Questões de Engenharia Naval

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Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de

  • A.

    admissão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • B.

    compressão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • C.

    compressão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • D.

    expansão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • E.

    expansão, a vela de ignição produz uma centelha elétrica, provocando a combustão da mistura ar mais combustível dentro do cilindro.

Camada limite é a região

  • A. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são importantes.
  • B. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são superiores às viscosas.
  • C. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças viscosas são importantes
  • D. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de viscosas são superiores às de inércia e gravitacional.
  • E. limítrofe entre o escoamento laminar e o turbulento.

  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    1, 3 e 2

  • C.

    2, 1 e 3

  • D.

    2, 3 e 1

  • E.

    3, 2 e 1

O período de pico (TP) de um espectro de ondas representa o período

  • A. central do espectro.
  • B. entre zeros do espectro.
  • C. de densidade espectral zero.
  • D. de menor energia do espectro.
  • E. de maior energia do espectro.

  • A.

    90

  • B.

    105

  • C.

    210

  • D.

    315

  • E.

    420

Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir.

I – As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll.

II – O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares.

III – As forças de amortecimento podem ser desprezadas.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Alguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que

  • A. é válido somente se o escoamento for laminar.
  • B. é válido somente se o escoamento for turbulento.
  • C. relaciona forças inerciais com forças de viscosidade.
  • D. é a razão entre uma força inercial com uma força gravitacional.
  • E. está relacionado com a resistência por formação de ondas.

Do ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de

  • A.

    alquebramento gera tensões de compressão no convés.

  • B.

    alquebramento gera tensões de tração no fundo.

  • C.

    tosamento gera tensões de tração no fundo.

  • D.

    tosamento gera tensões de compressão no fundo.

  • E.

    tosamento gera tensões de tração no convés.

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