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Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:
I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.
II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.
III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.
É correto o que consta APENAS em
II.
I.
I e II.
III.
I e III.
A redução da resistência dos materiais granulares não estabilizados e do solo do subleito, assim como a ocorrência de bombeamento dos finos da base granular dos pavimentos flexíveis pela perda de suporte da fundação, são efeitos danosos na estrutura dos pavimentos causados pela presença de
vegetação nas juntas.
variações climáticas sazonais.
selagem frequentes das trincas.
água livre.
elevação constante do pH da água do lençol freático.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Acerca de serviços de manutenção de obras, é correto concluir:
Manutenção Preditiva − obedece a um plano previamente elaborado, com intervalos de tempo definidos. É ainda adotada em sistemas complexos ou de operação contínua, quando não é possível aplicar a manutenção preventiva.
Manutenção não planejada − é caracterizada por um fluxo constante de serviços simples e padronizados, para os quais somente são necessários equipamentos e pessoal permanentemente disponíveis nas obras.
Manutenção rotineira − é caracterizada por serviços não previstos na manutenção planejada, incluindo a manutenção de emergência, esta caracterizada por serviços que exigem intervenção imediata para permitir a continuidade do uso das obras ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e patrimoniais aos seus usuários.
Manutenção planejada − é caracterizada por serviços cuja realização é organizada antecipadamente, tendo por referência solicitações dos usuários, estimativas de durabilidade esperada dos componentes das obras em uso e relatórios de inspeções periódicas sobre o seu estado de deterioração.
Manutenção Preventiva ou "manutenção sob condição" − é modalidade de manutenção que previne falhas em equipamentos através de acompanhamentos de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua, uma vez que define o momento exato de promover a intervenção.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Instruções: Para responder às questões de números 44 a 46, considere a tabela de valores de referência abaixo, obtida de um banco de dados de engenharia para o cálculo de preços unitários e orçamentos.
O valor correto para o custo, em reais, de mão de obra de 1 m2 de concreto, lançado em uma laje de espessura média de 20 cm, corresponde a
11,50.
21,25.
17,85.
28,25.
10,85.
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Instruções: Para responder às questões de números 44 a 46, considere a tabela de valores de referência abaixo, obtida de um banco de dados de engenharia para o cálculo de preços unitários e orçamentos.
O valor correto para o custo, em reais, de materiais de 1 m2 de concreto, lançado em uma laje de espessura média de 20 cm, equivale a83,33.
201,75.
100,00.
95,55.
123,45.
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Instruções: Para responder às questões de números 44 a 46, considere a tabela de valores de referência abaixo, obtida de um banco de dados de engenharia para o cálculo de preços unitários e orçamentos.
Em conformidade com o conceito de curva ABC, o item mais caro e o item mais barato, em relação ao custo total de materiais e mão de obra de execução de 1 m2 de laje de 20 cm de espessura média, correspondem, respectivamente, aos itens da tabela:5.3 e 5.2.
6.8 e 5.4.
2.1 e 5.4.
2.1 e 6.1.
5.1 e 6.1.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
As lajes nervuradas apresentam atributos de qualidade diferenciada frente às lajes convencionais. Sobre esse assunto, está INCORRETO o que se afirma em:
Essas lajes recebem as ações verticais, perpendiculares à superfície média e as transmitem para os apoios, o que confere à laje o comportamento de placa.
Há um grande índice de eliminação do uso de madeira na obra, podendo-se chegar, até, a 80% de redução.
Na construção das lajes nervuradas são utilizadas fôrmas plásticas estruturadas e reaproveitáveis, escoradas por escoramentos metálicos ao invés de escoramentos de madeira.
Resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto.
A resistência à tração é concentrada na armação de fundo, sendo que as nervuras suportam os esforços de compressão.
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Sobre o recebimento de aço para futuros procedimentos de corte e dobra em canteiro, considere:
I. Exigir relatório de pesagem do veículo antes e após o descarregamento, para que se constate a correlação do peso da carga entregue e o constante em nota fiscal.
II. Receber o aço em feixes amarrados e identificados por etiquetas, que se relacionam com a nota fiscal de entrega.
III. Pintar as pontas dos feixes conferidos com zarcão para evitar a ferrugem, protegendo as pontas das barras com conectores plásticos para evitar acidentes por abrasão.
IV. Exigir feixes de aço com carga máxima igual a 75 kg mesmo que se trate da mesma posição de aço, facilitando a ergonomia de seu carregamento.
São práticas corretas e normatizadas o que se afirma em
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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A utilização do concreto em associação ao aço gerou o concreto armado, largamente utilizado na indústria da construção civil, pois
os elos eletroquímicos entre aço e cimento são derivados da reação álcali-agregados, que geram as pontes químicas de alta resistência.
o aço não sofre corrosão na mistura com o concreto porque a água é totalmente absorvida pelo cimento, impedindo a corrosão do ferro.
a aderência entre os dois materiais deve-se às ligações químicas entre o cimento e o aço que passam a existir após a hidratação do concreto.
os coeficientes de dilatação térmica dos dois materiais são muito próximos permitindo a associação sem risco de ruína.
o ferro reage em sua camada externa com os cristais provenientes da hidratação do cimento, criando uma rede cristalina única entre os dois materiais.
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Considere as afirmativas abaixo.
I. Concreto autoadensável dispensa o uso de vibradores pois sua consistência é suficiente fluída para garantir que a massa preencha toda a armação sem a ocorrência de segregação.
II. Concreto de alto desempenho são aqueles concretos que suportam altas cargas, acima de 80 MPa, pois são desenvolvidos com substâncias que aumentam sua resistência à tração, assemelhando-se às características do aço.
III. Concreto com baixo índice calor de hidratação são aqueles que possuem índices de consumo de cimento entre 400 e 600 kg de cimento por metro cúbico de concreto, associado a baixos índices de água, entre 0,40 e 0,50 litros por quilo de cimento.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
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