Questões de Engenharia Naval

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Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.

II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão incorretas.

Em relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. C) I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. O termo tonelagem nada tem a ver com tonelada, peso. Hoje, é usado para medir a tonelagem, por se tratar de medida de volume.

II. A arqueação, que é o volume de 100 pés cúbicos, ou seja, 1,7 metros cúbicos. Diz-se, por exemplo, que um navio tem 2000 de arqueação bruta (Também pode ser identificado por AB 2000).

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão incorretas.

  • A. 10 e 7,9
  • B. 10 e 8,5
  • C. 12 e 7,9
  • D. 12 e 8,2
  • E. 12 e 8,5

Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.

 I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.

II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.

  • A.

    Ambas estão incorretas.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a I está correta.

  • D.

    Somente a II está correta.

Um navio flutua sem trim e sem banda com deslocamento de 50.000 t. O valor do momento de inércia transversal, da área de linha dágua em relação à linha de centro (It), é 100.000 m4. O centro de gravidade, nessa condição, encontra-se a 1,6 m acima do centro de carena. Considerando que a posição do metacentro transversal não varie para pequenos ângulos de inclinação, o valor do momento necessário para inclinar o navio transversalmente, em 1 grau, é Dados: sen 1º = 0,017

  • A. 8,5 t.m
  • B. 17 t.m
  • C. 34 t.m
  • D. 170 t.m
  • E. 340 t.m

Das afirmações a seguir:

I. São propriedades hidrostáticas aquelas que dependem exclusivamente da forma da parte submersa do casco e da geometria da área do plano de flutuação.

II. As curvas hidrostáticas mostram a evolução das propriedades que dependem do calado, da hélice e da proa da embarcação.

  • A.

    Ambas estão corretas.

  • B.

    Somente a I está correta.

  • C.

    Ambas estão incorretas.

  • D.

    Somente a II está correta.

  • A. todos os critérios são atendidos nas três condições de carregamento.
  • B. todos os critérios são atendidos nas condições de carregamento X e Y, mas não na condição Z.
  • C. o critério 1 somente é atendido nas condições de carregamento X e Z.
  • D. o critério 2 somente é atendido nas condições de carregamento X e Z.
  • E. nenhuma das condições de carregamento atende totalmente aos critérios 1 e 2.

Curvas cruzadas de estabilidade.

I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero.

II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas.

  • A.

    Ambas estão incorretas.

  • B.

    Somente a II está correta.

  • C.

    Ambas estão corretas.

  • D.

    Somente a I está correta.

Em uma determinada situação, a proa do navio emerge totalmente da água para, na sequência, reentrar, gerando uma breve, mas intensa pressão na estrutura do fundo, a qual provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da estrutura. O carregamento dinâmico proveniente dessa situação é denominado

  • A. sloshing.
  • B. slamming.
  • C. sagging.
  • D. hogging.
  • E. heave.
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