Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Aço é uma liga composta basicamente de Ferro (Fe) e de Carbono (C), sendo este o elemento que confere a dureza à liga. No Aço comercial, o percentual de Carbono, na liga, varia, em peso, comumente entre

  • A.

    0,2% e 2,1%.

  • B.

    2,5% e 5,0%.

  • C.

    5,0% e 7,55%.

  • D.

    20% a 25%.

  • E.

    Acima de 25%.

O ciclo de funcionamento de um motor de combustão interna a 4 tempos (Ciclo Otto) segue, respectivamente, a seguinte ordem:

  • A.

    admissão - compressão - ignição ou explosão - exaustão ou escape.

  • B.

    ignição ou explosão - exaustão ou escape - compressão - admissão.

  • C.

    admissão - iIgnição ou explosão - compressão - exaustão ou escape.

  • D.

    compressão - exaustão ou escape - ignição ou explosão - admissão.

  • E.

    exaustão ou escape - admissão - ignição ou explosão - compressão.

A consequência de eliminar um lubrificante líquido ou uma graxa, utilizados para impedir ou restringir o contato direto entre duas superfícies sólidas, é

  • A.

    a redução de desgaste.

  • B.

    a diminuição da dissipação de energia em forma de calor.

  • C.

    a redução da temperatura de operação.

  • D.

    a redução de vibrações e ruídos.

  • E.

    o aumento de desgaste e ruído.

Um tubo de diâmetro constante possui aquecimento elétrico para o ar que o percorre, em um processo de fluxo constante com o tempo. O ar na entrada está a 27 °C, tem uma velocidade de 4 m/s e está a 0,35 MPa de pressão. A mesma massa de ar sai do tubo a 0,28 MPa e 90 °C.

Nesse caso, a velocidade do ar na saída será, em m/s, igual a

  • A.

    6,05.

  • B.

    16,67.

  • C.

    4,0.

  • D.

    12,0.

  • E.

    10,0.

  • A.

    3,80 × 108.

  • B.

    4,80 × 108.

  • C.

    3,79 × 108.

  • D.

    2,79 × 108.

  • E.

    3,80 × 108.

Um motor de indução monofásico de 1800 rpm operando a plena carga tem rotação de 1710 rpm. Nesse caso, o escorregamento vale, em %,

  • A.

    2.

  • B.

    5.

  • C.

    24.

  • D.

    16.

  • E.

    10.

A velocidade RPM3 da engrenagem Z3 é, em rpm, de

  • A.

    40.000.

  • B.

    5.000.

  • C.

    20.000.

  • D.

    10.000.

  • E.

    50.000.

Caso o valor de Z2 passasse a ser 50, o RPM3 passaria a ser, em rpm,

  • A.

    10.000.

  • B.

    5.000.

  • C.

    20.000.

  • D.

    40.000.

  • E.

    50.000.

O Sistema Internacional (SI) define múltiplos e submúltiplos das unidades de medidas, representados por sufixos próprios, entre eles:

Micro (μ); Mili (m); Centi (c); Deci (d); Hecto (h); Mega (M); Giga (G)

Os respectivos fatores de cada uma das unidades são:

  • A.

    10−6; 10−3; 10−2; 10−12; 102; 106; 107.

  • B.

    106; 10−6; 10−2; 10−1; 104; 106; 109.

  • C.

    10−6; 10−3; 10−6; 10−1; 102; 106; 109.

  • D.

    10−6; 10−3; 10−2; 10−1; 102; 106; 109.

  • E.

    10−2; 10−3; 10−5; 10−6; 102; 106; 1010.

Tratamento térmico aplicado aos Aços, mantendo-se o aço dentro do forno, desligando-se este e deixando o aço resfriar na mesma taxa do próprio forno, destina-se a reduzir as tensões provenientes de trabalho a quente, reduzir a dureza e aumentar a dutibilidade, melhorando a usinabilidade e o trabalho a frio. Elimina ainda tratamentos térmicos anteriores que o aço tenha sofrido.

Trata-se de

  • A.

    Normalização.

  • B.

    Têmpera por Indução.

  • C.

    Cementação.

  • D.

    Recozimento.

  • E.

    Revenimento.

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