Lista completa de Questões de Engenharia Naval para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o arranjo e subdvisão do casco de navios, analise as afirmativas a seguir.
I - A exigência de utilização de casco duplo e fundo duplo para novos petroleiros de grande porte bruto é regulamentada por legislação internacional e visa à prevenção da poluição por óleo. II - Para efeitos de compartimentagem e de cálculos da estabilidade em avaria, o valor da permeabilidade de cada compartimento é considerado invariável e independente do fim a que ele se destina. III - Os compartimentos destinados a receber os aparelhos de governo de uma embarcação devem ser, tanto quanto possível, separados dos compartimentos de máquinas. Está correto APENAS o que se afirma emUm pilar de aço estrutural com módulo de elasticidade igual a E possui seção transversal circular e encontra-se com as suas extremidades engastadas. Ele deve suportar uma carga axial de compressão de P. Se o comprimento do pilar é igual a L, qual deve ser o menor valor permissível para seu diâmetro, considerando-se um fator de segurança em relação à flambagem igual a 4?
Normalmente, os procedimentos estabelecidos pelas Sociedades Classificadoras para o cálculo dos esforços solicitantes, requisitos de resistência, dimensões de chapeamento e reforços estruturais
2 e 2
2 e 4
4 e 4
8 e 4
8 e 8
O processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em
44, 13 e 18
44, 18 e 22
22, 13 e 44
22, 18 e 13
22, 44 e 13
Na construção da estrutura do casco de navios, algumas medidas são tomadas para se obter uma maior eficiência estrutural e evitar danos ao longo de sua vida operativa. Qual medida deve ser EVITADA durante a construção do casco, por reduzir a eficiência estrutural?
Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.
I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...