Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em diversas situações, o analista da área de tecnologia da informação se depara com a tarefa de análise e redesenho de processos empresariais. São técnicas que auxiliam o trabalho do analista, EXCETO a de
fluxogramação de processos
elaboração de manuais de procedimentos
desenvolvimento de formulários
gerenciamento das negociações com a direção
levantamento das informações sobre o processo
Suponha que uma empresa está estudando implantar o programa Seis Sigma no setor de distribuição, sendo que o tempo de entrega dos serviços voltados às empresas de comércio eletrônico, certamente será um dos projetos prioritários. No estudo de viabilidade de implantação do programa, analisou-se a entrega postada na cidade de São Paulo, remetida ao município do Rio de Janeiro. Verificou-se que, para essa hipótese, o tempo médio das entregas é de, aproximadamente, 36 horas, com desvio padrão de 4 horas. Para caracterizar se o referido processo encontra-se de acordo com os parâmetros do Seis Sigma, a ferramenta mais indicada será o(a)
Programa 5S
Diagrama de Pareto
Mapeamento de Processos
Análise de Capacidade
Análise de Conformidade
Os sistemas de informações gerenciais são utilizados nos processos de tomada de decisões gerenciais das organizações. Nessa situação, os sistemas de informação têm, em sua estrutura básica, EXCETO o(s)
processamento de dados
controle das informações
objetivos estabelecidos pela organização
padrões de qualidade das informações desejadas
Uma empresa instituiu um programa de qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos. Uma das grandes vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e processos às normas da International Organization for Standardization (ISO). Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem, contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de
realização periódica de auditorias externas.
determinação de métodos para obtenção e uso de informações relativas à percepção do cliente sobre o atendimento da organização em relação a seus requisitos.
validação de quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente.
planejamento e implementação dos processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria, para assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade.
elaboração e disponibilização de um manual da qualidade que preveja o escopo do sistema de gestão da qualidade, os procedimentos documentados estabelecidos para esse sistema, assim como uma descrição da interação entre os processos do referido sistema.
Atestar a conformidade de um produto, serviço, sistema ou processo significa afirmar que
é o mais viável do ponto de vista econômico-industrial.
é qualitativamente superior a outros congêneres não avaliados ofertados no mercado.
atende a requisitos mínimos estabelecidos em norma ou regulamento técnico.
atende aos requisitos mais rigorosos de uma norma ou regulamento técnico.
possui índice de falhas ou não conformidades igual a zero.
Uma das características marcantes do programa Seis Sigma é
adotar uma abordagem segmentada e individualizada.
valer-se, exclusivamente, de ferramentas estatísticas como critério de avaliação e priorização de projetos.
estar voltado à alteração e construção de uma cultura organizacional de melhoria contínua, sem, necessariamente, estar vinculado a um objetivo imediato ou a projetos em execução.
conjugar ferramentas estatísticas e não estatísticas, com uma integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos resultados da empresa.
ser especialmente eficaz em processos produtivos que utilizam uma análise de capabilidade, como ocorre em indústrias com linhas de produção em massa, sendo de pouca valia para processos em que não se aplica tal análise, como no setor de serviços.
O gerenciamento por diretrizes (hoshin kanri) consiste, sinteticamente, no alinhamento de uma empresa a seus objetivos estratégicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I - A gestão por diretrizes prescinde do planejamento operacional e não engloba mecanismos de controle.
II - O gerenciamento por diretrizes pode resultar em muitas lacunas ou superposições, estimulando apenas otimizações locais, tendo em vista que as diretrizes se desdobram em grupos organizados verticalmente, e não através dos processos.
III - Os diagramas de causa e efeito, de relações, de Pareto e de correlações são ferramentas úteis para explicitar diretrizes, a partir dos macroindicadores selecionados.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
I e II
I e III
II e III
Uma empresa possui um órgão responsável por pesquisas e estudos. Esse órgão visa a assessorar a administração estratégica, estabelecer políticas e diretrizes gerais para a empresa, com a participação das demais gerências setoriais, definindo sua linha de produtos, o nível de lucratividade esperado, os mercados a serem atendidos e os impactos dos ambientes internos e externos sobre a empresa. Essas atribuições descritas são características da Gerência
institucional
de projetos
de serviços
de processos organizacionais
dos processos e métodos de trabalho
Robert Kaplan e David Norton desenvolveram, nos anos 90, o Balanced Scorecard. Trata-se de um modelo de sistema de medição de desempenho ou, como preferem os autores, de um sistema de gestão estratégica que se estrutura em quatro perspectivas básicas, agregando outros enfoques às metodologias tradicionais, centradas somente no aspecto financeiro. As quatro perspectivas em que se estrutura o Balanced Scorecard são:
Laboral; Clientes; Processos Internos; Treinamento
Laboral; Processos Externos; Fornecedores; Aprendizado e Crescimento Organizacional
Financeira; Clientes; Processos Externos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
Financeira; Fornecedores; Clientes; Processos Internos
sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, dois trabalhos atrasarão em relação ao programado.
sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, quatro trabalhos atrasarão em relação ao programado.
sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo de processamento de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo programado para a entrega de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
sendo os trabalhos sequenciados de forma aleatória, o número de trabalhos em atraso sofrerá alteração pouco significativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...