Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma roda rígida de um veículo, de raio 100 mm, rola sem escorregar sobre um plano com rotação constante de 300 rpm. As velocidades do veículo e do ponto de contato da roda com o plano são,
30 m/s e 3,14 m/s, respectivamente.
3,14 m/s e nula, respectivamente.
ambas iguais a 3,14 m/s.
ambas iguais a 30 m/s.
ambas nulas.
a duas vezes e meia o peso do corpo suspenso.
ao peso do corpo suspenso.
à metade do peso do corpo suspenso.
a um quinto do peso do corpo suspenso.
a cinco vezes o peso do corpo suspenso.
6:1.
5,73:1.
1:5,73.
57,3:1.
1:57,3.
interpotente, inter-resistente e interfixa.
interpotente, interfixa e inter-resistente.
interfixa, inter-resistente e interpotente.
inter-resistente, interpotente e interfixa.
interfixa, interpotente e inter-resistente.
Um perito concluiu que um trem trafegava com velocidade constante quando acionou os freios, percorrendo uma distância de 25 m até a parada total, próximo a uma estação de passageiros. Assumindo que a frenagem ocorreu a uma taxa constante de 2 m/s2, a velocidade com que o trem trafegava é igual a
36 km/h.
48 km/h.
60 km/h.
68 km/h.
80 km/h.
A vida útil do motor de indução poderá ser drasticamente reduzida se seus enrolamentos forem sujeitos a uma elevação de temperatura superior àquela para a qual fora projetado. As causas mais comuns que podem resultar em sobrecarga são:
circulação de correntes harmônicas, bobina do enrolamento rompida e escalonamento da tensão de partida.
presença de tensões desbalanceadas, uso de chave de resistência do reator e aterramento do neutro.
execução de operações trifásicas, queda de tensão no secundário e rotor da máquina bloqueado.
ciclo de trabalho pesado, limitação da corrente de partida e cargas trifásicas medidas após a ligação.
carga mecânica excessiva, alta tensão que possa causar saturação no ferro e temperatura elevada do ambiente.
A execução dos testes de aceitação de fábrica, também conhecidos como FAT (Factory Acceptance Test) é uma das etapas mais importantes do condicionamento de uma unidade. Nos testes de fábrica são verificadas as principais funcionalidades dos equipamentos e têm por objetivo
permitir o correto comissionamento, para que as paradas de operação devido a falhas de equipamentos e sistemas oriundos de erros no processo de construção sejam absorvidos pelo processo.
dispor de equipamentos muito mais potentes e automatizados do que os existentes, possibilitando assim mais espaço para armazenamento de materiais e utensílios.
gerar recursos para a operacionalização dos sistemas de água potável, combate a incêndio, purificação de óleo e incinerador de lixo, imprescindíveis para uma operação equilibrada.
evitar que determinado equipamento seja enviado para o local de montagem e instalado com um defeito que poderia ser detectado por meio de testes no local da construção.
coordenar as operações utilizando recursos digitais, com o uso de satélites com tecnologias seletivas de automação, possibilitando comunicações eficientes e mobilização rápida do contingente funcional.
O processo de fabricação que permite a execução de peças com perfis complexos, com superfícies de alta qualidade, praticamente sem distorções e alterações micro-estruturais, com desperdício mínimo de material, em que se utiliza um fio de latão ionizado que atravessa a peça a ser confeccionada, é realizado na máquina
fresadora universal.
de eletroerosão a fio.
retificadora de perfil.
centro de usinagem CNC.
de corte por jato de água.
Ferramenta de corte para usinagem, confeccionada em aço rápido, de uso manual ou em máquinas, usada em acabamento de furos, visando obter medidas exatas que permitem ajustes de eixos, pinos, buchas, entre outros, por meio da atuação de suas lâminas, que podem ser fixas ou ajustáveis. Trata-se da ferramenta:
broca helicoidal.
escareador.
alargador.
bedame.
macho.
Segundo as normas de segurança vigentes, as máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada instalados, de modo que
não se localize na zona perigosa de máquina ou do equipamento.
possa acarretar riscos adicionais, dependendo das condições de trabalho.
possa ser acionado ou desligado, em caso de emergência, somente pelo operador.
o operador tenha que se deslocar até a frente destes para que seja acionado ou desligado.
possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador e/ou por outra pessoa ou forma.
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