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Em relação aos sistemas de combate a incêndios existentes a bordo de navios, afirma-se que
Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para
combater incêndios em conveses abertos.
combater incêndios em praça de máquinas.
trabalhar com atividades de corte e solda em tanques.
trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio.
evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa.
O sistema de lastro de um navio dispõe de três bombas centrífugas de características idênticas. Teoricamente (desprezando-se as perdas de carga no sistema), a associação que permite obter o maior valor de vazão no sistema é utilizar
duas bombas em paralelo seguidas da terceira em série
duas bombas em série com a terceira em paralelo
duas bombas em paralelo, apenas
as três bombas em paralelo
as três bombas em série
Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)
Sabendo-se que os valores foram calculados tomando-se como referência a linha de base da embarcação, qual a altura, aproximada, da linha neutra (YLN) em metros?
0,33
0,84
1,72
2,50
3,28
Geradores de vapor podem queimar combustíveis baseados em hidrocarbonetos em suas fornalhas. O calor disponível para a geração de vapor por mol de combustível é expresso como uma fração menor que a unidade da diferença de entalpia de formação entre os produtos e reagentes, pois existem perdas significativas. As perdas do calor disponibilizado na combustão e a razão para a utilização de excesso de ar durante a queima deste tipo de combustível, são, respectivamente:
Sabendo-se que o pontal da embarcação mede 5 metros, qual o valor, aproximado, do módulo de resistência (Z), em m3, no convés da embarcação?
0,66
1,27
1,95
2,42
2,86
Em compressores centrífugos de ar, o ar é admitido axialmente e impelido radialmente nas pás rotativas do impelidor, fluindo pelo difusor antes de ser descarregado de forma periferica. Durante o trajeto do ar pelo compressor, sua pressão e velocidade variam de maneira significativa. Qual é a descrição correta das variações de pressão e velocidade do ar pelo compressor centrífugo?
Considere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores.
I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C.
II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento.
III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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