Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O método de partida de motores elétricos é diferente para cada tipo de motor utilizado e deve ser corretamente empregado para que não prejudique o sistema elétrico e o próprio motor.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Para a partida de um motor de corrente contínua é necessário que o campo de excitação seja nulo, devendo primeiramente ser energizado o enrolamento da armadura sem energizar o enrolamento de campo.

II - Em motores de indução, o método de partida estrela- -triângulo é utilizado para obter um maior torque de partida do motor.

III - O motor síncrono não possui torque de partida, devendo ser adotados métodos auxiliares para a partida, tais como a utilização de motor auxiliar, de conversor eletrônico ou da gaiola de amortecimento da máquina.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

A ABNT, na NBR P-NB-158, considera como especialmente perigosas áreas em que existam ou em que é provável que existam produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 21º C e manuseio, processamento ou armazenamento de produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 93º C, em locais onde a temperatura ambiente seja superior a seu ponto de fulgor.

Assim, transformadores e capacitores deverão ser instalados em cabinas previamente aprovadas para esse fim, com determinadas características, obedecendo às normas brasileiras a esse respeito.

Logo,

  • A.

    nessas cabinas, não deverão existir portas ou aberturas para áreas perigosas, porém deve existir ampla ventilação interna com a finalidade de remover continuamente eventuais gases e vapores.

  • B.

    nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, com o objetivo de providenciar ampla ventilação, a fim de remover continuamente eventuais gases e vapores para fora do ambiente.

  • C.

    nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, e hidrantes adequados para debelar focos de incêndio que possam ocorrer.

  • D.

    as tomadas de ventilação dessas cabinas deverão alcançar as áreas perigosas, que possuem ambientes com contaminação, para melhor remover gases e ou vapores.

  • E.

    os dutos e as passagens de ventilação deverão ter dimensões convenientes, interligando as cabinas com essas áreas perigosas, para que, no caso de haver ignição de mistura inflamável, possam proporcionar um alívio de pressão.

Na alimentação de uma carga R-L série, altamente indutiva, por um gerador de tensão monofásico, o fator de potência

  • A. não precisa de correção devido às cargas altamente indutivas, visto que o fator de potência apresenta, dado a natureza da carga, valor infinitamente grande.
  • B. só pode ser corrigido inserindo-se outro circuito R-L em paralelo com a carga, idêntico ao existente.
  • C. deve ser corrigido usando-se um resistor em série com a carga de elevado valor ôhmico.
  • D. deve ser corrigido com a instalação de um banco de capacitores calculado adequadamente e em paralelo com a carga.
  • E. deve ser corrigido inserindo-se em série com a carga uma bobina de alto valor de impedância.

  • A.

    1.680

  • B.

    2.078

  • C.

    2.404

  • D.

    5.040

  • E.

    6.235

Para que um motor de indução possa operar em uma ampla faixa de velocidade com um torque constante, ele deve ser acionado por um(a)

  • A.

    soft-starter

  • B.

    inversor de frequência

  • C.

    chave compensadora

  • D.

    chave série-paralelo

  • E.

    chave estrela-triângulo

  • A.

    1,39

  • B.

    6,28

  • C.

    12,56

  • D.

    96,28

  • E.

    120,00

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Um motor de indução de oito polos é alimentado por uma rede elétrica cuja frequência é de 50 Hz. O motor aciona uma carga, e sua velocidade de rotação é constante e igual a 705 rpm.

O valor do escorregamento do rotor desse motor é

  • A.

    3,7%

  • B.

    4,0%

  • C.

    5,3%

  • D.

    6,0%

  • E.

    6,4%

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