Lista completa de Questões sobre Propagação e antenas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Telecomunicações - Propagação e antenas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos à propagação do som em ambientes fechados.
De um modo geral, são instaladas no teto de teatros placas refletivas, com diferentes inclinações e distâncias, para que as ondas sonoras provenientes do emissor reflitam nessas placas e cheguem ao público de forma equilibrada e simultânea, com intervalos inferiores a 20 ms. Esse efeito é consequência do denominado efeito Haas, que permite ao ouvinte identificar a posição aparente do emissor e, ainda, evita a presença de sons desencontrados.
Engenharia de Telecomunicações - Propagação e antenas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos à propagação do som em ambientes fechados.
Define-se meio propagador como o suporte que possibilita a propagação das ondas sonoras. Os obstáculos, apesar de interagirem com as ondas sonoras, não alteram as suas características. O uso de paredes refletivas não paralelas, um tipo de obstáculo, permite evitar efeitos indesejáveis, como o flutter echo.
Engenharia de Telecomunicações - Propagação e antenas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de antenas e propagação, julgue os itens subsequentes.
O sombreamento, que consiste na obstrução do sinal por obstáculos de grande porte, é, tipicamente, caracterizado como uma atenuação do sinal adicional à perda de percurso. Em escala linear, a atenuação é modelada como uma variável aleatória normal.
A estação CHARLIE está no raio de alcance da estação BETA, mas fora do raio de alcance da estação ALFA. Com base no protocolo de acesso ao meio (MAC) no modo distribuído (DCF- Distributed Coordination Function) do padrão IEEE 802.11, considere os dados abaixo.
I - A estação ALFA transmite dados para a estação BETA, enviando, inicialmente, um quadro de controle, a fim de solicitar permissão para enviar o quadro de dados. A estação BETA recebe essa solicitação e decide conceder a permissão, enviando de volta, para a estação ALFA, um quadro de controle. II - Após a recepção do quadro de controle, a estação ALFA envia seu quadro de dados. Por fim, a estação BETA enviará um quadro de controle, após receber de forma correta os quadros de dados enviados pela estação ALFA, dentro de um espaçamento de tempo. III - A estação CHARLIE não consegue receber o quadro de controle enviado da estação ALFA para a BETA, porém recebe o quadro de controle enviado da estação BETA para a ALFA. Ao detectar esse quadro, a estação CHARLIE consegue determinar o tempo que irá durar a transmissão na qual a estação BETA está participando, carregando essa informação em um contador interno o qual impede que ela possa utilizar o canal durante esta transmissão. O quadro de controle enviado pela estação BETA em I, o espaçamento de tempo utilizado pela estação BETA em II e o contador interno mencionado em III são, respectivamente:Em uma rede DWDM, o sinal ótico percorre 60 km de fibra e atravessa 4 conectores até chegar ao fotodetetor, cuja sensibilidade é de −20 dBm. Sabendo-se que a atenuação produzida pela fibra é de 0,25 dB/km, que a perda por conector é de 0,5 dB, e que se deseja uma margem de segurança de 3 dB no enlace, a potência do transmissor LASER, em mW, deve ser, no mínimo, igual a
0,5
1
2
5
10
Um determinado enlace de comunicações é implementado de duas formas diferentes: na primeira, o enlace apresenta uma distância 2D entre o transmissor e o receptor, e opera numa frequência f; na segunda, a distância entre o transmissor e o receptor é D, e a nova frequência empregada vale 2f. Nesse contexto, a atenuação em espaço livre sofrida pelo sinal, durante a propagação, será
maior na primeira implementação, pois a distância do enlace é maior.
maior na primeira implementação, pois a frequência é menor.
igual em ambas implementações.
menor na primeira implementação, pois a distância do enlace é maior.
menor na primeira implementação, pois a frequência é menor.
utilizam, na sua camada física, a transmissão do tipo Frequency Hopping (Salto de Frequência) para mitigar o efeito de desvanecimento de multipercurso.
quando quer transmitir, simplesmente transmite em um instante de tempo aleatório e independente de ocupação do canal, e, caso um quadro de reconhecimento de transmissão não seja recebido, o quadro original é retransmitido.
pode começar a transmitir apenas no início de um slot, aleatoriamente escolhido, independente de ocupação do canal, e, caso um quadro de reconhecimento de transmissão não seja recebido, o quadro original é retransmitido.
ouça primeiro o meio de transmissão, e, se este estiver livre, ele estará autorizado a realizar a transmissão.
só transmita quando interrogado pelo nó central em uma ordem preestabelecida na inicialização da rede.
tenha um slot de tempo à sua disposição para transmissão, reservado pelo sistema, e só dispute o meio de transmissão uma vez, quando entrar pela primeira vez na rede.
Quando um nó de uma arquitetura SIP envia para outro nó uma requisição invocando um método, ele espera como resposta um código numérico de três dígitos, que pode ser enquadrado numa destas seis categorias: informação, sucesso, redireção, falha, erro e disponibilidade. Nesse código de resposta, o valor do primeiro algarismo, que denota uma resposta de erro, é
1
2
3
4
5
A representação da forma de onda de uma sequência binária é realizada, geralmente, por meio de um código de linha. Alguns dos códigos mais conhecidos são: BRZ (Bipolar Return-to-zero), Manchester, NRZ (Nonreturn-to-zero), On-Off e RZ (Return-to-zero). Seja X uma sequência binária, cuja quantidade de dígitos 1 (nível lógico positivo) é maior do que a quantidade de dígitos 0 (nível lógico negativo). Desses códigos de linha, o que gera uma forma de onda referente à sequência X com nível DC igual a zero, é
BRZ.
Manchester.
NRZ.
On-Off.
RZ.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...