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No controle tecnológico do concreto, devem-se executar ensaios para a determinação do teor de ar do concreto fresco, o que pode ser realizado pelo Método Pressométrico. Assim, o ensaio para determinação de ar e concreto fresco pelo método pressométrico é adequado para concretos preparados com
agregados leves.
agregados normais e pesados.
agregados porosos.
finos de mineração e argila expandida.
escórias de alto-forno resfriados por meio de ar forçado.
Considere as afirmações abaixo sobre o revestimento com argamassa de cal e areia.
I. A argamassa utilizada para o revestimento denominado grosso é composta de cal e areia, em partes proporcionais de, por exemplo, 1:3.
II. A parede a ser revestida deve previamente ser umedecida para que haja aderência entre a argamassa e o tijolo. Caso a argamassa seja lançada sobre o tijolo completamente seco, este absorverá repentinamente a água existente na argamassa, a qual se desprenderá.
III. O revestimento de uma parede é iniciado por intermédio de guias, as quais são faixas verticais que servem de referência para prumo e alinhamento do revestimento.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
I e III.
I, II e III.
O ensaio de abatimento do tronco de cone ou slump test, realizado frequentemente com o concreto fresco, possui a finalidade de determinar
o índice de vazios do concreto.
a consistência do concreto fresco.
o grau de impermeabilidade do concreto.
a resistência característica à compressão do concreto.
o fator água/cimento.
Uma argamassa de revestimento será preparada com traço 1:2:6 (cimento:cal:areia) em massa de materiais secos.
O traço em volume da argamassa é
1:2:4,5
1:5:1,5
1:4:4
2:4:1,33
4:2:9
A drenagem de pavimentos, em que o tubo é colocado no anterior da vala com os furos voltados para baixo, é utilizada
na presença de fibras naturais ou sintéticas.
sempre que há cortes em rochas com material de enchimento do dreno.
quando existe grande quantidade de água no corte.
quando o aspecto estético aumenta a área permeável do local.
em situações em que a argila é transportada em suspensão.
Para a execução de uma obra foi especificado o traço em massa de 1:2,5:3:0,5 (cimento, areia, brita e água) com agregados secos, para ser produzido na própria obra. Admitindo ser desprezível o volume de vazios com ar do concreto fresco adensado o volume de concreto é considerado o somatório dos volumes dos sólidos dos materiais constituintes mais o volume da água. O volume de areia seca necessária para a produção de 1,125 m3 de concreto é, em m3,
Dados:
− Cimento: massa específica dos sólidos = 3,2 g/cm3;
− Areia: massa específica dos sólidos = 2,5 g/cm3;
− Brita: massa específica dos sólidos = 3,0 g/cm3;
− Massa específica aparente da areia seca = 1.600 kg/m3.
0,625
1,25
1,75
2,25
2,50
Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:
retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.
aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.
formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.
plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.
fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.
Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:
Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.
Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).
Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.
Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.
Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.
Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:
É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.
Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.
A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.
O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.
As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.
Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:
Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.
Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.
As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.
Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.
O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.
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