Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O efeito da cavitação em bombas centrífugas é causado por
A conexão de um gerador síncrono ao sistema elétrico e, conseqüentemente, o seu funcionamento, depende essencialmente de duas etapas principais. Na primeira etapa, o gerador deve ser sincronizado ao sistema elétrico. E, em uma segunda etapa, ele toma carga (potência ativa) até o estado de regime permanente. Nesse estado, supõese que a potência ativa prevista em despacho e a tensão terminal tenham sido ajustadas de acordo com valores de referência. A respeito dessas informações, assinale a opção correta.
A potência ativa, durante a tomada de carga do gerador, até atingir o estado de regime permanente, deve ser igual à potência reativa que o gerador fornece ao sistema.
Sempre que o gerador estiver sincronizado ao sistema, ele funciona fornecendo a potência nominal à rede elétrica interligada.
Considere que o gerador seja de uma usina hidrelétrica a reservatório. A partir do instante em que o gerador é sincronizado e a potência ativa atinge o valor demandado pelo sistema, o conduto forçado que leva água à turbina deve ser fechado adequadamente, pois, a partir desse instante, a turbina receberá água somente pelo distribuidor.
Todo gerador sincronizado ao sistema gera uma freqüência elétrica que é diferente da freqüência de operação do sistema elétrico ao qual ele se conectou, porque, em geral, os geradores têm número de pólos diferentes.
A potência reativa no gerador é necessária para manter os campos elétricos e magnéticos, associados, respectivamente, à tensão e a corrente elétrica que ocorrem no gerador.
Considere que um gerador síncrono foi adequadamente ajustado para operar temporariamente como compensador síncrono. Nessa situação, o gerador
funciona como se fosse um capacitor.
opera sempre com tensão nominal.
opera com fator de potência unitário.
pode funcionar sincronizado ao sistema, permanentemente, com freqüência inferior a 58 Hz, caso o sistema tenha freqüência nominal igual a 60 Hz.
quase que gera ou absorve somente potência reativa.
Uma usina hidrelétrica a reservatório tem geradores síncronos que são, normalmente, sincronizados a um sistema interligado. A fim de que cada gerador síncrono possa funcionar dentro dos limites apropriados e em um ponto de operação estável, é necessário atuar convenientemente sobre os mecanismos de controle da potência mecânica de entrada e sobre a regulação de tensão da máquina. O controle da potência mecânica de entrada é feito atuando-se no(a)
sistema de excitação.
estabilizador de sistemas de potência (ESP).
regulador de velocidade.
sinal de referência da tensão terminal do gerador.
chaminé de equilíbrio do sistema que conduz a água para as turbinas.
Um motor de indução trifásico de 5 cv, 380 V, 60 Hz, 8 pólos, escorregamento de 5%, rendimento de 85% e fator de potência 0,7 absorve a plena carga uma corrente de, em ampère, aproximadamente:
8,1
9,4
10,7
12,0
13,3
Utilize as informações que se seguem para responder às questões 24 e 25.
Considere que a figura abaixo mostra, aproximadamente, o esboço da curva de capabilidade (também conhecida como curva de capacidade) de uma unidade geradora
síncrona do tipo hidráulica.
Marque, dentro dos parênteses, a seqüência correta de números associados à indicação das partes representativas da curva de capabilidade do gerador síncrono.
( ) Limite de aquecimento dos enrolamentos do estator.
( ) Limite de aquecimento dos enrolamentos do rotor.
( ) Limite prático de estabilidade.
( ) Limite de potência da turbina.
A seqüência correta de marcações é
I – III – IV – II.
I – IV – II – III.
III – II – I – IV.
III – I – IV – II.
II – IV – I – III.
Utilize as informações que se seguem para responder às questões 24 e 25.
Considere que a figura abaixo mostra, aproximadamente, o esboço da curva de capabilidade (também conhecida como curva de capacidade) de uma unidade geradora
síncrona do tipo hidráulica.
Considere que o gerador funcione no ponto de operação indicado por X, interno à curva de capabilidade. Com relação a essa situação operativa, o gerador não está funcionando
com potência inferior à nominal.
absorvendo potência reativa.
subexcitado.
em situação de fator de potência nulo.
em situação de fator de potência capacitivo.
A respeito da manutenção em geradores síncronos, não constitui um tipo de teste para essa finalidade, o(a)
I. teste para detectar as condições de isolação dos enrolamentos do estator.
II. localização de descargas parciais em ranhura de um enrolamento do estator.
III. detecção de espiras em curto-circuito nos pólos.
IV. detecção de ruptura ou falha na isolação entre laminações do núcleo magnético.
A quantidade de itens certos é igual a
zero.
1.
2.
3.
4.
Em um motor monofásico de fase auxiliar de seis terminais de acesso, um enrolamento principal está conectado aos terminais 1 e 2, o outro enrolamento principal está conectado aos terminais 3 e 4 e o enrolamento auxiliar está conectado aos terminais 5 e 6. Ele pode operar em 110 V ou 220 V, dependendo do modo como os terminais de acesso são interligados entre si e com a rede elétrica. Analise as afirmações seguintes, em relação ao esquema descrito:
I. O enrolamento auxiliar atua apenas durante a partida do motor.
II. O enrolamento auxiliar atua tanto durante a partida quanto durante o desligamento do motor.
III. O sentido de rotação do rotor pode ser mudado invertendo-se a polaridade de um dos enrolamentos principais.
IV. O sentido de rotação do rotor pode ser mudado invertendo-se a polaridade do enrolamento auxiliar.
V. Para operar em 110 V, os enrolamentos principais devem estar ligados em série e para operar em 220 V devem estar ligados em paralelo.
VI. Para operar em 110 V, os enrolamentos principais devem estar ligados em paralelo e para operar em 220 V devem estar ligados em série.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
I, III e VI.
I, IV e VI.
II, III e V.
II, IV e V.
Um motor elétrico é composto por um sistema de transmissão por correia. O diâmetro da polia motora (conectada ao rotor) é 250 mm e o da polia movida é 100 mm. Para que a polia movida gire com 3 000 rpm, a velocidade do rotor deve ser
600 rpm.
1 200 rpm.
3 000 rpm.
6 000 rpm.
7 500 rpm.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...