Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2011

Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à engenharia reversa, afirma-se que

  • A.

    consiste em projetar o canal de retorno do produto ao seu ponto de fabricação.

  • B.

    consiste em recolher o produto para corrigir eventuais falhas de fabricação.

  • C.

    é baseada no retorno do produto para reciclagem.

  • D.

    busca analisar, cuidadosamente, um produto, se necessário desmontando-o, para entender como foi produzido.

  • E.

    estuda formas de operar um produto em sentido contrário ao projetado inicialmente.

Uma boa estratégia de manutenção e de confiabilidade garante o desempenho da empresa e seus investimentos. Nessa perspectiva, confiabilidade é a(o)

  • A.

    realização de inspeções de rotina e a conservação de equipamentos em bom estado.

  • B.

    correção dos problemas logo que eles aconteçam para evitar paradas longas na produção.

  • C.

    adoção de técnicas de manutenção preventiva para evitar que as falhas aconteçam.

  • D.

    probabilidade de que um componente, máquina ou produto funcionará adequadamente por um certo tempo e sob as condições estabelecidas.

  • E.

    risco de um equipamento ou produto apresentarem falhas sob condições imprevisíveis.

Os sistemas de informação possuem papel importante na operacionalização de estratégias de baixo custo e de diferenciação em diversas empresas. Sobre a participação dos sistemas de informação nos processos estratégicos, considere as afirmativas abaixo.

I - Em uma estratégia de baixo custo, as tecnologias de fabricação devem ser de fácil utilização e associadas à constante busca de redução dos custos associados aos processos produtivos.

II - Sistemas descentralizados de compra sempre reduzem os custos com aquisição de suprimentos.

III - Deve haver a sincronização entre a logística de recebimentos das matérias-primas e os processos de produção da empresa, a fim de estabelecer uma estratégia de diferenciação.

IV - Em uma estratégia de diferenciação, maior exatidão e rapidez de resposta no processamento de pedidos são fundamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A ISO 9001:2008 estabelece quatro grupos de atividades básicas, que são exigidas de um sistema de qualidade: medição e monitoramento; controle de produto não conforme; análise de dados; e melhorias. São requisitos essenciais de cada uma dessas atividades, EXCETO o de

  • A.

    pesquisa da satisfação do cliente.

  • B.

    realização de auditorias internas e externas.

  • C.

    autorização do uso de produto não conforme, ou ainda, sua liberação ou aceitação, sob concessão por parte de uma autoridade pertinente e, dependendo do caso, pelo cliente.

  • D.

    inclusão de informações referentes aos fornecedores na análise de dados.

  • E.

    realização de ações preventivas para eliminação de não conformidades potenciais.

Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)

  • A.

    Balanced Scorecard.

  • B.

    Gerenciamento por Diretrizes.

  • C.

    Benchmarking.

  • D.

    Reengenharia.

  • E.

    Produção Enxuta.

  • A.

    lançar um novo produto, pois apresenta o melhor resultado potencial.

  • B.

    lançar uma campanha publicitária, pois se identificou, para cada estratégia possível, o estado da natureza que conduzirá ao resultado menos desfavorável.

  • C.

    lançar uma promoção de vendas, pois apresentou a maior média ponderada entre o pior e melhor resultado potencial.

  • D.

    praticar uma política de baixa de preços, pois se efetuou uma média aritmética simples dos resultados esperados.

  • E.

    praticar uma política de baixa de preços, pois se identificou, para cada um dos estados da natureza, a estratégia mais favorável para que, então, se determinasse o quanto deixaria de ganhar.

No transporte de produtos perigosos, existem parâmetros que devem ser seguidos. A Portaria no 204, de 1997, que tomou como base um livro da ONU conhecido como Orange Book, normatiza a forma de operacionalizar o transporte, a embalagem e a armazenagem de produtos perigosos. Segundo a referida Portaria, os gases inflamáveis são enquadrados na classe

  • A.

    9

  • B.

    7

  • C.

    5

  • D.

    4

  • E.

    2

O planejamento de pessoal é utilizado para se ajustar a capacidade da empresa de atender a demanda. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Contratar pessoal extra durante os períodos de alta demanda, dispensando-o quando a demanda reduzir-se, é uma estratégia para ajustar a capacidade, mesmo que isso incorra em custos mais altos para a empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de pessoal é utilizado para se ajustar a capacidade da empresa de atender a demanda. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A capacidade pode ser ajustada mediante contratação de pessoal em tempo parcial, a fim de promover alocação de pessoas para trabalhar em turnos após o expediente normal de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de pessoal é utilizado para se ajustar a capacidade da empresa de atender a demanda. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A subcontratação é uma estratégia que pode ser utilizada pela empresa para ajustar a capacidade. O atendimento aos níveis de qualidade deve ficar totalmente vinculado à empresa contratada, de modo que a empresa contratante fique isenta de qualquer problema de qualidade que ocorra no processo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...