Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
0,025.
0,050.
0,250.
0,500.
5,000.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Esse acionamento elétrico visa exclusivamente permitir a redução da corrente de partida do motor de indução trifásico.
Sempre que a contatora K1 for acionada, o motor fica conectado em estrela. Por outro lado, quando a contatora K2 for acionada, os enrolamentos são reconfigurados para a ligação em triângulo.
A contatora K2 opera como selo da contatora K1, para se evitar que K2 seja desligada após o comando para operar o motor.
As contatoras K1 e K2 devem ser acionadas simultaneamente.
O diagrama do circuito visa permitir que o motor de indução trifásico gire tanto no sentido horário como no anti-horário.
O método de partida de motores elétricos é diferente para cada tipo de motor utilizado e deve ser corretamente empregado para que não prejudique o sistema elétrico e o próprio motor.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Para a partida de um motor de corrente contínua é necessário que o campo de excitação seja nulo, devendo primeiramente ser energizado o enrolamento da armadura sem energizar o enrolamento de campo.
II - Em motores de indução, o método de partida estrela- -triângulo é utilizado para obter um maior torque de partida do motor.
III - O motor síncrono não possui torque de partida, devendo ser adotados métodos auxiliares para a partida, tais como a utilização de motor auxiliar, de conversor eletrônico ou da gaiola de amortecimento da máquina.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
I e III
1.680
2.078
2.404
5.040
6.235
Para que um motor de indução possa operar em uma ampla faixa de velocidade com um torque constante, ele deve ser acionado por um(a)
soft-starter
inversor de frequência
chave compensadora
chave série-paralelo
chave estrela-triângulo
1,39
6,28
12,56
96,28
120,00
Um motor de indução de oito polos é alimentado por uma rede elétrica cuja frequência é de 50 Hz. O motor aciona uma carga, e sua velocidade de rotação é constante e igual a 705 rpm.
O valor do escorregamento do rotor desse motor é3,7%
4,0%
5,3%
6,0%
6,4%
Em uma instalação industrial, ocorreu um dano em um motor assíncrono, queimando por completo o enrolamento. É necessário efetuar o rebobinamento do mesmo de acordo com as características originais. Para isso, estão disponíveis alguns dados do fabricante: 3 fases, 1800 rpm, 60 Hz, e são enumeradas 36 ranhuras. Sendo assim, o número de polos (P), o número de ranhuras por polo e por fase (RF), e o passo normal da bobina (PB) são iguais a
10
15
20
25
30
Em uma indústria, todos os motores de indução foram substituídos por motores de potências mais elevadas, mais especificamente, duas vezes maiores do que as dos motores originais.
Considerando-se que os motores originais operavam próximos de suas especificações nominais e que a carga de cada um permaneceu a mesma, observe as afirmações a seguir.
I - A eficiência energética da indústria aumentou com o aumento da potência dos motores de indução.
PORQUE
II - Motores de indução operando em uma potência muito abaixo da nominal têm um baixo fator de potência.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas são falsas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...