Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um motor elétrico de indução trifásico de 4 polos, 60 Hz e 380 V consome no rotor 120 kW a 3 Hz. Nessa condição, a velocidade do rotor, em rpm, é
Diversos equipamentos devem ser usados pelo trabalhador no uso específico de suas atribuições, como por exemplo, capacete, mangas e mangotes, máscara, colete e perneiras. São equipamentos que protegem a cabeça e a face, respectivamente,
O controle, na arquitetura SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído), não se concentra em um dispositivo central, distribuindo-se entre as estações remotas. A estação central é tão somente um dispositivo facilitador para a continuidade da operação, proporcionando maiores recursos para estabelecer interface entre o operador e o processo.
Assim, pode-se considerar como sendo uma desvantagem de um SDCD a(o)interface homem-máquina de alto nível
flexibilidade de configuração e reconfiguração
facilidade de interligação com computadores digitais
custo de instalação
consumo de energia
Nos sistemas digitais de controle distribuído (SDCD), o subsistema de monitoração e operação de uma interface homem-máquina dispõe de diversas telas, dentre elas, uma que fornece as informações ao operador como se o mesmo estivesse diante de um conjunto de instrumentos de um painel, como, por exemplo, indicadores, bototeiras e outros.
Essa descrição refere-se às telas demalhas individuais
visão geral
registro
alarmes
grupo
De acordo com a NBR 5419, o SPDA externo não isolado do volume a proteger é aquele no qual os
captores ficam externos e acima do volume a proteger, sem contato com a estrutura.
subsistemas de captores e de descida são instalados de modo que o trajeto da corrente de descarga atmosférica possa estar em contato com o volume a proteger.
subsistemas de captores e de descida são instalados passando no interior do isolador roldana, esse fixado à estrutura por haste isolada, de modo que a corrente de descarga atmosférica fique em contato com o isolador e não com a estrutura, garantindo o volume a proteger.
subsistemas de captores e os condutores de descida são instalados suficientemente afastados do volume a proteger, de modo a reduzir a probabilidade de centelhamento perigoso.
subsistemas de captores e de descida inexistem.
A função dos dispositivos de proteção, por exemplo, relés, é ordenar a imediata remoção de qualquer elemento de um sistema de potência quando ele sofrer um curto-circuito, ou quando operar em uma condição anormal comprometendo a operação efetiva do sistema elétrico. Modernamente, esses dispositivos são conhecidos por IED (dispositivos eletrônicos inteligentes), possuem multifuncionalidade e operam de acordo com a norma IEC 61850.
De acordo com o exposto, verifica-se queos IED apresentam em seu hardware apenas as funções de monitoramento.
os IED não participam da proteção do sistema elétrico.
a interoperabilidade não é garantida de acordo com a norma IEC 61850 para IED de diferentes fabricantes.
a universalização dos protocolos de comunicação de IED, através da norma IEC 61850, traz uma sensível redução na quantidade de cabos e de pontos de entrada e saída dos equipamentos digitais, aliviando sua manutenção.
não existe um microprocessador incorporado na eletrônica dos IED.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...