Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No controle tecnológico do concreto, devem-se executar ensaios para a determinação do teor de ar do concreto fresco, o que pode ser realizado pelo Método Pressométrico. Assim, o ensaio para determinação de ar e concreto fresco pelo método pressométrico é adequado para concretos preparados com

  • A.

    agregados leves.

  • B.

    agregados normais e pesados.

  • C.

    agregados porosos.

  • D.

    finos de mineração e argila expandida.

  • E.

    escórias de alto-forno resfriados por meio de ar forçado.

Considere as afirmações abaixo sobre o revestimento com argamassa de cal e areia.

I. A argamassa utilizada para o revestimento denominado grosso é composta de cal e areia, em partes proporcionais de, por exemplo, 1:3.

II. A parede a ser revestida deve previamente ser umedecida para que haja aderência entre a argamassa e o tijolo. Caso a argamassa seja lançada sobre o tijolo completamente seco, este absorverá repentinamente a água existente na argamassa, a qual se desprenderá.

III. O revestimento de uma parede é iniciado por intermédio de guias, as quais são faixas verticais que servem de referência para prumo e alinhamento do revestimento.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I, II e III.

O ensaio de abatimento do tronco de cone ou slump test, realizado frequentemente com o concreto fresco, possui a finalidade de determinar

  • A.

    o índice de vazios do concreto.

  • B.

    a consistência do concreto fresco.

  • C.

    o grau de impermeabilidade do concreto.

  • D.

    a resistência característica à compressão do concreto.

  • E.

    o fator água/cimento.

Uma argamassa de revestimento será preparada com traço 1:2:6 (cimento:cal:areia) em massa de materiais secos.

O traço em volume da argamassa é

  • A.

    1:2:4,5

  • B.

    1:5:1,5

  • C.

    1:4:4

  • D.

    2:4:1,33

  • E.

    4:2:9

A drenagem de pavimentos, em que o tubo é colocado no anterior da vala com os furos voltados para baixo, é utilizada

  • A.

    na presença de fibras naturais ou sintéticas.

  • B.

    sempre que há cortes em rochas com material de enchimento do dreno.

  • C.

    quando existe grande quantidade de água no corte.

  • D.

    quando o aspecto estético aumenta a área permeável do local.

  • E.

    em situações em que a argila é transportada em suspensão.

Para a execução de uma obra foi especificado o traço em massa de 1:2,5:3:0,5 (cimento, areia, brita e água) com agregados secos, para ser produzido na própria obra. Admitindo ser desprezível o volume de vazios com ar do concreto fresco adensado o volume de concreto é considerado o somatório dos volumes dos sólidos dos materiais constituintes mais o volume da água. O volume de areia seca necessária para a produção de 1,125 m3 de concreto é, em m3,

Dados:

− Cimento: massa específica dos sólidos = 3,2 g/cm3;

− Areia: massa específica dos sólidos = 2,5 g/cm3;

− Brita: massa específica dos sólidos = 3,0 g/cm3;

− Massa específica aparente da areia seca = 1.600 kg/m3.

  • A.

    0,625

  • B.

    1,25

  • C.

    1,75

  • D.

    2,25

  • E.

    2,50

Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:

  • A.

    retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.

  • B.

    aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.

  • C.

    formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.

  • D.

    plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.

  • E.

    fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.

Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:

  • A.

    Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.

  • B.

    Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).

  • C.

    Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.

  • D.

    Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.

  • E.

    Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.

Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:

  • A.

    É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.

  • B.

    Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.

  • C.

    A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.

  • D.

    O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.

  • E.

    As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.

Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:

  • A.

    Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.

  • B.

    Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.

  • C.

    As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.

  • D.

    Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.

  • E.

    O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.

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