Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2012

Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Somente I é verdadeira.
  • B. Somente III é verdadeira.
  • C. Somente II é verdadeira.
  • D. Somente I e II são verdadeiras.
  • E. Somente II e III são verdadeiras.

A respeito da qualidade de software, assinale a única opção correta.

  • A. A qualidade de software é uma atividade conduzida exclusivamente sobre o código-fonte (software), já que um códigofonte sem defeitos (bugs) garante um software de qualidade.
  • B. Reusabilidade é um conceito de projeto de software orientado a objetos e em nada se relaciona com a qualidade do software gerado.
  • C. A usabilidade é um fator de qualidade de software que somente pode ser medido indiretamente.
  • D. Qualidade de software é uma atividade essencialmente subjetiva. Isso explica por que, até o presente, inexistem métricas objetivas para aferi-la, seja direta ou indiretamente.
  • E. O MTBF (Mean Time Between Failure – Tempo Médio Entre Falhas) é um dado estatístico e, por isso, não pode ser utilizado para avaliar a qualidade de um software.

Julgue as afirmações a seguir e marque a opção correta.

  • A. O ciclo de vida clássico (modelo cascata pura) é um modelo em que a validação de cada etapa recai exclusivamente sobre a equipe do projeto, pelo caráter técnico das atividades, cabendo ao cliente somente a validação do produto final.
  • B. O ciclo de vida clássico (modelo cascata pura) caracteriza-se por ser incremental e iterativo.
  • C. Um modelo em papel que retrata a interação homem-máquina de uma forma que capacita o usuário a entender as interações que existirão no software não pode ser considerado um protótipo.
  • D. No modelo espiral, a prototipação sempre é utilizada no Planejamento, para permitir que riscos sejam identificados.
  • E. O modelo espiral conjuga um caráter sistemático, como o modelo cascata, com uma estrutura iterativa. Essa estrutura é o diferencial que o torna mais realista que o modelo cascata.

Um projetista de software está desenhando um editor de texto cujo foco é a segurança; por isso o sistema está planejado da seguinte forma: a interface gráfica de usuário, com todos os recursos interativos de edição, pode ser instalada em qualquer máquina com acesso de rede ao servidor da empresa. Todavia, o usuário não tem qualquer controle sobre o salvamento do arquivo que está editando. Todos os arquivos são sempre salvos, através de um canal criptografado e autenticado no servidor da empresa, de forma que os empregados podem trabalhar, mas não levar (e, por conseguinte, roubar) os arquivos. O editor permite que sejam incluídos objetos (imagens, figuras, sons, vídeo, ...) no corpo do texto, assim como permitem que partes do texto ou objetos nele inseridos sejam restritos para alguns usuários. Esse controle envolve a possibilidade de ver, copiar e editar. Com isso, o projetista se depara com dois problemas principais: primeiro, ele precisa controlar o acesso ao arquivo e a partes e objetos dentro do arquivo, e segundo, o texto do arquivo deve ser exibido tão rápido quanto possível, de forma que os objetos (vídeos, sons, etc.) não sejam carregados até que isso se faça necessário, para não atrasar a exibição do texto. Além disso, não há porque carregar objetos pesados que se encontram em páginas que não estejam sendo exibidas. Tais objetos podem ter sua criação postergada. Em face dessa situação, o design pattern que deve ser utilizado para que estes problemas sejam adequadamente solucionados é

  • A. Decorator.
  • B. Singleton.
  • C. Visitor.
  • D. Proxy.
  • E. Strategy.

  • A. A função F é executada 7 vezes para o cálculo de F ( 5 ).
  • B. A função F é uma função recursiva, e o resultado de F ( 12 ) é 144.
  • C. A função F é uma função não recursiva, e o resultado de F ( 8 ) é 21.
  • D. A função F ( n ) é sempre executada 2n vezes, para n maior ou igual a 3.
  • E. O resultado de F ( -5 ) é -5.

  • A. A substituição, no algoritmo em questão, da instrução “senão” na linha 11 por uma instrução “se 2 * x = n e n != 0” não alterará a saída do algoritmo para a chamada “par_impar (4)”.
  • B. O algoritmo está errado, pois, para a chamada “par_impar (-4)”, ele não imprimirá “par”.
  • C. O algoritmo está errado, pois, como as instruções condicionais das linhas 5, 7 e 9 não estão encadeadas com “senão”, o algoritmo imprimirá: ímpar, ímpar, zero, quando “n” for igual a zero.
  • D. A cláusula condicional completa das linhas 9 a 11 se for trocada com a da linha 5; a chamada “par_impar (1)” continuará imprimindo a mesma saída de antes.
  • E.

  • A. ok , 23.
  • B. ok, 104.
  • C. ok , ok, 23.
  • D. ok, ok, 104.
  • E. O algoritmo ficará preso no laço de repetição imprimido “ok” sem nunca chegar a linha 12.

Sejam as definições a seguir:

I) especifica o intervalo de cardinalidade que uma entidade pode assumir.

II) propriedade nomeada de uma classe que descreve um intervalo de valores que as instâncias da propriedade podem apresentar.

As definições I e II dizem respeito, respectivamente, a

  • A. atributo e multiplicidade.
  • B. multiplicidade e operações.
  • C. atributo e métodos.
  • D. operações e métodos.
  • E. multiplicidade e atributo.

Sobre o processo de levantamento de requisitos e os requisitos em si, é correto afirmar-se que

  • A. um requisito deve ser verificável ou mensurável.
  • B. os requisitos devem especificar “o que” deve ser feito e “como” será feito.
  • C. todos os requisitos são obtidos antes do início do projeto da solução do problema. A partir desse ponto, nenhum novo requisito pode ser adicionado.
  • D. um stakeholder é um indivíduo ou qualquer entidade que seja responsável por conduzir o processo de levantamento de requisitos.
  • E. os requisitos jamais devem ser particionados sob pena de perda de generalidade.

Sobre a técnica de pipelining, assinale a opção correta.

  • A. O tempo de um ciclo de clock deve ser igual ao tempo de execução da operação mais rápida, para que haja ganho na execução das instruções em um pipeline.
  • B. A execução em um pipeline de duas instruções, em que a segunda depende do resultado da primeira, dá origem a uma situação chamada hazard estrutural.
  • C. Pipeline stall é uma técnica utilizada quando a execução de uma instrução no pipeline precisa ser retardada.
  • D. Um pipeline com n estágios é sempre n vezes mais rápido que uma execução de ciclo único.
  • E. A técnica de forwarding é incompatível com o uso de pipelines.
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