Questões de Engenharia Naval

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As teorias de Vlasov são largamente aplicadas em engenharia. A teoria proposta por Vlasov quanto às equações diferenciais de uma viga curva assimétrica esta baseada em algumas hipóteses. São partes dessa hipótese.

I. Para a aplicação do modelo o material tem que ser elástico, mas não linear.

II. As deformações por cisalhamento no plano médio da viga devem ser de igual proporção às forças de compressão no plano ortogonal a esta.

  • A.

    Ambas estão corretas.

  • B.

    Somente a I está correta.

  • C.

    Ambas estão incorretas.

  • D.

    Somente a II está correta.

Sob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado

  • A. apenas da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos.
  • B. apenas da deformação aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira por meio da Razão de Poisson, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos.
  • C. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade.
  • D. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson.
  • E. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade.

Considerando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas.

I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.

II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão incorretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão corretas.

Das afirmações abaixo:

I. Tosamento é a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal.

II. Alquebramento é a curvatura da quilha quando apresenta convexidade para cima.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão incorretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão corretas.

  • A. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está paralelo ao eixo.
  • B. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está a 30º em relação ao eixo.
  • C. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está a 60º em relação ao eixo.
  • D. material da barra possui menor resistência à tração que ao cisalhamento.
  • E. material da barra possui menor resistência ao cisalhamento que à tração.

Projeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso:

I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido.

II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa.

  • A.

    Ambas estão corretas.

  • B.

    Ambas estão incorretas.

  • C.

    Somente a I está correta.

  • D.

    Somente a II está correta.

Em um navio em que seja utilizado óleo combustível, os dispositivos de armazenagem, distribuição e utilização do óleo devem ser tais que assegurem a segurança do navio e das pessoas a bordo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I - Os tanques de óleo combustível devem, preferencialmente, fazer parte da estrutura dos navios e estar localizados fora dos compartimentos de máquinas. II - Os óleos combustíveis, a exemplo dos óleos lubrificantes e outros óleos inflamáveis, podem ser armazenados e transportados nos tanques de colisão de vante. III - As redes de óleo combustível devem ficar localizadas distantes de unidades de alta temperatura, tais como caldeiras, redes de vapor, coletores de descarga e silenciosos. IV - Utilizam-se, normalmente, redes de extravasamento (ladrão) e válvulas de escape a fim de impedir que haja um excesso de pressão em qualquer tanque de óleo ou em qualquer parte do sistema de óleo combustível, inclusive nas redes de enchimento abastecidas pelas bombas de bordo. Estão corretas, APENAS, as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. III e IV.
  • C. C) I, II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Das afirmações abaixo:

I. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora em linha possui um elemento de bombeamento para cada cilindro do motor. O curso do pistão não é variável.

II. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora rotativa caracteriza-se por possuir apenas um elemento de bombeamento para todos os cilindros.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Somente a II está correta.

  • C.

    Ambas estão corretas.

  • D.

    Ambas estão incorretas.

  • A. a opção P não é a melhor, uma vez que a sua bomba tem que vencer a uma coluna adicional de H metros de água.
  • B. a opção Q não é a melhor, uma vez que a sua bomba tem que descarregar na parte mais baixa da plataforma, vencendo uma coluna adicional de H metros de água.
  • C. a opção Q não é a melhor, uma vez que impõe uma pressão estática adicional equivalente a H metros de coluna de água, quando comparada com a opção P.
  • D. ambas as opções são equivalentes do ponto de vista da pressão nominal da bomba, pois devem vencer a mesma perda de carga.
  • E. ambas as opções são equivalentes do ponto de vista da pressão estática da bomba, pois devem vencer a mesma coluna de água.
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