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Sobre motores de combustão interna, considere:
I. A taxa de compressão tem influência no desempenho de motores ciclo Diesel, mas não influencia no rendimento térmico.
II. O avanço de ignição em motores ciclo Otto tem relação com o fenômeno conhecido como detonação, que provoca um ruído característico, além de erosão na superfície da cabeça do pistão.
III. A qualidade do combustível em motores ciclo Otto tem relação com o rendimento térmico, mas não com a possibilidade de ocorrer detonação.
Está correto o que consta APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I.
II.
Ferramentas de corte construídas com aços liga/aços inoxidáveis devem ser afiadas em máquinas dotadas de rebolo fabricados com grãos abrasivos de
oxicloreto de magnésio.
carboneto de silício.
óxido de alumínio.
carbonato de alumínio.
carbonato de enxofre.
Para os motores de combustão interna, o termo "emissões" é utilizado para designar os produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Com relação às emissões, é correto afirmar:
Durante a combustão, apenas 1% dos gases do escapamento são nocivos, portanto, não há motivos para se preocupar com as emissões.
Mesmo com a adição do etanol à gasolina, no Brasil, os veículos de passeio continuam emitindo compostos de chumbo.
O monóxido de carbono é o produto menos nocivo que sai pelo escapamento.
Os hidrocarbonetos, nos gases de escapamento de motores ciclo Diesel, são os únicos responsáveis pela fumaça negra.
Os particulados, responsáveis pela fumaça negra em motores ciclo Diesel, são desprezíveis em motores de ciclo Otto.
Considerando a viscosidade dos lubrificantes, é correto afirmar:
O lubrificante deve ser extremamente viscoso, a ponto de oferecer grande resistência ao fluxo, para que possa envolver a superfície do sistema a ser lubrificado.
De um modo geral, os óleos parafínicos possuem Índice de Viscosidade (IV) menor que os óleos naftênicos.
A viscosidade de um lubrificante independe da temperatura, já que esta é definida como a resistência ao fluxo de um fluído.
Quanto mais alto o Índice de Viscosidade (IV) de um óleo lubrificante, menor é a variação de sua viscosidade ao se variar a temperatura.
A Sociedade dos Engenheiros Automotivos − SAE criou um critério de classificação que é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório. Quanto menor o número, maior será a viscosidade do lubrificante.
A superfície inclinada deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície A.
O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície A deve estar entre 19,98 e 20,02 graus.
O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície A deve estar entre 20,00 e 20,02 graus.
O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície A deve estar entre 19,98 e 20,00 graus.
A superfície A deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície inclinada.
Seus principais elementos de liga são manganês, silício, cromo, tungstênio e molibdênio, conhecidos como aços do Grupo S, apresentando, geralmente, conteúdo de carbono em torno de 0,50%, combinando elevada resistência e tenacidade e baixa ou média resistência ao desgaste por abrasão, sendo utilizados na construção de talhadeiras, formões, contra-rebites, punções, brocas-guia e outras aplicações que requerem elevada tenacidade e resistência a impactos. As características apresentadas referem-se aos aços
resistentes ao choque.
para trabalhos a quente.
para deformação a frio.
temperáveis em água.
para moldagem.
O tempo de tratamento térmico depende muito das dimensões da peça e da microestrutura que se deseja obter. Desta forma, quanto maior o tempo de exposição da peça ao tratamento térmico,
menor será o tamanho e mais irregular será o grão.
maior deverá ser a velocidade para evitar o risco de distorções na peça.
mais favorecerá o aparecimento de fissuras e empenamento na peça.
maior será a segurança com relação à completa dissolução das fases para posterior transformação.
maior será a resistência à corrosão.
20,50 mm.
20,60 mm.
21,50 mm.
22,00 mm.
25,00 mm.
tocha, eletrodo e fumos decorrentes da queima do eletrodo.
tubo de contato, arame consumível e gás de proteção.
tubo extensor, vareta de solda e gases contaminantes.
eletrodo, arame consumível e névoa de água.
tubo soprador, arame de solda e escória.
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