Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação às ligas de ferro-carbono, pode-se afirmar que quanto menor o conteúdo de carbono:
Maior a dureza.
Maior a resistência mecânica
Maior a ductilidade.
Maior a resistência ao desgaste.
Maior o efeito dos tratamentos térmicos para a formação da martensita.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O tratamento térmico que consiste no aquecimento do aço até a sua completa austenitização e posterior resfriamento ao ar, é conhecido como:
Revenimento
Recozimento
Têmpera
Alívio de tensões.
Normalização
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Existem vários mecanismos que tendem a aumentar a resistência mecânica dos aços-carbonos. Analise as afirmativas abaixo:
1. A diminuição do tamanho dos grãos aumenta a resistência mecânica.
2. O alívio das tensões térmicas aumenta a resistência mecânica.
3. A deformação a frio aumenta a resistência mecânica.
4. O aumento da temperatura do material aumenta a resistência mecânica
5. A inclusão de impurezas no metal aumenta a resistência mecânica.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
3 kg de um líquido (com calor específico de 4000 J/kg.K) deve ser aquecido até 80 °C, usando um aquecedor elétrico de 200 W acoplado a um temporizador. O sistema de controle mede a temperatura inicial (Ti) e ajusta o temporizador para tempo = 60(80 − Ti) segundos. Considerando que o recipiente não seja totalmente adiabático, analise as seguintes afirmações sobre este sistema de controle.
1. Trata-se de um sistema de controle em laço aberto.
2. Trata-se de um sistema de controle em laço fechado (ou em feedback).
3. A temperatura final será sempre 80 °C, independentemente das perdas.
4. O tempo de aquecimento será sempre 60(80 - Ti) segundos, independentemente das perdas.
5. O sistema de controle é automático.
Assinale a alternativa correta
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação a sistemas de controle de laço fechado (ou em feedback), considere as seguintes afirmativas:
1. Têm maior instabilidade do que sistemas de controle de laço aberto.
2. Dependem fundamentalmente de uma calibração para alcançar maior precisão.
3. Têm maior precisão do que sistemas de controle de laço aberto.
4. Podem ser contínuos ou discretos.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A figura abaixo apresenta a saída de um sistema de controle.
Considerando que o valor desejado para saída seja 1,0, julgue as seguintes afirmativas
1. O valor do overshoot está entre 0,4 e 0,5.
2. O maior erro tem o mesmo valor que o overshoot.
3. O sistema, neste caso, apresenta um comportamento estável.
4. O valor do overshoot é 22.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O sistema massa-mola-amortecedor representado na figura abaixo, é governado pela equação
Considerando que no instante inicial a massa está parada a uma distância z0 da posição de repouso da mola, a transformada de Laplace do sistema é:
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando um sistema de controle do tipo PID, regido pela equação (onde t é o tempo, u(t) é a saída e e(t) a entrada), analise as seguintes afirmativas:
1. Quanto maior KP, maior a tendência do sistema ao overshoot.
2. Caso não ocorra overshoot, quanto menor KP, maior o tempo de resposta.
3. O termo derivativo tem como principal função minimizar o erro final do sistema.
4. O termo integrativo tem como principal função minimizar as oscilações da saída.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Num engrenamento cilíndrico de dentes retos com perfis normais e módulo 4 mm, a engrenagem motora tem 26 dentes e gira a 1740 rpm. A engrenagem movida gira a 870 rpm. Calcule a distância entre as árvores e assinale a alternativa que corresponde ao valor encontrado.
156 mm
78 mm
312 mm
180 mm
39 mm
Um cilindro pneumático de simples ação, ao avançar, eleva uma carga. O retorno do cilindro acontece por efeito da gravidade. Além de avançar e retornar, deverá poder parar em qualquer ponto do curso do avanço ou do retorno. Deseja-se escolher uma única válvula direcional para comandar diretamente o cilindro, de forma que o mecanismo possa operar da maneira descrita. Assinale a alternativa que apresenta a escolha mais adequada.
Válvula direcional 5/3 vias, posição intermediária aberta, com comando manual por alavanca.
Válvula direcional 3/2 vias, normalmente fechada, com comando manual por pedal e retorno por mola.
Válvula direcional 5/2 vias, com comando manual por dupla pilotagem pneumática.
Válvula direcional 4/3 vias, posição intermediária com saídas em exaustão.
Válvula direcional 3/3 vias, posição intermediária fechada, com comando manual por alavanca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...