Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2012

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O controle de qualidade deve verificar todo o processo de produção (CP), inclusive o controle de recebimento (CR), sendo correto afirmar que:

  • A. No CR de um produto ou serviço, o que é controlado é o produtor, e o tipo de inspeção é contínua.
  • B. No CP de um produto ou serviço, o que é controlado é o produtor, e o tipo de inspeção é discreta.
  • C. No CR de um produto ou serviço, o que é controlado é o produto, e o tipo de inspeção é intermitente.
  • D. No CR o tipo de controle é a conformidade, e o agente controlador é o produtor.
  • E. No CP o tipo de controle é a conformidade, e o agente controlador é o contratante.

No âmbito de um projeto de Qualidade Total na fabricação de chips, alguns conceitos devem ser considerados, podendo-se citar:

1) A qualidade é um conceito vago que só pode ser aferido quando tem o controle de produção aferido por amostragem de 100% das peças fabricadas.

2) A qualidade de um chip necessita de pelo menos 50% de inspeção na linha de produção.

3) A qualidade de um chip é medida pelos indicadores de produtividade.

Que se pode dizer sobre esses três conceitos?

  • A. Todos os conceitos estão certos.
  • B. Todos os conceitos estão errados.
  • C. Somente o conceito 1 está certo.
  • D. Somente o conceito 2 está certo.
  • E. Somente o conceito 3 está certo.

Os princípios da Qualidade Total de indústria de componentes eletrônicos devem atender aos requisitos de:

1) Aperfeiçoamento contínuo face aos avanços tecnológicos, com a renovação dos costumes e das mudanças das reais necessidades dos clientes.

2) Disseminação de informações que visa uma transparência de informações dentro da empresa, de modo a suprir lacunas de informação.

3) Gerência participativa com a cultura de participação e passar as informações necessárias aos funcionários.

Que se pode dizer sobre esses três requisitos?

  • A. Somente os requisitos 2 e 3 estão certos.
  • B. Todos os requisitos estão errados.
  • C. Somente o requisito 1 está certo.
  • D. Todos os requisitos estão certos.
  • E. Somente o requisito 2 está certo.

O êxito do Sistema da Gestão da Qualidade é uma responsabilidade da alta administração da empresa, que ao pretender implantar a Qualidade Total (QT) deve buscar:

1) Compreender as consequências práticas do alinhamento de sua empresa aos fatores chave da QT.

2) Criar condições internas para a implantação da QT, em especial perante aos sócios da empresa.

3) Explicitar seu compromisso perante a organização e informar continuamente todos os funcionários sobre o desenvolvimento do processo.

Quantas dessas ações estão corretas?

  • A. Somente as duas primeiras.
  • B. Nenhuma delas está certa.
  • C. Somente a primeira.
  • D. Somente a segunda.
  • E. Todas estão certas.

Num empreendimento de fabricação de componentes eletrônicos ao se buscar a implantação de um sistema de Qualidade Total alguns conceitos devem ser considerados, sendo correto afirmar que:

  • A. A Qualidade Total está vinculada ao modo de produção e custo da produção.
  • B. A dispersão de informações dentro da empresa não contribui para o êxito do sistema de Qualidade Total.
  • C. A inspeção dos produtos ou processos é a única variável que pode garantir a Qualidade Total.
  • D. Os avanços tecnológicos e as mudanças das reais necessidades dos clientes são requisitos a serem atendidos pelo sistema da Qualidade Total.
  • E. A qualidade do produto e a produtividade são conceitos análogos num projeto de Qualidade Total, e estão intimamente relacionadas.

A demonstração de que os requisitos especificados para um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo foram atendidos é comprovada pela Avaliação de Conformidade, cabendo afirmar que:

1) A Avaliação da Qualidade deve atender preocupações sociais, sem tornar-se um ônus para a produção.

2) A Avaliação da Qualidade pode ser definida como “qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente, o atendimento a requisitos aplicáveis”.

3) A Avaliação da Qualidade é um “exame sistemático do grau de atendimento por parte de um produto, processo ou serviço a requisitos especificados”.

Marque a opção certa.

  • A. Todas as afirmativas estão certas.
  • B. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • C. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 2 estão certas.
  • E. Somente a afirmativa 3 está certa.

Em relação à Garantia da Qualidade, fazem-se três afirmações:

1) O controle da qualidade trata das técnicas operacionais e atividades empregadas para o acompanhamento da qualidade e dos custos operacionais que visam comprovar que a qualidade foi alcançada no período de um ano.

2) O manual da qualidade é um documento no qual se estabelece apenas a auditoria da qualidade da empresa.

3) O plano da qualidade é um documento que descreve apenas a viabilidade de obter a qualidade para uma determinada obra ou projeto.

Que se pode dizer sobre elas?

  • A. Todas as afirmativas estão erradas.
  • B. Todas as afirmativas estão certas.
  • C. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • D. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • E. Somente a afirmativa 3 está certa.

Os princípios da Qualidade Total de uma empresa que fabrica componentes eletrônicos devem propiciar:

1) A delegação de responsabilidades a elementos mais próximo da ação a ser executada, para que o poder de decisão fique mais próximo dessa ação.

2) A gerência de processos em conjunto com o conceito de cadeia cliente-fornecedor, que desmantela empecilhos entre as áreas da empresa e provoca a integração de setores.

3) A participação mais efetiva, a maior colaboração e iniciativa dos funcionários, que é função do desenvolvimento de recursos humanos por meio de cursos, treinamento, palestras, etc.

Marque a resposta certa.

  • A. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 2 estão certas.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 3 estão certas.
  • E. Todas as afirmativas estão certas.

O processo de produção de um componente eletrônico está sob um sistema de controle de qualidade que aborda todo esse processo, sendo correta a seguinte afirmação sobre o controle de produção (CP).

  • A. O tipo de inspeção é intermitente e discreto.
  • B. O agente de controle é o contratante que solicitou o produto.
  • C. O tipo de controle é a conformidade do produto.
  • D. O agente de controle é o comprador do produto.
  • E. O que é controlado é o processo.

No controle por atributos num sistema de controle e garantia da qualidade das especificações de produtos para um empreendimento da indústria eletrônica, podem ser detectados os seguintes defeitos: 1) Os que impedem funcionamento do serviço ou do componente eletrônico e são denominados defeitos críticos. 2) Os principais são os que podem impedir o funcionamento do componente a curto ou longo prazo, sem serem caracterizados como defeitos críticos. 3) Os secundários são os que não impedem o funcionamento do componente, mas não permitem que esse cumpra totalmente os requisitos especificados. Quantos desses defeitos estão corretamente indicados?

  • A. Todos os três.
  • B. Somente o primeiro.
  • C. Somente o segundo.
  • D. Somente o terceiro.
  • E. Somente os dois últimos.
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