Questões de Engenharia Mecânica do ano 2013

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O vapor numa caldeira está a 227 ºC (aprox. 500 K) e é usado num pistão para produzir trabalho mecânico, escapando em seguida para a atmosfera a temperatura igual a 107 ºC (aprox. 380 K). Assinale o máximo rendimento teórico desta máquina a vapor.

  • A.

    76%.

  • B.

    50%.

  • C.

    40%.

  • D.

    24%.

  • E.

    12%.

O movimento de um pistão em motor automotivo pode ser modelado pela expressão: A · sen(ω · t), na qual A é o curso do pistão (m), ω é a frequência angular (rad/s) e t o tempo (s). Para uma rotação do motor igual a 6 000 rpm e curso do pistão igual a 0,15 m, qual seria o máximo valor, em módulo, de aceleração a que o pistão seria submetido no seu movimento?

  • A.

    2 × 103 m/s2.

  • B.

    6,0π2 × 103 m/s2.

  • C. 4,2π2 × 103 m/s2.
  • D.

    5,0π2 × 103 m/s2.

  • E.

    2,8π2 × 103 m/s2.

Oxigênio está contido num recipiente cujo volume inicial é igual a 0,5 l. A temperatura inicial do gás é de 75 ºC e sua pressão vale 1,4 MPa. O gás é expandido adiabaticamente até que o volume do recipiente seja 4 vezes o volume incial. A temperatura final do gás e o trabalho realizado pelo gás, respectivamente, são:

Dados: 41,4 = 7,0 e 40,4 = 1,74

  • A.

    –73 oC; 1 500 J.

  • B.

    200 oC; 750 J.

  • C.

    100 oC; 150 J.

  • D.

    –73 ºC; 750 J.

  • E.

    –73 ºC; 150 J.

Ar sob temperatura igual a 30 ºC escoa sobre uma placa de 1,5 m2 de área, mantida a 230 ºC. O coeficiente de transferência de calor vale 40 W/m2 ºC. Quanto vale a transferência de calor por convecção?

  • A.

    32 000 W.

  • B.

    12 000 W.

  • C.

    29 690 W.

  • D.

    18 300 W.

  • E.

    27 000 W.

Um eixo feito em aço ABNT 4340 deverá ser temperado e revenido. O eixo tem 55 mm de diâmetro e comprimento igual a 450 mm. Sobre os tratamentos térmicos mencionados para este eixo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido a temperatura superior a 730 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será ao ar.

  • B.

    Tanto para a têmpera quanto para o revenimento, o aquecimento deverá ocorrer até a temperatura de 1 000 ºC. E o resfriamento se dará sempre em água.

  • C.

    O material considerado não pode ser temperado, revenido, ou passar por qualquer tratamento térmico, pois perderá suas propriedades mecânicas.

  • D.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura de 600 ºC, sendo em seguida resfriado em água. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será na água.

  • E.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura acima de 1 530 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 1 000 ºC, e o resfriamento será em óleo.

  • A.

    0,5 mm.

  • B.

    5,0 mm.

  • C.

    1,0 mm.

  • D.

    0,25 mm.

  • E.

    0,001 mm.

  • A.

    O sistema não funcionará, pois a carga içada é maior que a capacidade da talha.

  • B.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com metade da velocidade de içamento do cabo.

  • C.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com o dobro da velocidade de içamento do cabo.

  • D.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com a mesma velocidade de içamento do cabo.

  • E.

    O esquema não funcionará, pois a talha não terá potência suficiente para elevar a carga.

  • A.

    0,125 GPa.

  • B.

    250 GPa.

  • C.

    7,5 GPa.

  • D.

    1,25 GPa.

  • E.

    12,5 GPa.

Uma aeronave não tripulada é propelida por hélice que é acionada por um motor de combustão interna. A inércia da hélice e das partes girantes do motor vale 16 kgm2, e a rotação do conjunto é igual a 3 000 rpm. Qual o valor do momento giroscópico desse conjunto sobre o restante da aeronave quando esta executa uma curva de raio igual a 80 m e velocidade tangencial igual a 40 m/s

  • A.

    3 789 Nm.

  • B.

    1 571 Nm.

  • C.

    5 773 Nm.

  • D.

    1 043 Nm.

  • E.

    2 513 Nm.

  • A.

    –3 < K < 12.

  • B.

    K > 6.

  • C.

    K < 0.

  • D.

    0 < K < 6.

  • E.

    O sistema é instável para qualquer valor de K.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...