Questões de Engenharia Elétrica da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual das alternativas abaixo melhor ilustra o procedimento genérico de instalação de um PDK?

  • A. Download e descompressão dos arquivos em um diretório comum sobrescrevendo-se assim as versões anteriores. Execução dos scripts fornecidos visando a definição de módulos e opções específicas da tecnologia, verificação da correta execução dos scripts através da minuciosa análise dos resultados obtidos, criação de área de teste com os arquivos de inicialização das ferramentas atualizados para a versão do PDK instalada, verificação do PDK através da execução das etapas básicas de projeto, agendamento da atualização nos projetos, efetiva atualização dos projetos para utilização do novo PDK, acompanhamento das atividades de projeto possivelmente afetadas pela alteração do PDK.
  • B. Download dos arquivos, descompressão, criação de diretório datado, criação de link simbólico apontando para o diretório onde foi feita a descompressão, criação de área de teste com os arquivos de inicialização das ferramentas atualizados para a versão do PDK instalada, verificação do PDK através da execução das etapas básicas de projeto, agendamento da atualização nos projetos, efetiva atualização dos projetos para utilização do novo PDK, acompanhamento das atividades de projeto sob o ponto de vista dos resultados afetados pelo PDK.
  • C. Download dos arquivos, descompressão, criação de diretório para conter a instalação, elaboração de scripts para a definição de módulos e opções específicas da tecnologia, verificação do PDK durante o desenvolvimento dos projetos pois só se pode ter certeza da correta instalação do mesmo quando utilizado em situação real.
  • D. Download dos arquivos, descompressão, criação de diretório único datado para conter a instalação, execução dos scripts fornecidos visando a definição de módulos e opções específicas da tecnologia, verificação da correta execução dos scripts através da minuciosa análise dos resultados obtidos, criação de área de teste com os arquivos de inicialização das ferramentas atualizados para a versão do PDK instalada, verificação do PDK através da execução das etapas básicas de projeto, agendamento da atualização nos projetos, efetiva atualização dos projetos para utilização do novo PDK, acompanhamento das atividades de projeto sob o ponto de vista dos resultados afetados pelo PDK.
  • E. Download dos arquivos em diretório próprio. Criação e/ou atualização de link simbólico apontando para o diretório de instalação. Atualização das variáveis de ambiente. Execução do PDK instalado para verificação de seu funcionamento e integridade. Liberar o PDK para utilização em projetos.

Quais são as principais ferramentas de controle de versão que possuem integração completa com as ferramentas Cadence utilizadas para o projeto de circuitos analógicos de modo nativo?

  • A. DesignSync, ClearCase, VersIC, SOS Cliosoft, IC Manage.
  • B. DesignSync, ClearCase, VersIC, SOS Cliosoft, IC Manage, SubVersion.
  • C. DesignSync, VersIC, SOS Cliosoft, IC Manage, SubVersion.
  • D. DesignSync, ClearCase, VersIC, SOS Cliosoft, SubVersion.
  • E. CVS, RCS, SubVersion, Git, Mercurial, DesignSync, ClearCase, VersIC, SOS Cliosoft, IC Manage.

Quais são as principais aplicações das ferramentas de controle de versão no contexto do projeto de circuitos integrados?

  • A. Definição de níveis de acesso em função dos diversos grupos atuando em diferentes projetos. Com isso, diferentes grupos terão acesso a diferentes versões da base de dados de um projeto.
  • B. Controle da versão dos arquivos em geral e manutenção do seu histórico, controle da configuração do projeto através de métodos de release, implementação de métodos de verificação sistemáticos. Possibilita a comunicação transparente entre sites dispersos geograficamente, permite a implementação e manutenção do controle de acesso aos dados dos projetos.
  • C. Manutenção do backup dos projetos em servidor dedicado para este fim. Viabiliza a colaboração entre projetistas dispersos geograficamente por meio de ferramenta dedicada.
  • D. Controle da versão dos arquivos em geral e manutenção do seu histórico em servidor dedicado para este fim. Permite a comunicação entre sites dispersos geograficamente por manter backups locais dos arquivos de projeto.
  • E. Manutenção de um backup atualizado da base de dados de um projeto em função dos diversos grupos de controle e dos métodos de verificação sem permitir o acesso ao histórico das alterações.

O que é um Vault, o que é uma VOB e o que é um repositório dentro do contexto das ferramentas de controle de versão utilizadas para o projeto de circuitos integrados?

  • A. VOB é o acrônimo para Versioned Object Base e é equivalente a Vault, estrutura de dados utilizada pelo DesignSync. Repositório é a sua base de armazenamento de dados.
  • B. Vault é a denominação dada para a estrutura de dados utilizada pelo VersIC, VOB é o acrônimo para Versioned Object Base, que é o database utilizado pelo ClearCase para armazenar o histórico da estrutura hierárquica sob controle de versão e repositório é o termo utilizado pelo software SubVersion para indicar sua base de dados.
  • C. Vault é a denominação dada para a estrutura de dados utilizada pelo DesignSync para manutenção do histórico, VOB é o acrônimo para Versioned Object Base, que é o database utilizado pelo ClearCase para armazenar o histórico da estrutura hierárquica sob controle de versão e repositório é o termo utilizado pelo software CVS para indicar sua base de dados.
  • D. Vault é a denominação dada para a estrutura de dados utilizada pelo VersIC para manutenção do histórico, VOB é o acrônimo para Versioned Object Base, e é equivalente ao Vault e repositório é o termo utilizado pelo software SubVersion para indicar sua base de dados.
  • E. Vault e VOB são termos equivalentes e utilizados para designar a estrutura de dados utilizada pelo VersIC, sendo repositório a sua base de armazenamento de dados.

Com relação à ferramenta de controle de versão DesignSync, qual a definição de “Vault” e de “workspace”? Quais são os comandos utilizados para a criação de um workspace?

  • A. Workspace é a denominação data para diretórios que estão associados a um “Vault” através de meta-dados existentes no arquivo Contents dentro do diretório .SYNC. Vault é o termo utilizado para se referir ao repositório de dados. O Vault corresponde à base de dados e ao próprio servidor enquanto o workspace corresponde a estrutura de dados em que opera o cliente para realizar as atividades de controle de versão. Esta associação é realizada através dos comandos “dssc setworkspace” com os respectivos argumentos: URL do Vault e PATH para o workspace.
  • B. Vault é a denominação data para diretórios que estão associados a um “Workspace” através de meta-dados existentes no arquivo Contents dentro do diretório .SYNC. Vault é o termo utilizado para se referir à base de dados. O Workspace corresponde a estrutura de dados e ao próprio servidor enquanto o workspace corresponde a estrutura de dados em que opera o cliente para realizar as atividades de controle de versão. Esta associação é realizada através dos comandos “dssc setvault” com os respectivos argumentos: URL do Vault e PATH para o workspace.
  • C. Workspace é a denominação data para diretórios que estão associados a um “Vault” através de meta-dados existentes no arquivo Contents dentro do diretório .SYNC. Vault é o termo utilizado para se referir à base de dados. O Vault corresponde a estrutura de dados e ao próprio servidor enquanto o workspace corresponde a estrutura de dados em que opera o cliente para realizar as atividades de controle de versão. Esta associação é realizada através dos comandos “dssc setworkspace” com os respectivos argumentos: URL do Vault e PATH para o workspace.
  • D. Workspace é a denominação data para diretórios que estão associados a um “Vault” através de meta-dados existentes no arquivo Contents dentro do diretório .SYNC. Vault é o termo utilizado para se referir ao repositório de dados. O Vault corresponde a estrutura de dados e ao próprio servidor enquanto o workspace corresponde a estrutura de dados em que opera o cliente para realizar as atividades de controle de versão. Esta associação é realizada através dos comandos “dssc setvault” com os respectivos argumentos: PATH para o workspace e URL do Vault.
  • E. Workspace é a denominação data para diretórios que estão associados a um “Vault” através de meta-dados existentes no arquivo Contents dentro do diretório .SYNC. Vault é o termo utilizado para se referir ao repositório de dados. O Vault corresponde a estrutura de dados e ao próprio servidor enquanto o workspace corresponde a estrutura de dados em que opera o cliente para realizar as atividades de controle de versão. Esta associação é realizada através dos comandos “dssc setvault” com os respectivos argumentos: URL do Vault e PATH para o workspace.

Quais são os arquivos de inicialização utilizados pelo “Design Framework II” fornecido pela Cadence e principal ferramenta utilizada no projeto de circuitos analógicos Virtuoso?

  • A. cds.init; cds.env; plot.init; ams.env; hdl.var; display.drf; cds.lib.
  • B. cdsinit; cdsenv; plotinit; ams.env; hdl.var; display.drf; cds.lib.
  • C. .cdsinit; .cdsenv; ploti.nit; .ams_env; hdl.var; display.drf; .cds_lib.
  • D. .cdsinit; .cdsenv; .plotinit; .amsenv; .hdlvar; display.drf; .cdslib.
  • E. .cdsinit; .cdsenv; .plotinit; ams.env; hdl.var; display.drf; cds.lib.

Um gerador trifásico, simétrico, conectado em estrela, tensão de fase 100 V, alimenta, através de uma linha de transmissão equilibrada de impedância (1 + j3) ohms por fase, uma carga equilibrada, conectada em estrela, de impedância (9 – j3) ohms por fase. A tensão de fase na carga é

  • A.

    100 + j60 V

  • B.

    90 – j30 V

  • C.

    100 – j60 V

  • D.

    50 + j 50 V

  • E.

    50 – j60 V

Uma carga trifásica conectada em estrela com impedância de fase Z e aterrada por meio de uma impedância Zn é representada no diagrama de sequência zero através da impedância

  • A.

    Z

  • B.

    Z + 3Zn

  • C.

    Zn

  • D.

    2Z + Zn

  • E.

    Z + Zn

Um alternador trifásico, conectado em estrela, 300 KVA, tensão de linha 1732 V, possui uma reatância de armadura síncrona de 10 ohms por fase e resistência de armadura desprezível por fase. A tensão de fase gerada aproximada, a plena carga, para uma carga de fator de potência unitário é

  • A.

    865 V

  • B.

    1730 V

  • C.

    1414 V

  • D.

    1900 V

  • E.

    2200 V

Um gerador trifásico, simétrico, conectado em estrela, sequência ABC, tensão de linha 200 V, alimenta uma carga desequilibrada em triângulo cujas impedâncias entre as fases AB, BC e CA são, respectivamente, j10 ohms, j5 ohms e –j10 ohms. O módulo da corrente de linha na fase A é

  • A.

    2 A

  • B.

    20 A

  • C.

    5 A

  • D.

    10 A

  • E.

    15 A

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...