Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma das formas de se classificar o gerador de corrente contínua é quanto ao tipo de ligação de seu enrolamento de campo. Em relação ao gerador em que o enrolamento de campo está em série com o enrolamento de armadura, assinale a opção correta.
Somente sofrerá reação da armadura se alimentar cargas com baixo fator de potência indutivo.
Apresenta escorregamento superior ao motor com ligação do enrolamento de campo em paralelo com a armadura.
Apresenta impedância de eixo direto igual ao dobro da impedância de eixo em quadratura.
Deve partir sempre em vazio, sem carga.
Possui enrolamento de campo com poucas espiras e com condutor de maior seção nominal, quando comparado com o utilizado, de forma equivalente, na ligação em paralelo.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao acionamento de motores elétricos, julgue os itens a seguir.
Uma forma de reduzir a corrente de partida de um motor de indução trifásico consiste em reduzir a tensão na partida, utilizando-se uma chave compensadora que aplique 80% da tensão nominal, por exemplo. A vantagem da aplicação da chave compensadora é que o conjugado de partida do motor de indução trifásico não é afetado pela redução da tensão.
diodo.
indutor.
capacitor.
LDR.
resistor.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um transformador real pode ser modelado, por um circuito elétrico equivalente, como a conexão de um transformador ideal acrescido de componentes em série e em paralelo, representando os desvios em relação às condições ideais. Acerca de transformadores, assinale a opção correta.
Uma característica que deve ser considerada na representação de um transformador real é a hipótese da resistividade do cobre ser infinita.
Uma característica que deve ser considerada na representação de um transformador real é a hipótese da permeabilidade do material ferromagnético ser nula.
O efeito da corrente de magnetização em um transformador real pode ser representado, no circuito elétrico equivalente, por uma indutância que fica em paralelo com uma resistência que, por sua vez, é utilizada para representar o efeito das perdas ativas no material ferromagnético.
As perdas no material ferromagnético podem ser representadas corretamente, no circuito elétrico equivalente de um transformador real, como uma resistência conectada em série com a indutância de dispersão.
Em um transformador ideal, as quantidades de espiras nos enrolamentos primário e secundário são sempre iguais. Nos transformadores reais, a quantidade de espiras do enrolamento primário é sempre muito menor que a do enrolamento secundário.
1.500
1.540
1.650
1.750
1.800
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo, com seis terminais acessíveis, possui tensão nominal igual a 220 V na situação em que seus enrolamentos são conectados em triângulo. Deseja-se conectá-lo a uma rede elétrica trifásica, em que a tensão nominal de linha é de 380 V e que a partida do motor seja efetuada por meio de chave estrela-triângulo. Nesse caso, é correto afirmar que
o enrolamento do motor deve ser inicialmente conectado em triângulo, e posteriormente em estrela, para que possa partir com corrente reduzida.
estando os enrolamentos conectados em estrela, a tensão aplicada a cada enrolamento será igual a 380 V.
estando os enrolamentos conectados em triângulo, a tensão aplicada a cada enrolamento será igual a 220 V.
a chave de partida estrela-triângulo não se aplica nessa situação.
é necessário retificar a tensão da rede CA para que a chave estrela-triângulo possa alimentar adequadamente o enrolamento alojado no rotor do motor de indução.
Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.
Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter adiferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.
inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.
magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.
tensão nula nos terminais da chave S.
repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.
5V
12V
22V
31V
37V
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um gerador trifásico simétrico e balanceado, conectado em estrela, alimenta uma impedância trifásica equilibrada, com fator de potência indutivo, também conectada em estrela. VA foi o valor medido entre a tensão da fase A e o condutor neutro, IA foi o valor medido da corrente no condutor da fase A. Com base nessa situação, assinale a opção correta.
O módulo do fasor de tensão da fase B depende se o gerador está operando na sequência direta ou na inversa.
Os fasores de tensão e de corrente das fases B e C são iguais aos respectivos fasores de tensão e de corrente medidos na fase A.
A potência ativa trifásica, P, na carga, é expressa por P = 3VAIA.
Se a mesma impedância fosse conectada em triângulo, ao invés de estrela, mantendo-se a ligação do gerador inalterada, uma maior potência seria exigida da fonte.
Se fosse conectado um condutor neutro entre o gerador e a carga, a corrente que fluiria pelo neutro seria superior a 10% da corrente medida na fase A.
Um motor elétrico de indução trifásico de 4 polos, 60 Hz e 380 V consome no rotor 120 kW a 3 Hz. Nessa condição, a velocidade do rotor, em rpm, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...