Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estudo de um escoamento está presente em diversas aplicações da engenharia mecânica, como a pneumática, a hidráulica e a aerodinâmica. Sobre escoamento, é correto afirmar:
Um aumento na velocidade é acompanhado de um aumento proporcional da pressão.
É laminar quando o número de Reynolds, razão entre as forças de inércia e viscosas, for maior que 2300.
É laminar quando o número de Mach for maior que 2300.
O escoamento de um gás pode ser considerado incompressível quando a razão entre a velocidade do escoamento e a velocidade local do som for inferior a 0,3.
A força de arrasto em um trem que viaja até 100 km/h é desprezível.
Com relação às instalações e componentes pneumáticos, é correto afirmar:
Se, por questões de segurança, um cilindro tiver que ser acionado por dois botões simultaneamente, uma válvula alternadora deve ser utilizada.
Uma unidade de conservação é composta por filtro, regulador de pressão e lubrificador.
Uma unidade de conservação é composta por filtro e regulador de pressão, sendo desnecessário lubrificar o ar comprimido.
O filtro retém impurezas do ar comprimido, mas não deve reter a água condensada.
Os silenciadores devem ser evitados em equipamentos em que os operadores são obrigados a usar protetor auricular.
o cilindro avança pelo acionamento do pedal e retorna após o botão ser acionado.
a válvula reguladora de fluxo impede o retorno do cilindro.
o cilindro avança pelo acionamento do pedal ou do botão e retorna logo após atingir o final do curso.
a válvula reguladora de fluxo impede o avanço do cilindro.
o cilindro avança pelo acionamento do botão e retorna somente após o pedal ser acionado.
No que tange às propriedades do ar atmosférico,
quando a umidade relativa do ar é de 30% significa que há, no máximo, 30% de vapor dágua na composição do ar atmosférico.
psicômetro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica, em psi.
em uma certa pressão, através das temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido, é possível determinar a umidade relativa do ar.
quanto maior a diferença entre as temperaturas de bulbo seco e bulbo úmido, maior a umidade relativa do ar.
quando a umidade relativa do ar é de 50% significa que há, no mínimo, 50% de vapor dágua na composição do ar atmosférico.
porca cega.
porca redonda.
porca castelo.
contra-porca.
contra-cap.
A respeito de lubrificação de mancais de rolamento de esferas, analise:
I. Os óleos minerais são lubrificantes líquidos que não devem ser utilizados em rolamentos.
II. Graxas são óleos misturados com sabões, formando um lubrificante espesso e pegajoso, provocando erosão nas superfícies metálicas dos rolamentos.
III. Para rolamentos que operem sob temperaturas acima de 100 °C e rotações acima de 2000 rpm, as graxas de cálcio são as mais indicadas.
Está INCORRETO o que consta em
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As falhas em rolamentos, responsáveis pela redução da vida útil ou problemas no funcionamento deles, são causados, geralmente, por:
presença de cargas deslizantes, erro de especificação, lavá-los com óleo mineral e uso de calibrador de folgas na montagem.
falta de manutenção, manuseio inadequado, instalação e ajustes impróprios e lubrificação inadequada.
reversão de movimentos sem escala, gaiolas fabricadas em latão, lubrificação em excesso e utilização em mancal de rolamento.
ultrapassar o tempo de vida útil, erro de medida do eixo, montagem em mancal fabricado em ferro fundido e diâmetro das esferas acima do especificado.
aplicação de graxa na gaiola, uso de roletes na gaiola em vez de esferas, largura do rolamento acima do especificado e usinagem da pista de rolamento do anel externo.
Com relação aos óleos lubrificantes, é correto afirmar:
Uma importante propriedade é a viscosidade, que é diretamente proporcional à temperatura de trabalho do lubrificante.
Óleos compostos são óleos minerais adicionados com um pouco de combustíveis fósseis, para redução da viscosidade.
Óleos utilizados em caixas de redução por engrenagens podem conter aditivos de alta pressão, conhecidos como aditivos EP.
O ponto de fluidez é a temperatura mais alta na qual o óleo ainda flui, antes de entrar em evaporação.
Quanto maior a temperatura do óleo, maior a tensão superficial.
rolos cônicos; lascamento circunferencialmente e superaquecimento.
rolos cilíndricos; escorregamento na superfície da pista e excesso de graxa.
autocompensador de rolos; descascamento e lubrificação deficiente.
autocompensador de rolos; escamamento e cargas de choque.
axial autocompensador de rolos; arranhadura e impureza.
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