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Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.
II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.
Ambas estão incorretas.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.
II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.
Ambas estão corretas.
Apenas a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Apenas a II está correta.
Para estimativa da resistência residual de uma embarcação de comprimento igual a 130 metros, projetada para operar a uma velocidade de 12 nós, foi utilizado um modelo de 5 metros de comprimento. Para que o modelo possua o mesmo número de Froude que a embarcação em sua velocidade de serviço, a velocidade do reboque a ser efetuado em tanque de prova será, com precisão de uma casa decimal, igual a (Considere 1 nó = 0,514 m/s)
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.
II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.
I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.
II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Em relação ao projeto do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Para facilitar a troca de calor, o ar deve ser insuflado diretamente sobre painéis elétricos e outros componentes que emitam calor. II - Para o fechamento de todas as entradas e saídas de ar da praça de máquinas, devem ser instalados dampers com acionamento externo. III - A quantidade total de ar insuflada deve ser necessária para atender à mais crítica condição de operação do navio. Está correto APENAS o que se afirma em
A Figura 15 apresenta as curvas hidrostáticas de um cargueiro de 12.500 toneladas. As legendas ordenada e abscissa representam respectivamente:
Metacentro e Calado.
Calado e Deslocamento.
Metacentro e Deslocamento.
Deslocamento e Calado.
Uma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é
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