Questões de Engenharia Naval

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Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a

  • A.

    máxima capacidade dos aparelhos de carga que assistem a construção do navio.

  • B.

    máxima capacidade dos aparelhos de corte e solda.

  • C.

    máxima capacidade de mão de obra.

  • D.

    máxima capacidade do solo do dique ou carreira para suportar a carga de seções grandes.

  • E.

    dificuldade de alinhamento de seções acima de um determinado porte.

Quais são os recursos físicos do estaleiro considerados determinantes para a seleção do método de construção de navios?

  • A.

    Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.

  • B.

    Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e departamento de recursos humanos.

  • C.

    Capacidades dos sistemas de carga, departamento de contratos do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.

  • D.

    Capital do estaleiro, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.

  • E.

    Disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda, qualidade da mão de obra e organização da produção do estaleiro.

Na construção naval, a estrutura mais elementar, composta apenas de chapas soldadas a topo, com reforços soldados ao chapeamento e entre si, é denominada

  • A.

    bloco.

  • B.

    painel.

  • C.

    seção.

  • D.

    módulo.

  • E.

    anel.

Dentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em

  • A.

    soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado.

  • B.

    soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si.

  • C.

    soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados.

  • D.

    ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas.

  • E.

    ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados.

Dentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens

  • A.

    dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si.

  • B.

    dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais.

  • C.

    dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si.

  • D.

    das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas.

  • E.

    das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais.

Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é

  • A.

    padrões.

  • B.

    modelos.

  • C.

    templates.

  • D.

    jigs.

  • E.

    cavaletes.

A construção de navios pode ser feita tanto em dique seco como em carreira. A respeito dessas formas de construção, afirma-se que

  • A.

    o dique seco é tão dependente de guindastes nas laterais como na carreira.

  • B.

    o dique seco não facilita a construção do meio flutuante, pela ausência de necessidade de correções, devido à declividade.

  • C.

    no dique seco, mesmo quando largo o suficiente, é incomum que mais de um meio flutuante possa ser construído ao mesmo tempo, como em carreira.

  • D.

    nos diques secos é incomum haver, além da porta batel principal, uma porta batel intermediária que permite selar uma região do dique, enquanto a outra está alagada, o que permite que mais de um meio flutuante possa ser construído ao mesmo tempo, como em carreira.

  • E.

    a grande vantagem do dique seco é ter uma forma de lançamento mais simples, em termos de operação, engenharia e custos.

Existe um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção

  • A.

    simultânea.

  • B.

    integrada.

  • C.

    sequencial.

  • D.

    modular.

  • E.

    unitizada.

Existe um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação

  • A.

    em pirâmide.

  • B.

    por ilhas.

  • C.

    por seções.

  • D.

    por módulos.

  • E.

    por unidades.

Existe um desenho chave para a determinação do perfil das seções estruturais transversais do navio. Esse desenho corresponde ao plano de

  • A.

    cavernas.

  • B.

    balizas.

  • C.

    linhas.

  • D.

    transversinas.

  • E.

    expansão do chapeamento.

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