Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Sobre o uso do aço na construção civil, é INCORRETO afirmar:
o CA-50 é o mais utilizado por ser dúctil, suportar alta concentração de carga e aderir bem ao concreto, em razão das nervuras que impedem que o vergalhão gire dentro do concreto.
pela norma, os vergalhões de aço são vendidos nas classes CA-35, CA-50 e CA-60, classificação esta definida pelas características mecânicas do aço.
os vergalhões também podem ser classificados pela bitola e/ou diâmetro nominal.
se a barra tiver valores de massa linear menores do que o mínimo especificado na norma, sua área de seção será diminuída e, portanto, sua resistência mecânica será comprometida.
o CA-50 deve obrigatoriamente, por norma, possuir marcação de bitola em relevo.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Considere a viga apresentada na figura.
As reações verticais nos apoios A e B são, respectivamente,
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Para uma barra de seção circular, com 3 metros de comprimento, tracionada axialmente, foi medida a deformação axial de 0,003 mm/mm, por um extensômetro colado na barra. O alongamento total da barra esperado, em mm, é
9,0.
7,5.
6,0.
3,0.
1,5.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Para o dimensionamento no estado limite último de uma seção transversal constante de uma peça de concreto armado submetida à flexão simples, os valores máximos de encurtamento do concreto, do alongamento máximo da armadura tracionada e da tensão limite de compressão no concreto são, respectivamente,
3,50, 10 e 0,85 fcd.
2,00, 10 e fcd.
2,27, 10 e 0,85 fcd.
3,50, 10 e fcd.
2,00, 10 e 0,85 fcd.
De acordo com as recomendações de uso e manutenção das esquadrias metálicas, está correto o que consta em:
Deve ser dada especial atenção ao acúmulo de pó, poeira e outros resíduos decorrentes de lixamento ou pintura de paredes, forros ou revestimento de gesso, nos perfis inferiores, que podem acarretar danos à superfície dos perfis, além de entupimento das caixas de dreno.
As janelas maxim-ar oferecem menos risco em relação a ventos fortes. Porém, quando não totalmente travadas ou na posição semi-aberta, a resistência do conjunto fica comprometida, haja vista que a contra-força à ação de rajadas e ventos é obtida pelo encaixe dos perfis verticais, que se complementam estruturalmente.
Deve-se manter as caixas de dreno e os orifícios de drenagem, assim como os trilhos inferiores, sempre bem lubrificados com vaselina ou óleo lubrificante, a fim de evitar o travamento e a oxidação, causas de prováveis vazamentos de água para o interior do ambiente.
As janelas e portas de correr devem ser objeto de especial atenção quando abertas em presença de ventanias, devendo ser fechadas e travadas com o auxílio de seu fecho central, já que rajadas de ventos ascendentes que ocorrem pelas fachadas em direção ao topo da edificação podem abrir e desprender a folha de sua estrutura de fixação, arremessando-a contra objetos e pessoas.
Deve-se utilizar máquinas de alta pressão, com o jato da água sendo aplicado diretamente nas partes calafetadas com silicone ou outro material, a fim de que se mantenham íntegros, limpos e preservados os elementos protetores contra infiltrações.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Para a emenda de pilares nas estruturas de aço de andares múltiplos com mais de 70 metros de altura, considerando uma ligação por contato, devem ser usados
soldas ou parafusos de baixa resistência com protensão inicial.
apenas parafusos de alta resistência com protensão inicial.
apenas parafusos de alta resistência sem protensão inicial.
soldas ou parafusos de alta resistência com protensão inicial.
apenas parafusos de baixa resistência com protensão inicial.
No processo de revestimento com placas cerâmicas, um dos fatores importantes é a execução do rejuntamento, onde deve ser observado:
o momento certo para a limpeza das juntas é quando estas ficam opacas, ou seja, quando o material já tiver perdido sua plasticidade mas ainda não endureceu. A limpeza prematura pode provocar a remoção parcial do rejunte e uma limpeza tardia obrigará a uma ação agressiva, podendo causar a deterioração irreversível da superfície cerâmica.
as juntas e a superfície das peças assentadas devem ser limpas enquanto a argamassa ainda estiver fresca, ou seja, até 48 horas após o término do assentamento, mantendo-se os espaçadores para que as dimensões das juntas sejam preservadas.
a cura perfeita do rejunte se dá após 12 dias, nos quais, nos primeiros 8 dias, recomenda-se mantê-lo sempre úmido.
a superfície impermeável da cerâmica se associa à estabilidade do rejuntamento, evitando a contaminação por substâncias tóxicas ou outro fluido, mas ficando suscetível à ação de vapores, que alteram a estabilidade de cores e tonalidades dos revestimentos cerâmicos, principalmente quando se utilizam argamassas colantes de uso externo.
as juntas de assentamento regulam o desenvolvimento de tensões entre as peças cerâmicas. O pouco espaçamento pode causar quebras e até mesmo o desprendimento do revestimento, razão pela qual a largura mínima dessas deve ser de 2 mm.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
As ligações mecânicas de peças de madeira podem ser feitas por meio de pinos metálicos. As ligações com 2 ou 3 pinos metálicos são consideradas
rígidas ou deformáveis e o seu emprego é exclusivamente em estruturas isostáticas.
deformáveis e o seu emprego é exclusivamente em estruturas isostáticas.
rígidas e o seu emprego é exclusivamente em estruturas hiperestáticas.
deformáveis e o seu emprego é exclusivamente em estruturas hiperestáticas.
rígidas e o seu emprego é exclusivamente em estruturas isostáticas.
Sobre envelhecimento e deterioração do concreto, diz-se dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura, aqueles que sofrem:
retração hidráulica nas superfícies horizontais de coberturas, pátios e estacionamentos, decorrente de exposição à chuva de ambientes predominantemente secos.
lixiviação por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas, que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento.
reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.
expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado.
despassivação por carbonatação decorrente da ação do gás carbônico da atmosfera e por elevado teor de íon cloro.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Considere o resultado da prova de carga do pilar abaixo.
Admitindo que o recalque estrutural admissível seja de 15 mm, pode-se afirmar que o projeto de estaqueamento do pilar com carga de 1.800 kN da figura está
correto, pois a carga admissível é menor que 120 kN.
errado, pois a carga admissível será de 500 kN.
errado, pois a carga admissível será de 1.000 kN.
correto, pois a carga admissível é de 450 kN.
correto, pois a carga admissível é de 900 kN.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...