Questões de Engenharia Naval

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Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.

II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.

  • A.

    Ambas estão incorretas.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a I está correta.

  • D.

    Somente a II está correta.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.

II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.

  • A.

    Ambas estão corretas.

  • B.

    Apenas a I está correta.

  • C.

    Ambas estão incorretas.

  • D.

    Apenas a II está correta.

Para estimativa da resistência residual de uma embarcação de comprimento igual a 130 metros, projetada para operar a uma velocidade de 12 nós, foi utilizado um modelo de 5 metros de comprimento. Para que o modelo possua o mesmo número de Froude que a embarcação em sua velocidade de serviço, a velocidade do reboque a ser efetuado em tanque de prova será, com precisão de uma casa decimal, igual a (Considere 1 nó = 0,514 m/s)

  • A. 0,5 m/s
  • B. 0,8 m/s
  • C. 1,0 m/s
  • D. 1,2 m/s
  • E. 1,5 m/s

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.

II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão incorretas.

Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a

  • A. pressão de descarga é maior que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.
  • B. pressão de descarga é menor que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.
  • C. pressão de descarga é menor que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da redução de pressão do vapor.
  • D. pressão de descarga é maior que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da redução de pressão do vapor.
  • E. descarga é direcionada para o condensador e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.

I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.

II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.

  • A.

    Somente a I está correta.

  • B.

    Ambas estão corretas.

  • C.

    Somente a II está correta.

  • D.

    Ambas estão incorretas.

Em relação ao projeto do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Para facilitar a troca de calor, o ar deve ser insuflado diretamente sobre painéis elétricos e outros componentes que emitam calor. II - Para o fechamento de todas as entradas e saídas de ar da praça de máquinas, devem ser instalados dampers com acionamento externo. III - A quantidade total de ar insuflada deve ser necessária para atender à mais crítica condição de operação do navio. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

A Figura 15 apresenta as curvas hidrostáticas de um cargueiro de 12.500 toneladas. As legendas ordenada e abscissa representam respectivamente:

  • A.

    Metacentro e Calado.

  • B.

    Calado e Deslocamento.

  • C.

    Metacentro e Deslocamento.

  • D.

    Deslocamento e Calado.

Uma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é

  • A. possibilitar a ampliação do sistema para levar a rede a outros compartimentos.
  • B. atuar como uma válvula, quando ocorre sobrepressão no sistema.
  • C. permitir o acoplamento de outros equipamentos ou válvulas no sistema.
  • D. permitir a deformação da rede sem danificá-la.
  • E. reduzir a perda de carga no sistema.
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