/1992, é correto o que consta em:
Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 200 kPa.
Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) deve estar entre 3 e 5 kPa.
Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve garantir a vazão de projeto e o bom funcionamento das instalações sanitárias, onde a pressão mínima deve ser de 10 kPa. No ponto da caixa de descarga e no ponto da válvula de descarga para bacia sanitária admite se, respectivamente, pressão mínima 5 e 15 kPa.
A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 300 kPa.
Recomenda-se que as tubulações horizontais sejam instaladas em nível, tendo em vista reduzir o risco de formação de bolhas de ar no seu interior e a garantir o alinhamento da rede, fator assegurado pela colocação de calços e guias.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Prover o aglomerante de um material de enchimento relativamente econômico.
II. Prover a massa de partículas adaptadas para resistir às cargas aplicadas, ao desgaste mecânico, à percolação da umidade e ação da intempérie.
III. Reduzir as variações de volume resultantes do processo de pega e endurecimento pela absorção dos excessos de água de amassamento.
Sobre as principais funções dos agregados, é correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considerando o uso de fibras metálicas diretamente à massa do concreto, analise:
I. Em razão da natureza da obra e sua aplicação, o custo do piso de concreto fibro-reforçado, sempre será mais viável economicamente, após uma análise global da mesma.
II. Como não existe a etapa de colocação das armaduras metálicas convencionais, o tempo total de execução da obra e o número de operários necessários para essa tarefa sofre grande redução.
III. Existirá uma economia de espaço na obra, uma vez que não será necessário estocar diversos tipos de malhas ou feixes de aço para as armaduras.
IV. A utilização de fibras em argamassas diversas sempre aumenta a resistência mecânica global das peças curadas e, em especial, o uso de fibras metálicas que aumenta em, pelo menos, 30% a resistência à tração do concreto e 50% a resistência à compressão.
É correto o que se afirma APENAS em:
III e IV.
I e III.
II e III.
I, III e IV.
I, II e III.
Com relação aos blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural, é correto afirmar:
os blocos que apresentem qualquer dimensão igual ou maior a 39 cm podem contar com tolerâncias de ± 4 mm.
são permitidas tolerâncias máximas de ± 2 mm para qualquer dimensão do bloco.
a absorção de água determinada em ensaio não deve ser superior a 5%.
a classe de bloco AD pode ser exposta às intempéries sem revestimento de argamassa.
a classe de bloco BE não pode ficar sujeita às intempéries sem o uso de argamassa de revestimento.
Considerando as propriedades e características dos aditivos para concreto, considere:
I. Os aditivos superplastificantes ou redutores de água, são utilizados para redução da relação águacimento, mantendo a trabalhabilidade desejada ou, mantendo-se essa relação água-cimento, reduzindo a permeabilidade do concreto.
II. Os aditivos expansores, provocam grande expansão do concreto ainda no estado fresco durante a pega, aumentando a aderência e reduzindo a impermeabilidade do mesmo.
III. Aditivos incorporadores de ar provocam o surgimento de minúsculas bolhas esféricas de ar no concreto, uniformemente distribuídas, fator que permite a redução da água de amassamento, melhorando a qualidade do concreto, pois reduz a segregação e aumenta sua trabalhabilidade.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...