Questões sobre Máquinas Elétricas

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Considerando o sistema elétrico do motor nos sistemas de bombeamento, deve-se ficar atento para as variações de tensão acima da nominal e o balanceamento das tensões, já que o desequilíbrio de tensões contribui para

  • A.

    redução do conjugado para a carga, aumento dos vazamentos e favorecimento de operação com velocidades elevadas.

  • B.

    ocorrência de desgastes excessivos dos componentes internos das bombas, insuficiência na lubrificação dos mancais de rolamento e prejuízo na adoção de rotinas de limpeza.

  • C.

    solicitação de uma vazão menor, aumento do consumo de energia do ventilador e tensionamento excessivo das correias.

  • D.

    aumento das perdas, gerando correntes com valores excessivos, elevação de temperatura e redução da vida útil do motor.

  • E.

    aumento da rugosidade da parede interna das tubulações, geração de altas temperaturas na captação do ar e ocorrência de vibrações nas caixas dos mancais.

Cabe ao profissional de manutenção elétrica promover reparos em motores elétricos. Para verificar a existência de falha no rotor do motor são utilizados dois tipos métodos conhecidos como:

  • A.

    método de modificação de tensão e teste do desequilíbrio de tensões.

  • B.

    teste das duas fases e teste com indutor eletromagnético.

  • C.

    ensaio de atrito de rolamento e teste da dupla vedação de borracha.

  • D.

    teste das soldas defeituosas nas conexões e método da equalização da quantidade de espiras.

  • E.

    método da recirculação de corrente elétrica e ensaio Split-Phase.

  • A. aceleração rotórica
  • B. a duas velocidades Dahlander
  • C. três velocidades através de comutação polar
  • D. estrela triângulo com reversão sequencial
  • E. chave compensadora por autotransformador com reversão no sentido de rotação

Quanto à relação de transformação, os transformadores podem ser classificados em:

  • A.

    contínuo, elevador e permanente.

  • B.

    primário, secundário e rebaixador.

  • C.

    secundário, isolador e primário.

  • D.

    elevador, rebaixador e isolador.

  • E.

    isolador, contínuo e primário.

  • A. I - o conjugado varia de forma senoidal com a rotação.
  • B. II - o conjugado varia inversamente com a rotação.
  • C. III - o conjugado varia com o quadrado da rotação.
  • D. IV - o conjugado varia linearmente com a rotação.
  • E. V - o conjugado é constante, independente da rotação.

Em um transformador, o enrolamento primário recebe tensão de uma determinada fonte, porém o enrolamento secundário não apresenta tensão, de maneira que a carga ligada a ele não recebe corrente elétrica. Desligando-se a carga e a fonte, um ohmímetro é ligado no enrolamento secundário para que seja verificada a situação desse transformador.

Se o ohmímetro indicar leitura de resistência infinita, significa que o(s) enrolamento(s)

  • A.

    primário está em curto.

  • B.

    primário está aberto.

  • C.

    secundário está em curto.

  • D.

    secundário está aberto.

  • E.

    primário e secundário estão em curto.

  • A.

    núcleo ferrite.

  • B.

    núcleo de ar.

  • C.

    blindado.

  • D.

    com ímã móvel.

  • E.

    variável.

Um motor de indução trifásico de 4 polos funciona sob frequência de 60 Hz. Se o escorregamento a plena carga apresenta valor de 5%, a frequência de tensão induzida no rotor no instante de partida e a frequência de tensão induzida no rotor a plena carga, em Hz, são, respectivamente,

  • A. 60 e 3
  • B. 30 e 6
  • C. 15 e 12
  • D. 7,5 e 24
  • E. 3 e 48

A partida de motores trifásicos de potência elevada pode ocorrer através de chaves compensadoras ou de chaves estáticas (softstarter).

Com relação a esses dispositivos, verifica-se que na chave

  • A.

    estática, o motor opera em carga elevada (baixo fator de potência), minimizando as perdas de potência reativa.

  • B.

    compensadora, apenas um transformador com várias derivações, se destina à regulagem do processo de partida.

  • C.

    compensadora, a comutação da derivação de tensão reduzida para a tensão de suprimento não acarreta elevação da corrente.

  • D.

    estática se ajusta a tensão de partida num valor Vp muito superior a tensão nominal.

  • E.

    estática, o motor opera em carga média (fator de potência médio) otimizando o ponto de operação e minimizando o ganho de potência ativa.

Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se

  • A.

    secar o motor quando seu enrolamento for contaminado por excessiva umidade, com temperatura de aquecimento superior a 90 °C, se medida por meio de termômetro, ou de 100 °C quando medida por sensor de temperatura.

  • B.

    substituir o isolamento do motor e o rotor nos casos em que este apenas apresentar redução de sua resistência de isolamento.

  • C.

    dar preferência ao emprego de "sopro" para remoção de impurezas nos enrolamentos ao uso de limpeza por sucção, para que se elimine a possibilidade de danificar as bobinas.

  • D.

    aplicar calor a uma temperatura de cerca de 15 °C acima da temperatura ambiente para prevenir contra a absorção de umidade pelo motor, nos períodos prolongados de utilização, que favorecem a absorção de umidade, reduzindo a resistência de isolamento.

  • E.

    utilizar, para lavagem dos enrolamentos, produtos desengordurantes apropriados que não agridam o pacote de chapas metálicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade. Após a limpeza, deve-se secar o estator usando estufa com temperatura controlada.

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