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O grau de proteção de motores elétricos é dado pelas letras IP seguidas por dois algarismos. O segundo algarismo indica o grau de proteção contra
a perda de fluxo magnético dos enrolamentos do motor.
o vazamento de óleo dos mancais do rotor.
o contato acidental de dedos ou mãos no interior do motor.
a penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor.
a penetração de água no interior do motor.
Um motor de indução trifásico tem os enrolamentos conectados em triângulo e é alimentado por uma rede trifásica com tensão de linha de 220 V. Mudando os enrolamentos para conexão estrela e alterando-se para 380 V a tensão da linha, cada enrolamento será submetido a
uma tensão excessiva de 380 V, mas como a corrente é a mesma, o motor apenas aumentará a velocidade do rotor.
uma tensão de 380 V, mas como a corrente será a metade da anterior, o motor apenas reduzirá a velocidade do rotor.
uma tensão excessiva de 380 V e, conseqüentemente, a uma sobrecorrente, podendo danificar o motor.
mesma tensão de 220 V e operará normalmente.
metade da tensão de linha, isto é, 190 V, de modo que a rotação do motor reduzirá na mesma proporção.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
A denominação e a função do dispositivo RT são, respectivamente, relé
térmico e proteção.
térmico e controle de velocidade.
de tempo e controle de conjugado de partida.
de tempo com retardo na ligação e controle de torque.
de tempo com retardo na ligação e proteção.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
Os dispositivos que têm como função ligar o motor e fazer a auto-retenção são, respectivamente,
S1 e S2.
S1 e C.
S2 e C.
S2 e S1.
C e S2.
O grau de proteção dos motores elétricos é indicado pelas letras IP seguidas de dois algarismos, sendo que o primeiro algarismo indica a proteção contra
penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor e contato acidental.
penetração de água no interior do motor.
faiscamento das escovas do motor.
aquecimento do motor.
vazamento de óleo dos mancais do rotor.
Um motor trifásico com 9 terminais de acesso possui os enrolamentos de cada fase divididos em duas bobinas. A figura I ilustra um tipo de conexão possível e a respectiva tensão de alimentação e a figura II ilustra outro tipo de conexão, sem a indicação da tensão de alimentação.
Para que a tensão em cada bobina não se altere, a tensão de alimentação no esquema da figura II deve ser de
110 V
127 V
220 V
380 V
880 V
O texto e as figuras abaixo referem-se às questões de números 46 e 47.
Analisando o circuito de acionamento, é INCORRETO afirmar:
As chaves S1 e S2 são do tipo sem retenção.
O contato C do contator faz a função de auto-retenção.
Para acionar o motor, a chave S1 deve ser acionada manualmente.
Para parar o motor, a chave S2 deve ser acionada manualmente.
Considere uma máquina CC sendo utilizada em aplicações de velocidade variável. Quando a fonte de tensão que alimenta a armadura é substituída por uma resistência, a máquina entra no modo de operação:
de frenagem dinâmica.
de frenagem regenerativa.
de plugueamento.
como gerador.
como motor.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Um transformador monofásico de dois enrolamentos a óleo isolante, 60 Hz, 200 kVA, 15 kV / 400 V, R% = 3% e X% = 9%, foi conectado a dois outros transformadores idênticos a ele na constituição de um banco trifásico Dy5. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.
Um transformador trifásico Yd1 poderia ser utilizado em paralelo com o banco trifásico de transformadores, desde que as tensões nominais do transformador fossem iguais às correspondentes tensões nominais do banco.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Um motor síncrono trifásico de 100 HP, 60 Hz, 4 pólos, 380 V e com conexão em delta, e três motores de indução trifásicos de rotor em gaiola de 100 HP cada um, 60 Hz, 6 pólos e 380 V, são alimentados por um único quadro elétrico com tensão nominal de linha igual a 380 V. Todos os motores operam a plena carga com rendimento igual a 85% e fator de potência igual a 0,80, e os motores de indução operam com escorregamento igual a 3%. O motor síncrono utiliza uma gaiola de esquilo auxiliar para partir, enquanto os motores de indução utilizam a partida estrela-triângulo. O motor síncrono parte sempre que é acionado manualmente, já os motores de indução partem automática e simultaneamente, em horários predeterminados. Considerando 1 HP = 746 W, julgue os itens que se seguem, relativos a essa situação.
O rotor do motor síncrono gira a 1.800 rpm, enquanto os rotores dos motores de indução giram a 1.164 rpm.
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