Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
56,4.cos(2t + 90º)
56,4.cos(2t - 30º)
56,4.cos(2t + 30º)
56,4.cos(2t + 45º)
56,4.cos(2t - 45º)
A manutenção em instalações elétricas visa, dentre outras coisas, garantir a disponibilidade e o prolongamento da vida útil dos equipamentos e da instalação. Essa manutenção é baseada em procedimentos, verificações e ensaios que seguem uma determinada periodicidade. Para alguns equipamentos, um ensaio necessário é a medição da resistência de isolamento.
O instrumento utilizado para realizar a medição da resistência de isolamento é oalicate amperímetro
ohmímetro
qualímetro
megômetro
TTR
1.500
1.540
1.650
1.750
1.800
Um relé térmico bimetálico é utilizado na proteção térmica de um motor de 50 CV em regime de funcionamento S1. A corrente nominal do motor (In) é de 65 A. Para a corrente de partida, a relação é Ip/In = 7, com tempo de rotor bloqueado igual a 10 s e tempo de partida igual a 2 s. O motor é alimentado com condutores de cobre de seção 25 mm2, cuja capacidade de corrente em função de seus fatores de correção é de 89 A . A faixa de regulagem para este relé varia entre 63 A a 90 A . Se for feito um ajuste no relé para que o valor da corrente corresponda a 70 A, o valor dos múltiplos da corrente ajustada em relação à corrente de partida do motor no relé será de:
15
25
50
75
100
50
75
100
150
200
Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.
Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter adiferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.
inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.
magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.
tensão nula nos terminais da chave S.
repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.
Em um quadro de distribuição de uma instalação predial em baixa tensão, a quantidade de circuitos efetivamente disponíveis é de 20. Sendo assim, o espaço mínimo nesse quadro destinado à reserva para ampliações futuras da instalação, em número de circuitos, é
2
3
4
5
6
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...