Questões de Engenharia Naval

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A peça estrutural, cuja função original é subdividir o espaço interno de cada pavimento em compartimentos, paióis e tanques, é denominada

  • A.

    gigante.

  • B.

    antepara.

  • C.

    caverna.

  • D.

    travessa.

  • E.

    quilha.

O eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada

  • A.

    madre do leme.

  • B.

    pé-de-galinha.

  • C.

    pé-de-carneiro.

  • D.

    tubo telescópico.

  • E.

    trincaniz.

Relativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir.

I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento.

II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco.

III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a

  • A.

    dureza.

  • B.

    ductilidade.

  • C.

    tenacidade.

  • D.

    resistência.

  • E.

    elasticidade.

O aço, fundamentalmente uma liga Fe-C, apresenta diferentes propriedades em função de sua composição e processo de resfriamento, entre outros. Com relação às fases do sistema Ferro-Carbono, sabe-se que a

  • A.

  • B.

    Martensita existe na temperatura ambiente e possui maior percentual de carbono, comparado a outras formas.

  • C.

    Cementita é formada pelo resfriamento brusco do aço e é dura e quebradiça.

  • D.

  • E.

    Austenita e a Cementita têm propriedades semelhantes, exceto pelo fato de que a primeira existe a temperatura ambiente, o que não ocorre com a segunda.

  • A.

    Q está sujeito apenas a esforço axial, e o pino S, a uma combinação de esforços radial e axial.

  • B.

    Q está sujeito apenas a esforço axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.

  • C.

    S está sujeito a uma combinação de esforços radial e axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.

  • D.

    S está sujeito a esforço cortante, e o pino Q, a uma combinação de esforços radial e axial.

  • E.

    S está sujeito à tensão de esmagamento, e o pino Q, à tensão axial pura.

Considere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de

  • A.

    2

  • B.

    3

  • C.

    5

  • D.

    8

  • E.

    10

No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, são concepções corretas, EXCETO que

  • A.

    o anodo de sacrifício é uma das técnicas de proteção catódica utilizada em cascos de navios.

  • B.

    a cavitação é um fenômeno de natureza física e sua classificação como um tipo de corrosão está excluída.

  • C.

    a intensidade da corrosão galvânica depende da diferença entre os potenciais eletroquímicos dos materiais envolvidos.

  • D.

    a utilização de juntas coladas deve ser evitada para prevenção da corrosão galvânica.

  • E.

    os materiais absorventes de água devem ser evitados em todas as situações em que a umidade relativa do ambiente exceda 60%.

O procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que

  • A.

    temperatura e umidade relativa são propriedades importantes para pintura de tubulações.

  • B.

    rolos devem ser usados para pintura de regiões soldadas, superfícies irregulares, cantos vivos e cavidades.

  • C.

    repintura com tintas ricas em zinco deve receber, na demão anterior, um lixamento leve para quebra de brilho e limpeza com solventes não oleosos, permitindo ancoragem da demão subsequente.

  • D.

    retoque da pintura, após montagem ou transporte dos tubos, não é permitido.

  • E.

    secantes são adicionados às tintas aplicadas às tubulações pintadas antes da montagem e que necessitam de manuseio.

No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, analise as afirmações a seguir.

I - O princípio básico da proteção catódica é tornar o elemento a ser protegido em um anodo da célula de corrosão, que pode ser do tipo galvânica ou corrente impressa.

II - A corrosão galvânica ocorre quando dois metais de diferentes potenciais elétricos são expostos a uma solução condutora de eletricidade.

III - A galvanização consiste na aplicação de uma película de zinco sobre o material que, por ter potencial mais negativo que o aço, atua como anodo e é consumido.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

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