Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Produção e Egenharia Industrial - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O controle de qualidade proporciona melhorias aos processos nos aspectos econômicos, de eficiência, de produtividade e de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
O controle de qualidade tem como objetivo separar itens bons dos ruins no processo fabril.
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O controle de qualidade proporciona melhorias aos processos nos aspectos econômicos, de eficiência, de produtividade e de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
O controle de qualidade enfatiza a detecção de defeitos com o propósito de retrabalhá-los antes de entregar o produto ao cliente.
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O controle de qualidade proporciona melhorias aos processos nos aspectos econômicos, de eficiência, de produtividade e de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
As ferramentas do controle de qualidade incluem o controle estatístico de processos, que é uma ferramenta de monitoramento e controle, visando garantir que as especificações previamente definidas das variáveis sejam atendidas.
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O controle de qualidade proporciona melhorias aos processos nos aspectos econômicos, de eficiência, de produtividade e de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Pode-se dizer que um processo que opera apenas com fontes aleatórias de variações está sob controle estatístico.
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A empresa Alfa fabrica um componente eletrônico de um televisor. A taxa de produção do componente é de 100 peças por dia, ao custo de R$ 20,00 por unidade. Conforme inspecionado, constatou-se que o processo gera 85% de peças boas e 15% não conformes. Dos 15% de peças não conformes, 60% são retrabalhadas e 40% são refugadas; o custo para retrabalho é de R$ 4,00 por peça.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Após o retrabalho, a empresa produz 94 peças boas por dia.
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A empresa Alfa fabrica um componente eletrônico de um televisor. A taxa de produção do componente é de 100 peças por dia, ao custo de R$ 20,00 por unidade. Conforme inspecionado, constatou-se que o processo gera 85% de peças boas e 15% não conformes. Dos 15% de peças não conformes, 60% são retrabalhadas e 40% são refugadas; o custo para retrabalho é de R$ 4,00 por peça.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Se, após adotar o controle estatístico de processo, a empresa reduzir a variabilidade e o número de peças não conformes cair para 5%, mantendo-se em 60% a quantidade de peças não conformes que serão retrabalhadas e em 40%, a de peças refugadas, então o custo de fabricação por peça boa produzida passará a ser igual ou superior a R$ 20,00 e inferior a R$ 21,00, desde que mantido o mesmo custo de retrabalho.
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Tendo em vista que os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas internas e externas, e considerando o fato de que as empresas têm grande dificuldade em contabilizar seus custos de má qualidade no processo produtivo, julgue os itens seguintes.
Os custos de prevenção estão relacionados com a checagem de problemas ou erros durante e após a confecção do produto, tais como atividades de inspeção e adoção de planos de amostragem.
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Tendo em vista que os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas internas e externas, e considerando o fato de que as empresas têm grande dificuldade em contabilizar seus custos de má qualidade no processo produtivo, julgue os itens seguintes.
Os custos de falhas externas se referem aos erros detectados no momento em que os produtos são expedidos para o cliente, tais como retrabalho de produtos, refugo de matéria-prima e produtos e custos de garantia.
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Tendo em vista que os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas internas e externas, e considerando o fato de que as empresas têm grande dificuldade em contabilizar seus custos de má qualidade no processo produtivo, julgue os itens seguintes.
Os custos de falhas internas se referem aos erros detectados pelo cliente, tais como comprometimento da imagem da empresa e tempo de produção perdido em razão de erros.
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Tendo em vista que os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas internas e externas, e considerando o fato de que as empresas têm grande dificuldade em contabilizar seus custos de má qualidade no processo produtivo, julgue os itens seguintes.
O modelo tradicional dos custos da qualidade assume que os custos da qualidade são conhecidos e mensuráveis, mas os custos das falhas são bastante subestimados por serem difíceis de serem quantificados.
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